sexta-feira, 16 de julho de 2010

CONSIDERAÇÕES DO PROFESSOR MARCELO

Ontei 15 de julho de 2010 eu postei a matéria intitulada "Mais uma derrota para os liberais"CLIQUE AQUI para ler, na qual eu manifesto minha opinião explícita sobre a aprovação do Senado americano da reforma financeira que impõe limites aos bancos e permite ao governo americano intervir com mais consistência quando for necessário.

Hoje de manhã, tive o prazer de publicar nos comentários da referida matéria as considerações do grande colega de trabalho, professor Marcelo Marchine Ferreira a respeito. O referido professor é do departamento de Ciências Contábeis da Fecilcam, é blogueiro e adora debater quanto tem oportunidade, qualidade importante que não é vista em todos os professores da nossa Instituição.

O Comentário foi tão bem escrito que resolvi publicar na íntegra nesta matéria, para que todos os internautas se desejarem façam comentários sobre o mesmo. Antes porém preciso responder ao professor Marcelo que economista intervencionista é uma categoria existente entre na nossa formação que defende a intervenção permanente na economia por parte do governo, sempre quando a dinâmica da economia por meio da economia de mercado cause desequilíbrios, principalmente os que se referem à distribuição de renda e riqueza.

Abaixo o comentário do professor Marcelo:

Olá Economista Político INTERVENCIONISTA (seja lá o que for que esse "intervencionista" queira significar)...

Não sei se sou contra o liberalismo econômico, sei que sou contra essa "coisa" política e econômica que estamos vivenciando no momento. Acredito que estamos em um limbo político e econômico que faz com que a maior parte das pessoas se mantenha apática ao contexto atual.

O fato é que, política e economicamente, tanto a esquerda quanto a direita (se é que ainda podemos dar essa classificação atualmente) não deram resposta clara, objetiva e satisfatória à tal crise de 2008.

A dita "direita" ou os ditos "liberais" ou ainda os ditos "neoliberais" foram incompetentes em dar soluções, em consonância com seus ideais, para a crise.

E a dita "esquerda" ou os "sociais democratas" ou ainda os ditos "sei lá que termo mais ainda possam ter", também se mostraram incompetentes em dar respostas à crise, perdendo uma grande oportunidade política e econômica de mostrarem (e não apenas dizerem) que há alternativas.

Ou será que podemos dizer que a política econômica brasileira é o grande exemplo da esquerda em resposta à crise?

Bom, esse é um debate que deveríamos ampliar em nosso meio, colega Maybuk, não acha? Por que não estimular essas discussões em debates, palestras, seminários? Pense aí...

Agora gostaria de que clicasse no link abaixo. Ele dá acesso a um editorial da Carta Capital sobre o seu desafeto Serra e a relação que mantêm com a imprensa, com jornalistas e também tece críticas às grandes empresas da comunicação. Isso sim é um exemplo de crítica bem construída e que apresenta argumentos lógicos e não espalhafatosos. Esse tipo de crítica convence. Não aquelas do tipo "PIG" "o que o PIG faz", "o que o PIG deixa de fazer", "olha como o PIG age"... blá... blá... blá... Ou então como aquelas do tipo "série by by Serra", ou aqueles e-mails sobre guerrilheiros, assassinos, etc, etc, etc...

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16791

Abraços.

Um comentário:

  1. Olá Maybuk...

    Obrigado pela deferência. Não se tratou de um texto para publicação, mas se você entendeu que ele deveria ser publicado, fico lisonjeado. Espero que o texto possa provocar algum debate nesse calmo e morno ambiente acadêmico em que nos encontramos.

    E obrigado pela explicação sobre o INTERVENCIONISTA, agora sei do que se trata.

    Se me permite, sugiro mais um link que trata de assunto interessante, relacionado à universidade, seu papel social e traz a visão de um homem preocupado com o futuro, pois está planejando de verdade (leia-se planejando formalmente, pondo no papel, estabelecendo metas) o futuro de uma instituição de ensino superior importante. Espero que nosso PDI possa também representar esse sério pensar no futuro de nossa instituição.

    http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=72205

    Abraços.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.