quinta-feira, 30 de março de 2023

YEDA MARIA PEREIRA PAVÃO - PARANINFA DOS/A FORMANDOS/AS 2022 - UNESPAR CAMPUS CAMPO MOURÃO


 


A Unespar campus de Campo Mourão realizou no dia 29/03/23 no Celebra Eventos, a formatura dos/as graduandos/as ano 2022 dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção Agroindustial, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia Diurno e Noturno e Turismo.

Na Mesa de honra, além da Paraninfa professora dra. Yeda Maria Pereira Pavão, estavam a magnífica Reitora professora dra. Salete Machado Sirino, o Diretor do campus professor dr. João Marcos Borges Avelar, a Vice-diretora professora me. Ceres América Ribas, o Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas professor dr. Adalberto Dias de Souza, o Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação professor dr. João Henrique Lorin, o prefeito de Campo Mourão Tauillo Tezelli , ex-deputado Rubens Bueno, o presidente Câmara Municipal de Campo Mourão Edilson Martins.

O Mestre de Cerimônias foi o mestrando Joab Jacometti de Oliveira e a organização da formatura foi além dele, do Diretor, da Vice-diretora, da Chefe da Divisão de Assuntos Estudantis professora dra. Analeia Domingues, Chefe de Gabinete Andreia Albuquerque,  Secretária Acadêmica Jeniffer Prado da Costa. Auxiliaram Maria Angela Facco, Dolores Aparecida Leal, Mirele Porto do Prado, Liandra do Espírito Santo e Vinícios Moretti.

O blog do Maybuk faz hoje uma homenagem à Paraninfa professora dra.  Yeda Maria Pereira Pavão pelos valorosos serviços prestados para a Unespar,comunidade  acadêmica e pelo belo e emocionante discurso que será publicado na íntegra aqui.

Além do discurso, também uma mini biografia enviada pela professora ao Blog. Quem acompanhou o trabalho da homenageada, sabe de tantas ações importantíssimas e funções que acompanhou ao da sua vida profissional. 


Biografia de Yeda Maria Pereira Pavão enviada ao Blog:

 

A paraninfa dos formandos 2022 é a Professora Yeda Maria Pereira Pavão,

 

Natural de Campo Mourão, filha de Adão Franscisco Pereira e Gessy da Silva Pereira, família de seis irmãos, ela sendo a mais nova.

Foi casada com José Aparecido Pavão (in memoriam).

Mãe do Lucas e do Leandro e avó do Bernardo

 

Sua carreira profissional - trabalhou nas seguintes empresas:

Expresso Nordeste

Banco Sul Brasileiro

COAMO

Como docente, foi professora lotada no colegiado de Administração da Unespar – Campus de Campo Mourão desde 1995, aposentando-se em junho de 2022.

É graduada em Administração, pela FECILCAM.

Cursou especialização em Gestão da Qualidade pela Universidade Estadual de Maringá.

Cursou Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná e, Doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).


Discurso de Yeda Maria Pereira Pavão enviada ao Blog:


MAGNÍFICA REITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ, PROF.ª DR.ª SALETE MACHADO SIRINO,

Ilustre Diretor desta casa, prof. Dr. João Marcos Borges Avelar,

Estimados integrantes desta honrosa mesa,

Estimados professoras e professores de todos os cursos,

Prezados estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção Agroindustrial, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo, da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão.

Amados formandas e formandos do curso de Administração, a quem, carinhosamente, dirijo cumprimentos especiais.

Queridos pais, queridas mães, amados avós, irmãos, amigos e comunidade que conosco celebram este dia, BOA NOITE!

Pela honra que me confere a feliz responsabilidade de ter sido escolhida paraninfa desta turma permitam-me, primeiramente, agradecer a Deus por estarmos aqui após termos enfrentado uma pandemia que ceifou a vida de 700.000 pessoas, incluindo meu esposo a quem devo tanto do que sou e tenho.  

Sinto-me honrada por estar aqui hoje, infinitamente orgulhosa pela conquista de vocês, que, sabemos, não foi uma conquista solitária, muitas foram as mãos e vozes que ampararam vocês nesta caminhada. Esses atores não são anônimos, estão aqui, ou em casa ou talvez já partiram, mas deixaram o legado de incentivo e persistência.

Quanta Responsabilidade envolve ser paraninfa! Após algumas pesquisas, constatei que paraninfo é quem tem a difícil missão de aconselhar. Para tanto, resolvi quebrar um pouco o protocolo e dar um título a esse pronunciamento.

“O processo de transformação diante de adversidades provocados pelo tempo”

Era uma vez, em 1988 uma jovem, Eu, que assim como vocês, participava de uma cerimônia com outros tantos colegas, professores, familiares, amigos, autoridades e funcionários.  Eu também possuía planos, incertezas e/ou inseguranças, mas sabia que, depois de tantos estudos, trabalhos e ausências, enfim iria graduar-me em Administração na FECILCAM! Porém, sabia também, que novos desafios me aguardavam, até porque dentro de mim, pulsava outra vida, de apenas três meses.

