O professor Marcelo faz várias considerações e dentre elas afirma que talvez não exista liberais, neo-liberais, esquerda ou direita. A partir das duas matérias, li uma nova no blog: Bolívariana do professor Alex Dancini intitulada "Esquerda Light" CLIQUE AQUI para ler, na qual o autor cita o Blog do Maybuk e afirma que está contribuindo para o debate.
De acordo com a matéria do Alex, pelo que eu entendi, na visão dele é claro, estou no grupo da esquerda light. Peço aos meus internautas que leiam as três matérias e façam seus comentários pois é muito importante que principalmente no meio universitário os debates sejam ampliados para alcançarmos uma sociedade mais justa.
Onde esta o Estado do povo?
ResponderExcluirBoa pergunta...
Tomei nota das três considerações relacionadas, muito interessante realmente. Hoje; e agora mais do que nunca com as eleições, o que pelo menos em mim faz vir em mente a principio à idéia de Estado, é realmente preocupante o futuro. De fato em minha reles opinião, não sei responder a indagação do professor Marcelo, se podemos dizer que a política econômica brasileira é o grande exemplo da esquerda em resposta à crise?
Mas, é nítido e claro que o governo pelo qual somos geridos hoje, é um dos, se não o melhor até agora, e que sua política econômica tão criticada por muitos veio bem a calhar nessa crise de 2008. No entanto, como ressalta Alex Dancini, independentemente de se ter programas sociais com a pretensa intenção de distribuição mais igualitária da riqueza, ou não, o Estado é a negação do Poder Popular, concordo, no sistema em que vivemos hoje isto se aplica mesmo às políticas que visam diminuir as disparidades.
Isto me faz lembrar de um debate a respeito do filme GERMINAL passado em sala para complementar o conteúdo trabalhado no segundo bimestre; neste alguns colegas levantaram a questão de que hoje há certo comodismo das pessoas em relação à luta, de fato, por mudanças, pelo poder na mão povo. O medo de se perder o emprego, da concorrência, obriga-nos muitas vezes a fechar os olhos ou apenas nos deixar ser levados pela maré.
Bom, em fim, muito legal como alguns assuntos geram repercussão e este leque de idéias que se complementam ou forçam certos pontos a serem repensados.