Na mesma ocasião, a posse dos dois novos imortais da AML - Academia Mourãoense de Letras, Anderson da Rosa - Frater Goya e Zilma Assad Suleimar Othmann (que está na presidência da Associação Mourãoense de Escritores - AME) e entrega da Comenda Vida e Liberdade à criadora de um belíssimo projeto humanitário professora Neusa Ciriaco Coppola.
A Cerimônia foi conduzida pelo presidente da AML escritor Jair Elias dos Santos Jr e secretariada pelo escritor Gilson de Góis.
A escritora e membro da AML Silvania Maria Costa (autora do hino da AML que foi executado no evento) fez a apresentação das três personalidades. Com seu jeito encantador de se expressar, valendo-se de inteligência, conhecimento, doçura e bom humor propiciou momentos agradáveis ao evento.
Os dois novos acadêmicos com muita emoção e felicidade, cada um ao seu estilo, fizeram dois belos discursos, dando ênfase à caminhada no mundo da literatura até chegar ao topo do reconhecimento literário, ao menos no âmbito da querida Campo Mourão-PR.
O discurso da homenageada com a Comenda Vida e Liberdade foi lindo, emocionante, firme e com umas pitadas de acidez tão necessárias quando se é preciso impactar. Quem conhecia a homenageada como é o caso do editor do Blog, não iria esperar outra forma.
Vale destacar que o projeto é a entrega de alimentação ininterrupta por vinte anos aos familiares dos pacientes com câncer na Santa Casa de Campo Mourão-PR, criado pela homenageada e sustentado por vários/as parceiros/as que se organizam inclusive no período de viagens e férias, com recursos próprios, porque fome e a necessidade de comer não observa os dias do calendário.
Um projeto maravilhoso e que surgiu à partir de um momento triste de doença da sogra no hospital em Curitiba e na observação de um gesto de toda a tarde, a chegada de algumas senhoras distribuindo um copo de chá, um pão com margarina e duas balas, tão simples, tão singelo e ao mesmo tempo grandioso.
O evento também teve a participação da fala firme do presidente da AML, Jair Elias Santos Jr, que enalteceu a presença dos três homenageados, indicando a qualidade e importância do projeto capitaneado pela professora Neusa. Também enalteceu a qualidade e importância dos novos imortais para a entidade e desejando união, novos tempos depois de um período tenebroso de ódio alimentados pelas criminosas fake news, que destruíram amizades, separaram famílias e segundo o presidente, chegaram até mesmo no interior da entidade.
Da parte do editor do blog esse tipo de fala é importante, porque fake news não é apenas um horroroso vício e um disseminador de desinformação, é um crime.
Após o encerramento da solenidade, o momento de alegria e descontração tomou conta do espaço, parentes e amigos dos novos imortais e a homenageada tiraram fotos e se cumprimentaram. A AME estava representada com vários de seus membros como é possível observar pelas fotos. E também colegas já aposentadas da Unespar campus de Campo Mourão-PR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA COM ATENÇÃO!
Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.
Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.