terça-feira, 10 de setembro de 2024

VISITA TÉCNICA REALIZADA NA COMUNIDADE MUQUILÃO, MUNICÍPIO DE IRETAMA -PR.























 

Visita técnica realizada na Comunidade Muquilão, município de Iretama -PR.

Professores:

Jefferson de Queiroz Crispim

José Antonio da Rocha

Acadêmica Samara Christmann do curso de Geografia da Unespar campus de Campo Mourão

Doutoranda Adriana Fanali da Universidade Estadual de Maringá

No ano de 2013 o projeto Universidade Sem Fronteiras 01/2013, intitulado SANEAMENTO AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS AGRÍCOLAS: O CASO DA COMUNIDADE MUQUILÃO NO MUNICÍPIO DE IRETAMA – PR coordenado pelo professor Dr. Jefferson de Queiroz Crispim e participação dos professores Sandra Terezinha Malysz (Geografia), Marcos Junio Ferreira de Jesus (Administração), José Antonio da Rocha (Geografia).  

Foram trabalhadas 25 propriedades em um ano de projeto, utilizando a técnica solo-cimento e ontem a equipe retornou para avaliar os dois projetos e como está o processo de conservação.

E no ano seguinte 2014, foi aprovado o projeto de Apoio a Projetos de Pesquisa / CHAMADA MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS, onde foram instalados três sistemas piloto de tratamento de esgotos por zona de raízes (ETE's) utilizando pneus de automóvel, entulhos de construção, areia grossa e pedra brita em áreas de Neossolo litólico. Os três sistemas também foram instalados na comunidade Assentamento Muquilão.

Os pesquisadores ficaram maravilhados com os resultados obtidos, pois os três sistemas implantados para tratamento de esgotos, continuam ativos e não ocorrendo contaminação de solo e água.

No caso das nascentes, devido ao período de estiagem prolongado, várias nascentes e rios da região secaram, o que forçou os agricultores a realizarem perfuração de poço profundos entre 90 a 200 metros para obter água de boa qualidade.

Uma família do assentamento, realizou durante o projeto a atividade de reflorestamento, cercamento e manutenção das plantas, sugerido pelos pesquisadores, os quais em Parceria com o IAT, forneceram as espécies nativas, hoje a família obtém água da nascente, sem a necessidade de poço, comprovando que o reflorestamento em áreas de recarga de nascentes é importantíssimo para a manutenção da produção de água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.