No primeiro mandato de direção da
Unespar/Fecilcam do professor Antonio
Carlos Aleixo eu não fiz parte da gestão, mas sempre palpitei porque era muito
bem recebido por aqueles que estavam à frente daquela empreitada.
Sempre procurei me
envolver na vida da nossa instituição, além das aulas. Participei de comissões remuneradas
ou não nas gestões dos professores
Sinclair Pozza Casemiro e Rubens Luiz Sartori. Cheguei inclusive a ser o
presidente da comissão eleitoral quando Antonio Carlos Aleixo disputou com
outros quatro candidatos e foi uma das atribuições mais difíceis que enfrentei,
devido nível de tensão daquela campanha, diferentemente do que ocorreu na última
do dia 07 de maio de 2013.
Depois de ter sido coordenador do curso de
ciências econômicas por cinco mandatos seguidos, trabalhei em diversas
comissões (algumas remuneradas e a maioria não) da primeira gestão do Aleixo,
especialmente a da comissão do TIDE que aprova e avalia os projetos de
dedicação exclusiva dos professores. Também trabalhei por muitos anos no NEPE –
Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas - vinculado ao departamento de
economia da Unespar/Fecilcam e com ajuda de alguns alunos desenvolvi a pesquisa
da cesta básica em Campo Mourão, a qual era pauta constante de matéria jornalística
de alguns órgãos de imprensa da nossa cidade.
Em 2006, juntamente com
os professores Ivonete de Almeida Souza, João Marcos Borges Avelar e Paulo
Roberto Santana Borges, tornamos a Fecilcam executora de recursos do FAT –
Fundo de Amparo ao Trabalhador por meio de convênio com a Secretaria Estadual
do Trabalho, Emprego e Promoção Social e executamos projetos em Altamira do Paraná,
Iretama e Quarto Centenário.
Em 2009, juntamente com os professores Ivonete de
Almeida Souza e Márcio Carvalho dos Santos desenvolvi projeto que culminou na
implantação do sistema de coletas de águas da chuva na nossa instituição, com o
objetivo de redução econômica e exemplo ecológico. Para implantação do projeto contei com a ajuda dos professores Jesus Crepaldi e João Carlos Leonello que estavam na gestão e do agente universitário Celso Grigoli.
No segundo semestre de
2009 fui convidado e aceitei participar da segunda gestão de diretor do professor Antonio Carlos Aleixo na condução
da Secretaria Geral, que tinha como atribuições, além de registrar todas as reuniões
do Conselho Diretor e CEPPEC e Assembleia Geral e elaborar e publicar todas as
resoluções oriundas dessas instâncias. Para tanto, contei é claro com as valorosas
contribuições da assessora técnica Adriana Beloti e de minhas secretárias
Andreia Thais Gomes de Albuquerque, que após encerramento de contrato foi substituída
pela Laís Maykielen de Carvalho e essa posteriormente
substituída pela Rejiane Alves da Rocha. Ainda no cargo, também era responsável
pela aprovação de todos cerimoniais da instituição, pelos trabalhos do
protocolo geral e pelo setor de informática.
Enquanto Secretário
Geral, também fui nomeado na condição de
coordenador geral das comissões de todos os concursos públicos e testes
seletivos de 2009 até o início de 2013. Com a valorosa contribuição dos outros
membros que compuseram as referidas comissões, tivemos a felicidade de homologação
junto às instâncias superiores de todos os resultados que possibilitaram a
contratação de vários professores e agentes universitários.
Além de exercer a
função, não deixei de participar de outros projetos na instituição,
especialmente os de extensão universitária que é uma de minhas paixões. Fui
coordenador ou colaborador de projetos
do programa universidade sem fronteiras com trabalhos em Barbosa Ferraz, Iretama,
Peabiru e Roncador, sempre com os meus companheiros Adalberto Dias de Souza e
João Marcos Borges Avelar.
Entre 2010 e 2011
desenvolvi um projeto aprovado por mim e pela professora Aurea Viana de Andrade
junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, chamado PAFSocial e fizemos um trabalho em Araruna e Goioerê
sobre o funcionamento do transporte escolar público daqueles municípios. Nos referidos
trabalhos contei as valorosas contribuições de Andreia Thais Gomes Albuquerque
liderando os trabalhos de outros dezenove estagiários e dos professores Analeia
Domingues, João Marcos Borges Avelar e Juliano Domingues da Silva.
