segunda-feira, 24 de junho de 2024

PROJETO : INSTITUTO MAIS MÚSICOS - AGEUNI FEZ EXPOSIÇÃO NO CONNECT WEEK EM CURITIBA
















 FOTOS ALANNA WOLF

O Editor do Blog do Maybuk – professor Sérgio Luiz Maybuk esteve representando a Unespar do interior, juntamente com o professor Rogério Silveira Tonet e ficaram no espaço reservado da Instituição na famosa Connect Week em Curitiba no dia 21/06/24.

O espaço apresentava alguns projetos ligados a AGEUNI – AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL E DE INOVAÇÃO e estavam coordenando o professor Sebastião Cavalcanti Neto e Antenogenes Leonel Predoso (em outra matéria mais completa será ressaltado toda a equipe que trabalhou).

Dentre vários projetos interessantes, destaca-se o dos expositores músicos Dulce Mery e Alexandre Cezar.

O INSTITUTO MAIS MÚSICOS é uma entidade civil com finalidade social, educativa e cultural. O Projeto Mais Músicos nasceu do diálogo entre a arte e a sociedade, na busca de refazer, compor e formar cidadãos que desenvolvam a sensibilidade da ética e da estética, da técnica e da criatividade, potencializando dons e talentos musicais que podem contribuir de forma significativa na construção da identidade cultural, emocional e espiritual de pessoas de várias faixas etárias, contemplando em especial a nova geração, como, as crianças, juvenis e jovens.

Propõe-se neste Projeto de Formação Musical, desenvolver aulas de teoria, materializando inicialmente, na flauta doce. Posteriormente o aluno tem possibilidades de escolher ou ser encaminhado para aprender um instrumento de sua preferência. O projeto tem a missão de preparar alunos e qualificá-los para ensinar e compartilhar suas experiências musicais de modo individual e em grupo. O slogan “quem ensina aprende e quem aprende ensina “é um princípio que promove a sustentabilidade do projeto, que tem como produto final a prática em grupo, através da orquestra”.


quarta-feira, 19 de junho de 2024

NO "FESTAR" A POESIA DE MARIA EDUARDA PEREIRA - ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA



 A POESIA ABAIXO AQUI EM FORMA DE DESENHO

O Editor do Blog do Maybuk, professor Sérgio Luiz Maybuk assistiu no 1º Festar - Festival de Arte e Cultura da Unespar belíssimas apresentações de vários estilos e modalidades e uma chamou atenção, uma poesia profunda e impactante de uma estudante de educação física da Unespar campus de Paranavaí.

Não teve dúvida, abordou a estudante e informou o desejo de publicar  a poesia e a resposta foi imediata, "tenho outras também". Na sequência além do texto ela enviou o desenho da poesia "fantástico". 

O professor Maybuk comentou sobre o Varal de Poesias da Unespar campus de Campo Mourão e enviou o banner. A resposta foi imediata, "vou me inscrever" e depois informou que inscreveu duas poesias.

O professor que é vice presidente da AME - Associação Mourãoense dos Escritores recomendou para a estudante abrir um arquivo no computador e guardar as poesias que escrever e deixar em ordem de data. E orientou, no futuro quando tiver um número suficiente poderá publicar um livro impresso ou em e-book. 

Quem sabe o campus de Paranavaí um dia, faça um projeto e utilize a Editora da Unespar  para a primeira obra da Maria Eduarda Pereira?

A seguir a poesia:

Título: Tudo o que grita dentro de mim e autoria: Maria Eduarda Pereira

As palavras no papel soam como um pedido de ajuda, não quero ser ouvida, quero ser sentida.

A poesia é o grito secreto do autor, muitos acham a arte da escrita brega e eu tenho o prazer de ser o mais brega possível.

Escrevo poesia para matar tudo o que grita dentro de mim, escrevo poesia para calar a dor que existe aqui.

Eu não quero ser ouvida, não preciso de ajuda, eu só preciso gritar o que dói dentro de mim para me conectar comigo mesmo.

Me arrisco em dizer que sou como a brasa de uma fogueira, em um momento de descuido “bum” ela se apaga.

Escrever poesia me salva, mas quem sabe quando será a última, assim como a brasa se apaga, essa pode ser a minha última poesia, o meu último ano, enfim tudo o que grita dentro do meu peito que acaba comigo.

Me encontro perdida, nada faz sentido! O que antes eu gostava de fazer tudo perdeu o sentido.

Ninguém me entende e tá tudo bem, afinal nem eu mesma me entendo.

Para que gritar? Se ninguém vai me ouvir! Olha para o lado estão todos mexendo no celular e submerso na tecnologia fingindo estar tudo bem, enquanto a mente deles implora e suplica por socorro.

Eu sou poesia, mas não daquelas que encanta.

Eu sou poesia, mas não aquelas que emociona.

Eu sou poesia, mas não aquela que arrepia.

Eu sou poesia, mas não aquela que não tem dúvida.

Eu sou ou não poesia? 

Eu sou confusa, eu sou perdida, eu não encanto eu só sinto a poesia. 

