quinta-feira, 17 de maio de 2012

UMA MATÉRIA SOBRE A COMISSÃO DA VERDADE

Um texto sobre a Comissão da Verdade. CLIQUE AQUI para ler.

2 comentários:

  1. Prezado Prof. Maybuk
    Como sugestão para vossos alunos recomendo o video da entrevista da Agenda Econômica (TV Senado)com Maria da Conceição Tavares, (Economista que recebeu recentemente o prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência) segue link: http://youtu.be/FebPPRNtBAU
    Neste vídeo ela fala um pouquinho sobre Economia Política e manda um recado para os jovens economistas.
    Abraços
    Marcelo Matiaze
    2ª ano Economia - Fecilcam
    marcelomatiaze@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Prof. Maybuk, como não havia encontrado este campo de comentários enviei o comentário abaixo no vosso e-mail do yahoo. Mas como não respondeu e não visualizei no seu blog, segue abaixo a íntegra do e-mail:

    Mestre Maybuk,

    Atendendo sua ordem, pois este é o peso do seu pedido, teço a seguir meus comentários para inclusão em seu blog. Saliento que envio por e-mail pois minha ignorância não permitiu-me identificar o local correto para comentários, a não ser um espaço ínfimo de 300 caracteres, que prefiro nada escrever.

    Optei por comentar a matéria da Dr. Rosinha publicada no site http://www.jmnews.com.br/noticias/espaco%20publico/42,20784,08,05,o-sonho-de-amanda.shtml, cujo título "O Sonho de Amanda" chamou-me a atenção. Não tive o prazer de participar da palestra, mas pude senti-la em parte ao ler a matéria, em especial a insegurança de futuro que aquela adolescente sentia, ou se este sentimento ainda não era conhecido em virtude do turbilhão de sentimentos que cercam os adolescentes, a palestrante pode muito bem expressar por Amanda.

    Para que este comentário seja válido, faço um paralelo com sua afirmação feita em uma de suas aulas de Economia Política: "Os mais necessitados devem receber auxílio do Estado devido a falta de OPORTUNIDADES". Alguns acadêmicos são contra estes "auxílios", já outros não, a depender de sua tendência de "direita" ou "esquerda". Para mim, esta ausência de oportunidades torna-se bem clara ao conhecermos as pessoas, mais precisamente a história das pessoas distantes de nosso círculo.

    Ao conhecermos as Amandas deste mundo, deveríamos imaginá-la ser esta uma filha, ou se difícil para aqueles que ainda não conhecem o amor de pai ou de mãe, tentemos imaginá-la uma irmã, uma prima, ou até uma amiga a qual amamos. Seríamos capazes de afirmar que "ajudas/auxílios" à Amanda prejudicariam-na, ou à sua família, ou mesmo a produção do país? Imagino que não. Na verdade tenho certeza que desejaríamos o melhor para esta querida Amanda.

    Sendo assim, entendo que as OPORTUNIDADES devem sim ser dadas aos mais necessitados para que as "Amandas", com dificuldade de dicção, com roupas e calçados simples, não perfumadas ou com cabelos não hidratados, que chegam suadas ou cançadas a uma entrevista de emprego, possam, pelo menos, competir em iguais condições com aquelas que possuem os privilégios citados, pois em ambos os casos tratam-se de seres humanos vindos da vida intra-uterina, de outro ser humano, podendo ser a Amanda, sua filha, sua irmã ou melhor amiga. Podemos afirmar que ela se acomodará pela Oportunidade recebida?

    Gostaria apenas de repetir o último parágrafo da matéria da Dr. Rosinha: Qual será o futuro de cada um desses meninos e meninas? Seus sonhos se concretizarão? É necessário que as universidades e faculdades tenham cotas para os oriundos das escolas públicas. As Amandas precisam realizar seus sonhos.

    "ps" recomendo leitura do testo da Dr. Rosinha para compreensão deste comentário.

    abraços
    Marcelo Matiaze
    2º ano de Economia - Fecilcam
    marcelomatiaze@hotmail.com

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.