Quando iniciei meus estudos na então Faculdade, já havia encontrado o grande amor da minha vida, ou seja, quando ingressei já estava casada. No período que se seguiu ocorreu o desenvolvimento de atividades profissionais, novas decisões, processos de maturações e transformações. E em 1992 houve o nascimento de mais um filho. (agradecer a presença da minha família).

Em 1995, realizei o concurso público na FECILCAM, iniciando minha carreira como docente. Novos desafios pela frente, realização de novos cursos, buscas e aprendizados inimagináveis, muita dedicação e respeito por todos. Eu sempre acreditei que nossas conquistas são sempre alcançadas graça ao esforço e ao protagonismo de distintos atores que, muito embora, as vezes não saibam, contribuem com o nosso crescimento pessoal e profissional. Penso assim, por acreditar que a educação é a chave para construirmos um futuro melhor e mais justo!

Com vocês não foi diferente. Há alguns anos vocês iniciavam essa trajetória, cada um(a) no curso que escolheram, e se acostumaram, assim como nós, professores, com a metodologia de sala de aula, interação com colegas e o ir e vir pelos corredores da Universidade. De repente, em março de 2020, toda a nossa realidade começava a mudar. A COVID-19 chegara, sorrateiramente, levando consigo pessoas que amávamos e amamos, sem se quer permitir uma despedida digna! Foram, como já mencionado, setecentas mil vidas ceifadas de nosso meio e que não podem ser esquecidas. Até hoje não sabemos como lidar com este período de tantas perdas e as consequentes mudanças que esta pandemia nos trouxe.

Quanta adaptação! Adaptação de vida! Adaptação de metodologias, para dar lugar a um processo que necessitava ser rápido para fornecer o acesso a novos mecanismos de tecnologia e plataformas de ensino. Porém, se não bastasse apenas o processo de mudança diante de novas tecnologias, fomos obrigados a passar pelo luto recorrente, e ao processo mais difícil, o de adaptação humana!

O período da pandemia mudou completamente a forma que vivíamos e nos obrigou a enfrentar novas realidades e a conviver com as mudanças que chegaram sem que soubéssemos o que fazer.

Necessidades de obedecermos a protocolos preventivos como o isolamento, e ao distanciamento social e as restrições de movimentação afetaram todos os aspectos da nossa vida, incluindo a educação. Todas as escolas e universidades fechadas, novas vivências para professores e estudantes que se obrigaram a adotar novas formas de aprendizagem, ensino a distância e aulas virtuais. Novas rotinas e um novo processo educacional foi criado.  Tudo o que sabíamos realmente, é que não poderíamos deixar a escola morrer. Não poderíamos perder a esperança. Foi necessário suspender o pranto, a dor e enfrentar a ausência de contato físico de familiares e até de nossos próprios alunos e professores. Além das incertezas sobre o futuro! Com muita luta professores e alunos demonstraram que eram capazes de se adaptarem a todo esse novo processo.

Ao longo da caminhada de vocês, ora pelos palcos e bastidores na Universidade, ora pela tela de um computador ou de um celular, vocês interagiram com os mais distintos colegas, professores, buscando o aprendizado. Agora, a partir do conteúdo que vocês obtiveram, terão o difícil papel de processá-lo e transformá-lo em prática profissional.  A grande prova da vida os espera! Mas, tenho certeza que conseguirão alcançar a nota máxima e, que cada um de vocês poderá fazer a diferença com o conhecimento que adquiriram.

Afinal, um ambiente em constante mutação necessita de pessoas que empreendam com novas ideias constantemente, de um olhar crítico, de pessoas com coragem e determinação, com amor pelo que fazem, com ética profissional, resiliência, e com vontade de melhorá-lo em todos os setores, cada qual com a sua especificidade. Então, saibam que vocês são únicos, com qualidades e potencialidades distintas e terão uma relevância ímpar na comunidade que vocês fazem parte, assim como a sociedade, conta com vocês para fazerem a diferença em um mundo com as mais variadas carências. Queiram fazer essa diferença! Aproveitem as oportunidades, e executem as suas respectivas atividades sempre da melhor forma e com ética!

Eu quero ainda, ressaltar e reconhecer o sacrifício de suas famílias e entes queridos, que muitas vezes abriram mão da presença de vocês para apoiá-los em seus estudos e trabalhos. Não podemos nos esquecer que tal apoio e incentivo foram fundamentais para que vocês realizassem essa caminhada. Eu tenho certeza que, assim como vocês, eles também estão orgulhosos por essa conquista.

Por fim, gostaria de parabenizá-los mais uma vez por vencerem essa etapa. Vocês são a prova de que, mesmo em tempos difíceis, a perseverança e a determinação são a tônica dos resultados alcançados.

Esta noite é memorável e inesquecível, traz a essência da vitória, da superação, da autorrealização. É apenas o começo de uma jornada incrível, repleta de descobertas e realizações. Continuem sempre na busca pelo conhecimento e a sabedoria, e lembrem-se que a Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão, com toda a sua comunidade acadêmica, estará sempre de portas abertas para recebê-los de volta. Parabéns, formandas e formandos! Deus os abençoe!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.