Eu sou poesia, mas aquela que você vai ler e não vai rimar, aquela que não vai fazer sentido, aquela que você não vai entender afinal eu sou poesia, eu não fui feita para entender e sim sentir.  

 

UNESPAR CAMPO MOURÃO FEZ BONITO COM VITOR E CAROL NO FESTAR EM PARANAVAÍ













 

A Unespar campus de Campo Mourão participou do  1º Festar - Festival de Arte e Cultura da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) nos dias 12 a 14 de Junho de 2024 no campus de Paranavaí-PR que é dirigido pela professora Maria Antonia Ramos Costa.

Na noite de abertura fizeram importantes falas a pró-reitora professora Rosimeire Darc Cardoso, a diretora de cultura  professora Marcia Cristiane Dall'Oglio de Moraes e a Chefe da Divisão de Extensão e Cultura professora Luciana Leal.

Na organização dentre outras pessoas, estava pela Pró - Reitoria a professora Angela Deeke Sasse que inclusive gentilmente transportou ida e volta (evento - hotel) dentre outros, o professor Sérgio Luiz Maybuk e Ana Paula Peters. Na organização dentre outras pessoas  pelo campus de Paranavaí, a coordenadora do curso de educação física professora Juliana Boaretto que demonstrou um envolvimento muito grande e é muito querida entre os estudantes do curso. 

O Chefe da Divisão de Extensão e Cultura professor Sérgio Luiz Maybuk acompanhou os estudantes do curso de pedagogia inscritos no evento Vitor Matheus Bellis e Ana Caroline de Santana de Moura que empolgaram o público com as músicas: House of The Rising Sun -The Animals  e They don't Care about us - Michael Jackson.

O evento teve uma variedade de apresentações culturais dentre elas os artistas da Charanga da Pipoca lá de Curitiba em que no grupo está o professor André Ricardo  Souza) música popular brasileira, música internacional (caso de Campo Mourão), um coral maravilhoso (ver foto na publicação) comandado pela maestra Ester Back Shultz – Coordenadora do Projeto MUSICARTE: TRANSFORMANDO VIDAS, Grupo de chorinho de Curitiba (ver foto na publicação), um grupo de dança extraordinário dançando funk e poesias tais como a intitulada “Tudo o que grita dentro de mim” da talentosa estudante de educação física Maria Eduarda Pereira (será publicada numa publicação específica neste blog).

O professor Maybuk agradece o motorista de Campo Mourão transporte ida e volta de Paranavaí Patrick Vilela Hirama e o Maurício Vieira Peixoto de Curitiba (ver foto da publicação) que transportou os estudantes e professores de Van e destaca pelo prazer de reencontrar os queridos professores Edinéia Fátima Chilante Navarro e Elias Canuto Brandão.

Finalmente o professor Maybuk deixou o Blog à disposição da Chefe da Divisão de Extensão e Cultura de Paranavaí professora Luciana Leal, para fazer uma matéria específica com todos os/as envolvidos/as da organização local texto e fotos ilimitadas.

O projeto Festar está programado para acontecer a cada ano em outro campus e sem dúvida foi um sucesso.  

UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA PONTAL DO PARANÁ COM A DELEGADA MARIA NYSA






O editor do Blog do Maybuk professor Sérgio Luiz Maybuk, acompanha a trajetória da Delegada Maria Nysa há muito tempo. Desde o período em que foi Delegada da Mulher em Campo Mourão-PR até agora em 2024.

Ela é uma estudiosa permanente, lutadora das causas sociais  especialmente aquelas que impactam diretamente mulheres e é uma grande debatedora. Há muitos vídeos dela na internet discutindo temas relevantes tais como o da segurança pública. 

Ela é pré candidata a vereadora de Pontal do Paraná e recentemente demonstrou grande preocupação com as pessoas mais pobres do local, numa troca de ideias com o professor Maybuk e na busca da compreensão da desigualdade social daquele município.

Pontal do Paraná tem uma grande oportunidade nesse ano de 2024.   

terça-feira, 11 de junho de 2024

PARTICIPAÇÃO DA UNESPAR NO ESPAÇO P&D DA IV FATI JUNTAMENTE COM UTFPR E UNICAMPO





































 

Nos dias 6 e 7 de junho de 2024 no Espaço P&D da IV FATI – Feira do Agronegócio Tecnologia e Inovação, nesta Edição sob o comando do Fernando Mizote (as três edições anteriores sob o comando da Damares Ferreira) realizado nas dependências da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão-PR e com Organizadores, Apoiadores e Patrocinadores identificados na primeira foto desta publicação.

Em outra publicação será feito uma divulgação dos trabalhos de toda a Comissão Organizadora que trabalhou muito.

A equipe de contato com todas as Instituições de Ensino Superior da Região foi composta por Rafael Fernando Pequito Lima, Rosinaldo Nunes Cardoso e Sérgio Luiz Maybuk. Participaram dos Projetos de Pesquisa e Extensão no Espaço P&D a Unespar, Unicampo e UTFPR.

