Na noite do dia 06/06/2021 aconteceu de forma remota, um delicioso momento cultural em comemoração aos 20 anos da AML - Academia Mourãoense de Letras, com o lançamento do livro Síntese Existencial de autoria do escritor Constantino Lisboa de Medeiros.
Ele é Patrono da Cadeira nº 06 e que atualmente é ocupada Acadêmica escritora Giselta Veiga, uma mulher extraordinária, eclética e que é impossível conhecê-la e não admirá-la, quem tiver o privilégio de assistir a Live por aqui no link a ser disponibilizado, ao ver sua participação se apresentando, fazendo a apresentação do autor do livro e declamando poesias, vai entender a afirmação.
A condução dos trabalhos foi feita brilhantemente pelo Acadêmico professor Fábio Sexugi e que a partir da leitura de um comentário do editor do Blog do Maybuk, agradeceu as várias coberturas feitas dos eventos da AML.
A outra participação foi da professora Dalva Helena de Medeiros e se destacou não só, pela sua já conhecida capacidade em declamar poesias, mas porque é a atual presidente da AML e filha do autor do livro nesta data lançado. Se alguém já conhecia a sempre inquieta, ativa, inteligente, versátil e sensível "Dalvinha" agora a partir da Live vai entender o motivo pois com um pai desses não poderia ser diferente.
Pela apresentação da Giselta, de quem foi e o que fez por aqui o seu Constantino, já dá para ficar impressionado, o homem tem formação acadêmica e ligação com a terra, uma junção importante, não que seja imprescindível pois as duas separadas também têm sua importância, mas sem é uma bela mistura.
Na Live teve apresentação de dança e música gaúcha que o poeta adorava, a participação da amada esposa e de mais um dos filhos, e é possível identificar pela amostra de algumas poesias das mais de 50 que o livro oferece, uma parte do pensamento dele. Fala com propriedade e de forma poética da evolução do ser humano no mundo, faz uma crítica ferrenha à produção desenfreada e à desumanização da classe trabalhadora explorada e alienada, apresenta-se como um galanteador, trata da tradição gaúcha com paixão e fala da linguagem, da poesia e da música.
Também se fez referência a outro evento da comemoração dos 20 anos da AML sobre o lançamento do livro "Para a Eternidade" Obra póstuma do querido Amani Spachimski de Oliveira e ocorrerá no dia dia 10/06/2021 as 19 horas com a participação da Acadêmica professora Rita de Cássia Cartelli de Oliveira.
No final do evento, salvo engano, a Acadêmica professora Sinclair Pozza Casemiro deu a triste notícia, do falecimento da querida professora Sonia Marcia Cardoso França, que lutou bravamente contra a covid lá em Curitiba e faleceu segundo seu esposo as 19 horas. Ela que tantas vezes abrilhantou eventos em Campo Mourão, tocando piano, sendo maestrina de corais e cantando com aquela voz divina, naturalmente foi uma comoção e uma tristeza.
E quando se estava elaborando essa matéria e lembrando as palavras da Giselta sobre física quântica e a capacidade do seu Constatino em conhecer as pessoas, que se deu conta que ele, bom de conversa, apreciador da boa música, cheio de lábia, resolveu conversar com Deus e o convenceu a chamar a professora de música Sonia, bem na hora do início do evento para assistirem juntos lá de cima, uma cartada de mestre.
Essas foram as impressões de um simples blogueiro, analise por conta própria e assista a Live
CLICANDO AQUI
Professor Maybuk, você sempre se supera ao colocar as palavras de um jeito tão especial que só você sabe fazer! Gratidão!
ResponderExcluirMuito obrigado, suas palavras são estimuladoras para mim.
Excluir