Na noite do dia 10/06/2021 em comemoração aos 20 anos de AML - Academia Mourãorense de Letras aconteceu um evento por meio remoto de muita emoção, que matou a saudade dos participantes que puderam ver e ouvir assistindo vídeos, o querido professor Amani que partiu antes do combinado.
Aconteceu o lançamento do livro "O grito ... para a eternidade" Amani spachinski de Oliveira.
Teve participação de muita gente boa a começar pelo Acadêmico Leandro Moreira na condução dos trabalhos.
A presidente da Academia professora Dalva Helena de Medeiros apresentou a trajetória do Patrono da cadeira 10- Etanil Bento de Assis.
A acadêmica professora Sinclair Pozza Casemiro sempre com emoção que é o seu estilo, procurou apresentar o espírito do Amani ao relatar toda sua belíssima história profissional e familiar. E emocionada fez algo que ele teria feito se estivesse vivo, ou seja, pediu um minuto de silêncio por tantas pessoas que estão desaparecendo nesse período. E arrematou pedindo solidariedade e lembrando o homenageado, é preciso que com o grito o Brasil acorde e enfrente de vez a situação.
O professor Jose Mateus Bido destacou quatro pontos fortes que via no Amani. Tratar o outro com dignidade, respeitar o colaborador como uma pessoa inteligente e livre, viver o trabalho com dedicação no tempo e no espaço e ter otimismo sinal de esperança.
A Acadêmica Rita de Cássia Cartelli de Oliveira, que teve o privilégio e a felicidade de ter sido esposa do Amani, fez referência à AML e a AME, contou como se deu o encontro dela com a obra que lançou nesta data e destacou que é de leitura para todos os níveis de conhecimento. Falou da Rota da fé que ele participava, fez referência ao saudoso e querido Dom Mauro Aparecido dos Santos na vida do casal e que perdeu a batalha para a Covid recentemente e fez referência à biblioteca que leva o nome do professor Amani no Colégio Marechal Rondon e que o editor do Blog do Maybuk apreciou a bela fachada, por coincidência na tarde antes do evento.
O Acadêmico professor Fábio Sexugi destacou o amor pela filosofia e às letras por parte do Amani.
O Acadêmico Jair Elias disse que ficou impressionado em ler o livro e olha que ele tem experiência porque já publicou vários.
A Eliane Menezes e a professora Silvana Casali fizeram uma linda homenagem para a professora Rita que não se conteve e derramou lágrimas.
Teve vídeos com filha e netos emocionando a todos. Vídeos com famoso grito do Amani que assustava e ao mesmo tempo encantava e terminava com eu amo vocês.
Aconteceu uma linda participação do ator Francisco Pinheiro.
O Acadêmico Gilmar Cardoso fez uma deliciosa salada de referências, citou Camões, Santo Agostinho, Sid Sauer, Oswaldo Montenegro e tirou risos dos participantes, lembrando que o Amani dizia que ele era o único que teve os 7 sacramentos da igreja, entre eles foi padre, casou e teve umas três extremas unções e sobreviveu.
E para terminar a noite, o Acadêmico Leandro que também é cantor, homenageou uma pessoa muito importante no evento com uma música deliciosa do grande Chico Buarque, mas só sabe ou saberá qual é e para quem foi, quem assistiu na hora ou assistir a Live histórica
CLICANDO AQUI.
Obrigada , síntese completa ! Fiquei contente que também gostou da biblioteca comunitária Prof Amani Spachinski de Oliveira .
ResponderExcluirObrigada , síntese completa ! Fiquei contente que também gostou da biblioteca comunitária Prof Amani Spachinski de Oliveira .
ResponderExcluirQuando possível pretendo conhecer o interior dela, professora Rita.
Excluir