domingo, 8 de março de 2020

FESTA DO PT - 40 ANOS NACIONAL E 32 ANOS MUNICIPAL






























Ontem 07 de março de 2020, nós de Campo Mourão-Pr, comemoramos 40 anos da fundação nacional e 32 anos da fundação municipal do PT.

O evento foi organizado pelo presidente Antoninho,  Alessandra, Joab e Nair  e para animar a festa chamamos o filiado João Soares que junto de um companheiro animou todos e todas com teclado, acordeom e violão.   Também o Paulo e o Fernando.

Foi um momento maravilhoso para reencontrar amigos e amigas e receber convidados e novos filiados, especialmente jovens e o ambiente grandioso, com a leveza e alegria de nossos militantes, basta ver as fotos.

Não vou descrever aqui na sequência dos acontecimentos daquela noite e quero salientar que muitos homens estavam lá, mas era véspera do dia 8 de março -  dia internacional da mulher a vez era das mulheres.

Quero fazer um destaque para 04 mulheres importantíssimas no PT. Sendo elas Alba (primeira candidata a prefeita), Neusa da velha guarda, A ex-vereadora Vilma e nossa pré-candidata a prefeita Nivalda.

Nosso mestre de cerimônias Joab apresentou um vídeo histórico muito interessante, depois coordenou as falas.

O presidente Antoninho fez destaque aos muitos benefícios dos governos Lula e Dilma para os mourãoenseses e a necessidade da disputa municipal.

Tivemos a honra de receber,

Nosso vereador professor Cícero, que fez um discurso com muita ênfase e tratou de destacar o papel da mulher e a necessidade do partido lutar todos os dias contra o feminicídio.  

O Ivo assessor do deputado federal Zeca Dirceu ressaltou que o referido deputado estará em Campo Mourão para entregar recursos na área da saúde.

O deputado federal professor Ênio Verri atual líder da bancada federal na Câmara dos deputados fez uma bela reflexão sobre os motivos do PIB diminuto, divulgado recentemente e ressaltou o papel da mulher na política, destacando que tivemos a primeira mulher eleita e reeleita na presidência da república  e só caiu porque desafiou a elite. Finalizou ressaltando a coragem da Nivalda.

O deputado estadual e presidente estadual do Partido Arilson Chiorato fez um discurso contundente. Disse que precisamos ir às ruas e debater com a sociedade e fazer as comparações de preços e condições de vida entre nossos governos e o governo atual. Finalizou com um viva Nivalda e viva PT.

Da parte das mulheres do Partido que eu gostaria de homenagear, começo com a Alba Terezinha Legnani, advogada e funcionária aposentada do Banco do Brasil. Se hoje existe machismo e misoginia (praticados inclusive pelo Presidente da República), imagine naquela época uma mulher ousar enfrentar a elite mourãoense e em 1988 se candidatou à prefeita da cidade.  

A querida Neusa Portílio (hoje moradora de Mamborê), com aquele jeito firme, mas ao mesmo tempo doce, emocionou à todos e todas, destacou o acolhimento que o PT representou a ela quando veio do Rio Grande do Sul e foi relatando muita coisa sobre a coragem dos fundadores do Partido, a dificuldade de fazer campanha, o uso do Teatro para convencimento nos bairros. Estavam presentes no jantar, companheiras e companheiros pioneiros Edir, Chico (que foi candidato a prefeito), Beth, Elizete, João Marcos, Mário (que foi candidato algumas vezes), o meu querido Jade também de Mamborê, o Carlinhos (hoje reitor da Unespar), o Joseval, o Fernando, a Cláudia e o Antoninho (ambos perseguidos e ameaçados de morte). A Neusa contou que o grupo precisava se disfarçar para não ser perseguido. No final se abraçaram e foi um choro só, passados os 30 anos.

A outra mulher que quero homenagear é nossa valente, guerreira professora Vilma Terezinha, foi candidata à vereadora e perdeu a eleição por pouco, venceu a segunda e na terceira não quis concorrer  e na ocasião a militância elegeu o companheiro professor Cícero.  
  
Finalmente quero homenagear a combatente Presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e região, que com muita coragem aceitou o desafio de ser nossa pré-candidata a Prefeita. No seu discurso ela disse que a história do PT de Campo Mourão, está vinculada à força e o entusiasmo das mulheres. Lembrou que Alba Legnani liderou um grupo de sonhadores e militantes do movimento popular, sindical e da igreja progressista. Citou grandes mulheres do Partido dos Trabalhadores nacional, a grande companheira golpeada Dilma Rousseff, falou do direito ao voto, da diminuição da carga de trabalho, da dupla jornada de trabalho, do salário menor que o dos homens fazendo o mesmo trabalho, falou das conquistas dos governos do PT que a população sabe, lembrou as 824 casas populares em Campo Mourão, viabilização do curso de medicina, Casa abrigo para mulheres, hoje desativada, a UPA  ainda no governo Lula a criação da UTFPR. Finalizando, convocou todas e todas filiados e filiadas e simpatizantes, para juntos, derrotar o fascismo e o atraso em todos os lugares e também na nossa cidade, mais uma vez disputar uma eleição à prefeitura de Campo Mourão.

Da minha parte, penso que a disputa pela prefeitura de Campo Mourão, foi a melhor decisão que o Partido tomou. Vamos ter chapa completa, vamos fazer um Programa de Governo dialogado com a população, vamos percorrer os bairros, o comércio de pequenos empresários sofridos, encontrar os pequenos agricultores, debater com os servidores públicos (hoje considerados o grande peso da máquina ), nós lembraremos à toda população que sem servidores, não há gestão e não há prestação de serviços de qualidade. Vamos encontrar e melhorar a vida de famílias com vulnerabilidade.  Vamos utilizar toda nossa inteligência, toda nossa experiência em todas as áreas,  boa vontade e ousadia e pretendemos fazer o debate de alto nível, sem golpe baixo, sem fake news tão comuns ultimamente, na base das propostas e no convencimento.

Temos experiência, nossos mandatos de vereador foram Sérgio Martinhago de 1997 a 2000 eleito com 585 votos.
Sebastião Ribeiro de 2001 a 2004, eleito com 447 votos.
Professora Vilma de 2013 a 2016 com 1.371 votos.
Professor Cícero de 2016 a encerrar-se em  2020 com 1.104 votos 

Viva o PT Campo Mourão, viva trabalhadores e trabalhadoras e viva a Nivalda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.