O Editor do Blog do Maybuk, professor Sérgio Luiz Maybuk participou no dia 27 de março de 2025 da Formatura da Unespar campus de Campo Mourão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas envolvendo os curso de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção Agroindustrial e turismo.
A Comissão Organizadora do evento foi composta pela diretora geral do campus professora Me. Ceres América Ribas, Joab Jacometti de Oliveira, Andreia Albuquerque, Jacqueline Vignoli, Jeniffer Prado e Liandra Santo.
Na Mesa de autoridades além da diretora já citada estavam a reitora professora dra. Salete Paulina Machado Sirino o pró-reitor de Administração e Finanças professor dr. João Marcos Borges Avelar, pró-reitor de ensino de graduação professor dr. Antonio Marcos Dorigão, pró-reitora de Assuntos Estudantis e Direitos Humanos professora dra. Analeia Domingues, Secretária da Educação de Campo Mourão professora Marina de Freitas Barbosa representando o prefeito municipal João Douglas Fabrício e o Paraninfo Geral dos formandos o atual Procurador Jurídico da Unespar Paulo Sérgio Gonçalves que fez um belo discurso e que será publicado na íntegra nesta publicação.
Os homenageados do Colegiado de Ciências Econômicas (colegiado do editor do Blog) foram professores doutores Rodrigo Monteiro da Silva (nome de turma) e André Ricardo Bechlin (patrono).
O Paraninfo é Especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Fundação Getúlio Vargas, Mestre em Educação e Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Direito Público. Atualmente é o Procurador Geral da UNESPAR.
Aprovado em concurso público, tomou posse e exercício em 14/09/1995, como professor no Departamento Jurídico da então FECILCAM, hoje UNESPAR/Campus de Campo Mourão, onde está lotado no Colegiado de Administração. Nesses quase trinta anos na Instituição, participa da missão do ensino, da pesquisa e da extensão, com atuação técnica na Gestão Universitária, com a experiência de compreender a dinâmica da formação e da informação, que requer dedicação constante, humildade e discernimento.
Segue na íntegra o discurso do Paraninfo:
Boa noite a todos!!!
O mundo mudou, e nós estávamos lá, há 5.500 anos, inventando a escrita, a chamada idade antiga, e os fenícios criaram o alfabeto.
O mundo mudou e nós estávamos lá, em 476, com a queda do império romano do ocidente, com o feudalismo, a escrita caminha mais lenta, na idade média.
O mundo mudou e nós estávamos lá, em 1453, com a queda do império romano do oriente, início dos regimes absolutistas, mas, pouco antes, em 1440, Gutenberg inventa a imprensa, fazendo uma revolução na disseminação do conhecimento, na conhecida idade moderna.
O mundo mudou e nós estávamos lá, em 1789, com a Revolução Francesa, com a crise do modelo absolutismo, e a escrita teve o seu papel fundamental na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a nossa idade contemporânea.
O mundo mudou e nós estávamos lá, em 1822, com o grito de independência, ano em que nasce Louis Pasteur, um dos mais importantes cientistas/fundadores da medicina moderna, e Ada Lovelance completa 7 anos, vindo a se tornar a primeira programadora de computadores da história, a escrita sai do papel para a máquina.
O mundo mudou e nós estávamos lá, em 1945 tivemos a “guerra das canetas” na disputa pela comercialização da caneta esferográfica, tão conhecida.
Mas o mundo mudou e nós estávamos lá:
- em 1931 com a regulamentação do Curso de Economia
- em 1941 com o reconhecimento do Curso de Administração;
- em 1951 com o início do curso de Ciências Contábeis
- em 1971 com o primeiro Curso de Turismo em São Paulo
- em 1992 com o primeiro Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial – pela Universidade Federal de São Carlos
Enfim, o mundo muda sempre todos os dias e nós estamos aqui, em 27 de março de 2025, para parabenizar e testemunhar o juramento de profissionais, doravante, responsáveis por mudar o mundo nos próximos anos.
E com essa breve introdução, a todos a minha saudação, ao público, às autoridades da mesa, aos formandos/formandas, dos CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL, E TURISMO: Cursos de Bacharelado da UNESPAR/Campus de Campo Mourão 2024: UMA CONQUISTA
Quando duas ou mais pessoas empreendedoras acreditam em uma ideia surge uma sociedade empresarial, dentre os vários tipos, no Brasil, pode ser limitada ou anônima.
E assim, aprendemos que pessoa jurídica e pessoa física são distintas, identificadas mais por um número que por um nome: CPF ou CNPJ.
Distante da frieza numérica, no entanto, o ser humano existe, mesmo sem um número de CPF, porém, na dependência de pessoas jurídicas, públicas e privadas, internas e externas, com e sem fim lucrativo.
Portanto, administrar bem os nossos recursos, não é somente uma opção, é uma condição de existência, e muita das vezes de sobrevivência.
Segundo o neurologista Miguel Nicolelis, a inteligência é algo natural, próprio do ser humano, e por isso jamais poderá ser artificial, mesmo que alguns queiram.
O Estado, mesmo que atribua personalidade e capacidade às entidades abstratas, estas sempre serão comandadas por pessoas físicas/naturais, mesmo com o auxílio de uma chamada “Inteligência Artificial”.
De toda forma, seja qual for a teoria adotada pelo Estado na criação de uma pessoa jurídica, seja qual for o grau de lapidação de uma “Inteligência Artificial”, não existirá um CNPJ ou máquina que não dependa de um CPF para existir, ou melhor, de um ser humano.
Caros formandos, comemorem, merecidamente, essa conquista, na dinâmica da formação e da informação que receberam, mas, que requer dedicação constante, humildade e discernimento.
Mesmo que a sociedade seja limitada não se limitem, e se for anônima, que as suas ações sejam identificadas pela ética de suas escolhas, a qual juram seguir, fruto de uma formação Universitária, e, acima de tudo HUMANA.
Obrigado, pela honra do convite!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA COM ATENÇÃO!
Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.
Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.