sexta-feira, 28 de junho de 2024

DISCURSO DA DIRETORA DE CULTURA DA UNESPAR NO XIII FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE MÚSICA UNESPAR


No dia 25 de junho de 2024 aconteceu no Teatro Municipal de Campo Mourão-PR, a XIII Edição do Festival Universitário de Música da Unespar originado e organizado pelo Colegiado de Administração do campus de Campo Mourão. Nesta edição, também na organização a Divisão de Extensão e Cultura chefiada pelo professor Sérgio Luiz Maybuk.

O evento exigiu muito trabalho mas apresentou um resultado muito bom. O Blog do Maybuk fará em breve uma matéria com fotos de todas as 28 apresentações, plateia, apresentadores, entrega de trofeus etc.

Na publicação de hoje um discurso muito importante proferido pela Diretora de Cultura da Unespar professora Marcia Moraes e publicado na íntegra a seguir:

Boa noite a todas e todos!

 

Quero iniciar a minha fala citando Ariano Suassuna:

“Arte para mim é missão, vocação e festa”

 

 

Agradeço o convite muito gentil do prof. Sérgio Luiz Maybuk, chefe da divisão de extensão e cultura  e da Comissão Organizadora do campus de Campo Mourão e quero dizer que é uma honra estar aqui nesta noite acompanhando a realização da 13ª edição do Festival Universitário de Música da Unespar - Campo Mourão.

 

Nesta noite também represento a nossa Reitoria Profa. Salete Machado Sirino, que saúda e parabeniza todos participantes do Festival.

 

Estou neste momento na diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unespar, mas atuo como produtora e gestora cultural há mais de 30 anos e tenho participado ativamente dos movimentos que lutam pela construção das políticas públicas de Arte e Cultura no nosso país. Um movimento participativo que foi disparado no início dos anos 2000 quando Gilberto Gil assumiu o Ministério da Cultura e desde então tem se disseminado por estados, municípios e pelas universidades públicas . E neste momento, aproveito a oportunidade para registrar que a Unespar também está no processo de construção da sua Política Institucional de Arte e Cultura – a nossa PIAC.

 

Quando falamos de política cultural, falamos do reconhecimento e da valorização da pluralidade de expressões no campo das Artes e da Cultura que emergem em todos os cantos deste país de dimensões continentais. Uma política pública de cultura precisa mapear a multiplicidade estética que constitui a nossa identidade cultural. E em seguida propor as ações que vão dar condições para que as iniciativas que já existem floresçam e para que muitas outras possam emergir. Paralelamente, uma política cultural precisa garantir o acesso pleno aos bens simbólicos, cumprindo o que diz a Constituição Brasileira quando coloca a Cultura com um direito constitucional, ao lado da saúde e da educação.

 

Faço esta introdução para dizer que manter a realização de um Festival Universitário de Música é um ato de coragem e de compromisso com a continuidade de uma iniciativa que nasceu em 2006, dentro do colegiado de Administração da Unespar, pelas mãos do prof. João Marcos Borges Avelar.

 

O compromisso de seguir realizando este Festival de Música que chega a sua 13ª edição, na cidade de Campo Mourão, tem garantido que diferentes gerações de estudantes, docentes, agentes da Unespar e de outras Instituições Públicas de Ensino Superior encontrem um espaço dedicado a valorização e a difusão das múltiplas vertentes da música brasileira.

 

E para que hoje possamos apreciar as apresentações musicais que estão participando deste Festival, muita gente trabalhou com afinco e dedicação. Sendo assim, gostaria de parabenizar e agradecer o importantíssimo trabalho das pessoas que integram a Comissão Organizadora:

 

-Marcos Schebeleski  - Presidente da Comissão e professor  do Colegiado de administração

-Adalberto Dias de Souza - professor do Colegiado de administração

-Maria Dolores Barrionuevo Alves - professora do Colegiado de administração

-Sérgio Luiz Maybuk - professor do Colegiado de Ciências Econômicas e Chefe da Divisão de Extensão e Cultura do campus

-Luis Felipe Florêncio Reginato do Setor de informática

-Joab Jacometti de Oliveira – responsável pela comunicação da Unespar.

-Solange Aparecida Pereira Wolf - ex Agente universitária e atuamente Assistente social da prefeitura de Campo Mourão

-Lucas Alexandre de Lima - estudante de história

-Maria Eduarda Romanhuk Povodenhak – egressa do curso de história

-Vanis Saint Victor - estudante de administração

-Wellington Nunes do Amaral - estudante de letras

-Ana Ofélia Ferreira - estudante de pedagogia

-Kelly Cristina Romanhuk - egressa do Curso de administração

 

E quero ressaltar e agradecer o apoio fundamental do diretor do campus de Campo Mourão – prof. João Marcos Borges Avelar e da vice-diretora – profa. Ceres Ribas.

 

Este trabalho coletivo, esta soma de esforços de pessoas com formações em diferentes áreas do conhecimento, permite que o Festival Universitário de Música de Campo Mourão siga sua trajetória como uma ação cultural de continuidade desenvolvida dentro de uma universidade pública e com grande inserção na cidade e no estado.

 

Portanto, já fica aqui o convite para que a comunidade acadêmica e os egressos da Unespar reconheçam a importância deste Festival e se comprometam com a realização das próximas edições. Porque o Festival de Música de Campo Mourão já se constitui como um patrimônio imaterial da nossa universidade.

 

Para finalizar quero dizer que a Unespar está comprometida em reconhecer, valorizar e fortalecer a riqueza e a diversidade das ações de arte e cultura produzidas nos nossos 7 campi e nas regiões onde eles estão localizados.

 

Enquanto a CULTURA nos reconecta com a nossa ancestralidade, a ARTE provoca as fissuras no cotidiano e nos convida a reinventar novos futuros mais criativos, mais sensíveis e mais inclusivos.

 

Vida longa ao Festival Universitário de Música da Unespar- Campo Mourão!

Viva a Arte!

Viva a Cultura!

Viva a Universidade Pública!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.