Em dois mil e doze,
depois de um longo trabalho de pesquisa e visitas in loco, (parte de um projeto
de TIDE) fundei com a colaboração de
professores de todos os departamentos da nossa instituição da IESOLCAM –
Incubadora Universitária de Economia Solidária de Campo Mourão. Tendo como
sócios fundadores: Sérgio Luiz Maybuk ( primeira coordenação ) e demais membros:
Adalberto Dias de Souza,Adriana Beloti, Annamaria Artigas, Andreia Thais Gomes
de Albuquerque, Cassio Henrique Ceniz, Claudinéia Pereira Lopes, Cleverson de
Lima, Dalva Helena de Medeiros, Fábio Rodrigues da Costa, Frank Antonio
Mezzomo,João Carlos Leonello,João Marcos Borges Avelar, José Pochapski, Juliano
Domingues da Silva, Juliano Fabiano da Mota, Larissa de Mattos Alves,Marcelo
Marchine Ferreira,Nathielly Daiany Oliveira Santos, Paulo Roberto Santana
Borges,Ricardina Dias, Rony Peterson da Rocha e Zilda Ferreira Leandro.
Entre 2012 e 2013 a
Unespar/Fecilcam (por causa da existência da IESOLCAM) assinou um contrato com
a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária para a execução
de 17 cursos de gestão em economia solidária em diversos municípios do Estado
do Paraná, inclusive na região metropolitana de Curitiba e fui designado para
coordenação geral dos trabalhos e contei com a valorosa contribuição dos
professores Adalberto Dias de Souza e João Marcos Borges Avelar e das agentes
universitárias Ana Rosa de Rezende, Brígida de Araújo e Maria Angela Facco.
Após o processo de
eleição da Unespar/Fecilcam em que apoiei com muito orgulho a chapa Aurea Viana
e Frank Mezzomo e com a eleição dos
professores Eder Rogério Stela e Valdir Alves aos quais mais uma vez desejo que
façam uma ótima gestão, Eu e vários dos nomeados da antiga gestão, pedimos
exoneração dos cargos que ocupávamos mesmo antes do término do atual mandato,
para dar liberdade aos novos gestores comporem as equipes com os seus
apoiadores, porque não há necessidade de esperar a nomeação do Governador do
Estado, pois afinal de contas o diretor eleito já está exercendo a referida função.
Da minha parte, fico
feliz por ter contribuído com a instituição pelos diversos trabalhos relatados
nessa matéria e por outros que não citei e sigo meu caminho como professor do
departamento de economia no qual estou há 17 anos e vou continuar desenvolvendo
minhas pesquisas em economia solidária, participar do Grupo de Pesquisa GERA e
atuar na coordenação da IESOLCAM.
Nos acadêmicos ficamos gratos pela dedicação e pelo seu trabalho na nossa instituição e que venham mais 17 anos,esperamos que o Frank e a Aurea participem novamente nas próximas eleições e aguardamos que esta seja uma boa gestão dos novos eleitos...
ResponderExcluirAtt
Michele da Silva
segundo ano de Ciências Economicas
Belo relato Maybuk.
ResponderExcluirParabéns pelos anos de dedicação aos diversos setores do Campus da nossa Universidade.
Abraços,
Anderson Marcondes
Sabemos da dedicação e do esforço que todos que passaram pela gestão do mandato do professor Carlinhos, tiveram para constituir um projeto de responsabilidade! de respeito com a condição do espaço público! com um direcionamento no trabalho e na integração da instituição de ensino superior com toda a comunidade acadêmica, agentes, professores e a sociedade. Não temos dúvidas que os avanços foram enormes. Por isso, parabenizávamos a todos que tiveram a coragem de deixar o egocentrismo o egoísmo de lado e ser um servidor público. Que venham os próximos! que façam uma gestão para o público!!! Cícero Souza - professor de Geografia e Artes, ator, poeta.
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