O editor do BLOG DO MAYBUK, disponibiliza CLIQUE AQUI para assistir, o vídeo do Seminário de Educação, Tecnologia, Inovação e Proteção de Dados - 9o Painel, do qual a Unespar é parceira, na manhã do dia 17 de julho de 2020.
A condução do evento foi feita pela Dra Dâmaris Ferreira - Educalnova, com as participações de Fabio Cammarota, Ater Cristófoli e Ana Kaffa (na condução dos questionamentos) que foram muito interessantes e inclusive contribuiu também debatendo.
Fábio Cammarota destacou que o Ceará é o único Estado do Brasil que investe 18% do ICMS em educação e criou um índice de qualidade de educação próprio.
Destacou que um processo desses para dar certo necessita de maturação e perenidade.
Há incentivo mas exige-se contrapartida. O Estado atua como regulador e fiscalizador.
Ele destacou também que deve-se relativizar e considerar as especificidades de cada local.
Quem tem mais alunos e menos evasão acaba recebendo mais recursos.
Há casos de municípios que recebem menos recursos e os alunos de suas referidas escolas conseguem ter desempenho melhor e aí ele destaca a forma de gestão.
Há 16 indicadores a serem analisados. Muito diálogo entre o governo, educadores e educandos.
Há premiações para as melhores escolas. O editor do blog não concorda com muito com esse tipo de ação porque muitas vezes acentua as desigualdades e deve-se ter cautela, mas lá no Ceará há um diferencial importante, ou seja, as melhores escolas precisam auxiliar as piores e na média há evolução de todas.
No Ceará há co-responsabilidade, vários comitês educacionais em diversas áreas e intercâmbio de boas práticas.
Ele destacou como resultados do longo processo, das 100 melhores escolas públicas do Brasil 82 estão no Ceará.
Ater Cristófoli, ressaltou que a educação é inclusive um grande negócio e fez o depoimento da exitosa Fundação Educere.
Ressaltou o trabalho da Câmara de Educação do CODECAM, com trabalhos na educação básica do município de Campo Mourão tomando como base, exatamente o município de Sobral-CE e utiliza a Plataforma Atla criada pela UTFPR.
Ele destacou o apoio de todas as outras instituições de ensino superior de Campo Mourão.
Ele defendeu muito a premiação das escolas e professores, mas reconheceu que essa forma do Ceará das melhores ajudarem as piores é algo que será pensado também para Campo Mourão-Pr.
E que as professoras exercem uma das atividades mais nobres que existem.
O evento foi excelente e é muito importante que todos e todas assistirem o vídeo e prestarem atenção tanto das duas falas, quanto das respostas aos questionamentos.
A dra Dâmaris Ferreira, também professora, como sempre fez um belo fechamento dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA COM ATENÇÃO!
Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.
Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.