quarta-feira, 25 de agosto de 2021

ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE O LIVRO "VIBRAÇÃO" DA ESCRITORA ZILMA ASSAD


O Editor do Blog do Maybuk, sempre que possível, ao terminar de ler alguma obra de escritor/a da região de Campo Mourão faz algumas observações e publica.

Na matéria de hoje é sobre a obra Vibração da escritora Zilma Assad - Artêra Editorial - Appris Editora. Ela é pedagoga  e Mestre em Educação pela UFPR e embora afirme que foi professora por muitos anos, creio que está enganada. Uma vez professor/a sempre professor/a.

Atualmente vive numa deliciosa chácara em que o povo da Associação Mourãoense de Escritores - AME, fez uma confraternização e fomos par de amigo secreto conforme indica o registro fotográfico na publicação. 

O livro é interessante e diferente. O primeiro que li no estilo.

É uma obra  que tem romance e paixão.

Uma obra que tem relação de amizade entre amigas, como quase todo mundo têm um grupo de algumas pessoas que são melhores que irmãos,  porque é a gente que escolhe e para quem contamos quase tudo. Quem lê ali lembra do seu grupo do seu grupo de amigos.  

Uma obra que tem conflitos, relação entre pais e filhos. A imensa maioria das pessoas vai se identificar.

Um texto que traz diferenças de falas usadas em algumas regiões do Brasil e também falas ditas em diferentes gerações, mas não há motivo para desespero, está tudo explicadinho nos rodapés.

Uma obra que apresenta informações que exigiram uma boa pesquisa e o/a leitor/as vai aprender e como diz o Miguel Falabella  num programa atual publicado nas quintas ou sextas-feiras no seu Instagram, "saber não ocupa espaço".

Na obra será possível conhecer um pouco da cultura indiana. E algumas partes que se fala em bruxaria como algo ruim, coisas do tempo da inquisição. Talvez alguma ancestral da autora tenha sido queimada como bruxa naquela época, em que o desprezo ao talento da mulher era muito mais que hoje mas que infelizmente ainda persiste em parte da sociedade. 

Tem até diálogos por whatsapp, bem legal. 

Tem informações interessantes sobre um lugar da nossa região que todos deveriam que conhecer. Se ficou curioso/a corre lá comprar o livro e leia.

Finalmente, algumas coisas em que o destino nos prega. O livro foi adquirido e autografado em 11/01/2021. Pelo excesso de trabalho e com a missão de terminar alguns livros que estavam na fila, deixei para ler no segundo semestre.

Numa troca de mensagens com a escritora Prescila Francioli, ela me perguntou se eu havia lido o livro da Zilma. Respondi que iria começar. Ela me disse que gostou dele mas teve uma parte que não entendeu e combinamos que depois que eu terminasse, iriamos conversar sobre a tal parte não entendida.

Ela momentaneamente está "fora de combate" e estou firme no pensamento e nas orações aguardando o retorno para terminar a prosa literária.     

Um comentário:

  1. Oi Sérgio, agradeço muito a resenha. Fico muito feliz em saber que o livro chamou atenção por ser diferente e que foi o primeiro que leu nesse formato. Fiz realmente uma grande pesquisa sobre a cultura Guarani e sobre a cidade espanhola de Vila Rica do Espírito Santo, que ficva na Província do Guaira, onde hoje fica o Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo. Agradeço muito pelo ter prestigiado minha obra 😘😘😘

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.