A Unespar campus de Campo Mourão se fez presente com a  AGITEC - professora Solange  Regina dos Santos e residente Simone Santos e PROJETEK – Adalberto Dias de Souza, Diego Aparecido de Souza, Andrieli Lemes Pavan, Lívia Vanessa da Silva Telino, Giuseppe Luigi Polisini, Igor Barreto Silva,  Helena Sumiko Yakuda e Lucas Toledo Duarte.   E também expôs trabalhos ligados ao agronegócio para pequenos, médios e grandes produtores.  

Projeto de Extensão - Agroecologia familiar: Aproximando produtores e consumidores. Jorge Leandro Delconte Ferreira, Brenda Dheine da Silva Gomes, Carolline Pereira da Costa, Danilo Cadedo Fiorin, Guilherme Krenski Almeida, Jhonathan Solochinski Durso, Juliane Bassette, Luísa Millan Rupp.

Projeto de Extensão – Avaliação das práticas de sustentabilidade das empresas envolvidas nas principais cadeias produtivas agrícolas de Campo Mourão-PR, Aline de Queiroz Assis Andreotti Pancera, Bruno Reinoso Hybner e Sérgio Luiz Maybuk.

Projeto de Extensão - SANEAR – Jefferson de Queiroz Crispim. 

Projeto de Pesquisa – A capacidade absortiva e inovação: estudo sobre o processo da cadeia produtiva do leite em Nova Tebas no Paraná – Aline Vaz dos Reis e orientadora professora Yeda Maria Pereira Pavão.

Projeto de Pesquisa – Ação coletiva no contexto da agricultura familiar: um estudo na Aprocor/Cooaprocor - Isielli Mayara Barzotto Martins Tierling .

Projeto de Pesquisa – Agregação de valor aos produtos agrícolas estratégias e tendências - Andréa Machado Groff.

Projeto de Pesquisa – Apresentação de três cases de sucesso do empreendedorismo inovador do município de Campo Mourão-PR – Brasil – Juliano Dias, Tchaykovsky Vilela Santos, Camilly Coelho Alexandre, Anderson Rodrigues da Silva e Rogério da Silva Tonet.

Projeto de Pesquisa – Avaliação das práticas de sustentabilidade das empresas envolvidas nas principais cadeias produtivas agrícolas de Campo Mourão-PR - Rubya Vieira de Mello Campos.

Projeto de Pesquisa – Controles informais e experiência: Como pequenas propriedades rurais gerenciam suas atividades? Gustavo Bukowski Suchecki, Julyerme Matheus Tonin, Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Samuel Renan Borges Belinato e Marcelo Marchine Ferreira.

Projeto de Pesquisa – Cooperativa e resiliência coletiva das empresas vinculadas ao agronegócio - Geisiane de Oliveira Sena.

Projeto de Pesquisa – Inovações tecnológicas e empreendedorismo no setor do agronegócio - Cristiane Marques de Mello.

Projeto de Pesquisa – Micro Ecossistema de Sustentabilidade de Pequena Propriedade Rural – Um estudo sobre o passivo ambiental - Wagner Wanderbroock.

Projeto de Pesquisa – Percepção de agregação de valor por feirante de hortifruti - Franciely Belbit Machado.

Projeto de Pesquisa – Processo de institucionalização de políticas públicas de inovação para o agronegócio - Eloisa Paula de Oliveira.

Projeto de Pesquisa – Produção rural familiar na pandemia: O que fizeram os feirantes? - Ana Julia Ferreira de Castro.

Projeto de Pesquisa – Segmentos do agronegócio e gestão rural familiar - Eloisa Paula de Oliveira.

O professor Sérgio Luiz Maybuk chefe da Divisão de Extensão e Cultura e coordenador do espaço Unespar nessa parte da FATI, agradece tanto pesquisadores/as e extensionistas já citados e visitantes externos à Unespar. Internamente da Unespar agradecimento das visitas do diretor do campus professor João Marcos Borges Avelar, a vice-diretora Ceres América Ribas, professora Jackelline Favro, advogada e professora Damares Ferreira conselheira da Ageuni presidida pela reitora da Unespar Salete Sirino, Egressa Kelly  Cristina Romanhuk, Joab Jacometti de Oliveira responsável pela comunicação da Unespar, professora Thays Perassoli Boiko.

Agradece os monitores Bruno Henrique Gonsalves (estudante), Bruno William Gonçalves (estudante), Emylly Karolyne Pereira (estudante), Patrick Celestrino dos Santos (estudantes), Luiz Henrique Eugenio (estudante), Daniel José da Conceição Pinto (estudante) e Alvaro Leonel de Oliveira Castro (professor colegiado de administração). E apoio fundamental Wellington Nunes do Amaral (estagiário), Gustavo Santos Oliveira (estagiário), Patrick Vilela Hirama (motorista), Mayson Cândido Inácio responsável pelo Setor de Apoio e Serviços.

Finalmente agradece pela parceria no evento Rafael Fernando Pequito Lima e toda a equipe da UTFPR e Cibele Mantovane e toda a equipe da Unicampo.      

A IV FATI foi um sucesso de acordo com vários testemunhos recebidos.

Que venha a V edição.