segunda-feira, 30 de março de 2020

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO - ASSOCIAÇÃO MOURÃOENSE DE ESCRITORES - AME


“Devemos expandir o círculo do nosso amor até que ele englobe o nosso bairro, se desdobre para a cidade, o estado e assim sucessivamente até o objetivo do nosso amor incluir todo o universo.” (Mahatma Gandhi)

A Associação Mourãoense de Escritores - AME, vem a público, em consonância com as autoridades municipais, governamentais e principalmente órgãos de saúde, manifestar apoio às recomendações com fundamentos científicos, diante da pandemia causada pelo Novo Coronavírus, (COVID- 19).  Posiciona-se à favor da adoção de todos os procedimentos que possam colaborar com a diminuição do contágio: desde adequada higienização pessoal e de ambientes de uso comum, ao isolamento social.

Tomamos conhecimento, que dois tipos de conduta têm sido fundamentais para o avanço do vírus entre as populações: uma é o menosprezo, a indiferença quanto ao potencial de sofrimento e mortalidade que a doença pode causar, outro é o hábito pernicioso que muitos de nós temos de multiplicar, disseminar, compartilhar ideias, receitas, comentários, notas, opiniões equivocadas e sem nenhum fundamento, estudo e comprovação pelas comunidades científicas. Temos visto, em reportagens diárias, inúmeras pessoas, a princípio incrédulas à ação do vírus e contrárias ao isolamento social, que,em face de adoecimento pessoal, ou presenciando o sofrimento ou morte de alguns dos seus amigos ou familiares, passaram a testemunhar pela manutenção do isolamento  daqueles que não atuam em serviços essenciais.

Permanecer em isolamento social, não significa desdém pela vida dos outros,egoísmo,e sim, um sacrifício pessoal em se manter separado, enquanto outros arriscam suas vidas no tratamento daqueles que estão infectados. Diante do fato de não termos ainda uma vacina ou medicamentos específicos que combatam o vírus, a ação que tem se mostrado mais eficiente é não se contaminar e não contaminar outras pessoas, para que não aumente o número de doentes graves, que necessitem atendimento nos hospitais, pois não haverá leitos e recursos medicinais para todos simultaneamente. 

Não é fato desconhecido, que o Sistema Único de Saúde - SUS - apresenta uma deficiência histórica de recursos,para o bom atendimento da população em geral, entretanto, ainda é o expediente único disponível para a população mais carente. Por isso pedimos, vamos usar nossa eloquência para, de nossas casas, falar de esperança e paz, vamos usar nossa boa articulação e rede de amigos para suprir às famílias que passam por falta de alimentação nesse tempo difícil, vamos ao encontro do outro, não contra o outro.

Nós temos acesso às redes de comunicação social, temos PODER, mas lembremo-nos, ter poder exige RESPONSABILIDADE!

Tenhamos manifestações de AMOR e CUIDADO ao próximo, isso é que precisa ser viralizado e incentivado.

Silvania Maria Costa
        Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.