DISCURSO PARA OS FORMANDOS DAS LICENCIATURAS DA UNESPAR – CAMPUS DE CAMPO MOURÃO DO ANO DE 2016
Magnífico Reitor da UNESPAR – Universidades Estadual do Paraná
Profº Antônio Carlos Aleixo
Diretor da UNESPAR – Campus de Campo Mourão
Profº Eder Rogério Stela
E demais autoridades já nominadas.
Caríssimos colegas professores, agentes universitários, formandos e familiares aqui presentes.
É com imenso prazer que me dirijo a vocês com duas finalidades :
1) Agradecê-los pelo título de honra a mim atribuído neste momento tão importante da vida dos formandos e seus familiares, bem como, os de seus professores.
Dedico a todos os meus colegas de trabalho esta homenagem, pelo apoio e ajuda na nobre tarefa de ensinar.
2) Lembrá-los do compromisso que temos e que vocês formandos, em especial, terão com a sociedade e as futuras gerações. Estão em suas mãos o dever de ajudar no processo de humanização de crianças, jovens e adultos que serão seus alunos, independente da cor da pele, etnia ou gênero.
Este foi o compromisso que assumi desde que iniciei minha carreira no magistério de 2º grau no Colégio Estadual de Campo Mourão, no ano de 1988 e, outros colégios onde atuei. Depois, como professora no Ensino Superior da atual UNESPAR.
Poderão estar se perguntando: todos nós já não nascemos humanos?
Humanizar-se no sentido da teoria histórico cultural é apropriar-se dos instrumentos e signos produzidos para aguçar os órgão dos sentidos, não somente para escutar, mas para aprender a ouvir, a ver o mundo, perceber conscientemente, raciocinar com lógica, pensar e agir com coerência e conhecimento de causa, não para benefícios próprios, mas para contribuir no desenvolvimento coletivo, nos seus aspectos cognitivo, afetivo e emocional.
Portanto, ser capaz de trabalhar para o bem de todos, com ética e competência e não somente para atender interesses individuais, como estamos vivenciando, hoje, no país.
2
Isso só será possível, caros formandos, com uma educação escolar intencionalmente planejada para este fim, com conhecimentos científicos consistentes que possam contribuir para elevar as funções psíquicas superiores, as quais somente as pessoas são capazes de desenvolverem, tais como, a percepção consciente, atenção voluntária, memória lógica, pensamento (capacidade de abstração e generalização), linguagem, afetividade e emoção.
Quais são esses instrumentos e signos? Os instrumentos são todos os produtos criados pelo homem, mais evidente, podemos manuseá-los. Os signos são psicológicos, precisam ser lidos, interpretados, tomo como exemplo, a escrita, a geografia, por meio dos mapas, diagramas e outros, a história da humanidade, a matemática (álgebra, gráficos, etc), todas as ciências, a filosofia e as artes.
São vocês, queridos formandos, que deverão empenhar-se na sua área de formação (História, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia), para que todos os filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras tenham acesso a esses conhecimentos, denominados de instrumentos e signos. Além de ensinar, deverão defendê-las, para não deixarem a classe trabalhadora a mercê das reformas reducionistas da educação. Pois, caso isso ocorra estaremos permitindo que tirem o direito das classes menos favorecidas economicamente desenvolverem suas capacidades cognitivas integralmente.
Como bem expressou Timiriazev citado por Leontievi (1978, p. 264) “[...] Toda a atividade racional do homem não é senão uma luta, a luta contra a luta pela existência. É o combate para que todas as pessoas na Terra possam satisfazer suas necessidades, para que não conheçam nem a indigência, nem a fome, nem a morte lenta [...]”.
Desta forma, esperamos que a luta da UNESPAR por meio de seus professores, agentes universitários, diretores e acadêmicos não seja em vão. Pois esta instituição foi constituída com muita luta e resistência. São muitos os envolvidos, desde a estadualização da faculdade, no ano de 1987, tendo a frente os professores, Antônio Carlos Ribas Malachini, Agenor Krul, Assabido Rhoden, seus colaboradores e acadêmicos da época. Depois da estadualização o esforço em trazer os cursos de especialização para qualificar professores.
Não nos tornamos UNIVERSIDADE por decreto, mas sim por meio de um trabalho árduo, com formação continuada dos professores e lutas por mais de 10 anos. Sempre tendo a frente pessoas imbuídas dos interesses da coletividade.
Quero destacar aqui um marco importante, anterior a esse processo, quando a Profª Sinclair Pozza Casemiro, com sua ousadia, implantou o Tempo de Dedicação Exclusiva (TIDE), para que nós professores, além de ministrarmos aulas pudéssemos nos dedicar a pesquisa e extensão. Formou, ainda, um grupo de estudo com a ajuda da Prefeitura Municipal de Campo Mourão (1996), objetivando preparar-nos para os mestrados e doutorados. Naquela ocasião tivemos contatos com pesquisadores de renome, como; Ana Maria Saul, Adriano Nogueira, Carlos Alfredo Arguello, Carlos Rodriguês Brandão, Dermeval Saviani, João Wanderlei Geraldi, Simon Shwartzman e outros.
3
Para nós foi um incentivo para ingressarmos nos cursos de mestrados e doutorados, embora não efetivados para muitos de nós, naquele momento. As ações, nesse sentido, foram alavancadas com a gestão do nosso atual Reitor Antônio Carlos Aleixo a partir de 2005, quando assumiu, pela primeira vez, a Direção da FECILCAM, hoje Campus da UNESPAR. Graças a ele e seus colaboradores, com o espírito de luta e persistência, quando muitos não acreditavam, vocês, hoje, recebem um diploma qualificado por uma UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.
Desta forma, encerro minha fala com um pensamento de Leontiev (1978) que diz:
Cada geração começa [...] a sua vida num mundo de objetos e fenômenos criado pelas gerações precedentes. Ela apropria-se das riquezas deste mundo participando no trabalho, na produção e nas diversas formas de atividade social e desenvolvendo assim as aptidões especificamente humanas [...].
Portanto, caros formandos, cabem a vocês aperfeiçoarem pelo trabalho de estudo e pela luta as riquezas que lhes foram transmitidas em seus cursos e contribuírem para a formação humana da nova geração.
Agradeço a todos meus colegas de trabalho e amigos, pelo apoio e companheirismo, durante o tempo em que trabalhamos juntos. Alguns de vocês foram minhas alunas, das quais muito me orgulho pelos profissionais que se tornaram e pelo comprometimento com o ensino e com a Instituição.
Obrigado ao Diretor Eder Rogério Stela, ao Reitor Antônio Carlos Aleixo, de quem muito me orgulho de ter convivido desde a sua época de estudante, pelo envolvimento com a escola pública e as questões sociais. Aprendi muito com você.
Maria José Pereira
i LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Livro Horizonte. 1978.
BLOG DO MAYBUK - NA LUTA DO BOM COMBATE Este espaço é destinado a compartilhar com a comunidade minhas ações acadêmicas e profissionais. Também será utilizado para divulgar especialmente as ações de colegas economistas e outros profissionais e/ou pessoas da comunidade quando for necessário. O espaço servirá para debate sobre economia e política, onde serão manifestadas minhas opiniões a respeito, enquanto cidadão e professor universitário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA COM ATENÇÃO!
Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.
Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.