Dilma: ‘O governo precisa falar com a classe média’
Alan Marques/Folha
Dilma Rousseff reuniu nesta terça (15) o Fórum Direito e Cidadania, grupo interministerial que cuida das políticas sociais do governo.
Um dos participantes do encontro relatou ao blog pedaços da mensagem que a presidente dirigiu aos ministros.
A portas fechadas, longe dos refletores, Dilma revelou-se preocupada com a classe média. Dividiu o segmento em dois: a “nova” classe média e a “tradicional”.
Disse que falta ao governo um discurso para esses segmentos. “O governo precisa falar, tem que dialogar com a classe média”.
Referindo-se à gestão Lula, afirmou que o Estado tornou-se “PhD em pobres”. Teve tanto êxito, que criou a “nova classe média”.
Agora, disse ela, é preciso combinar as duas coisas: manter o foco nos “excluídos” e desenvolver “um discurso” para a nova e a antiga classe média.
Citou alguns temas que, a seu juízo, são caros a esses segmentos intermediários da pirâmide social: direito do consumidor, meio ambiente e acesso à cultura.
Instou os presentes a burilar o discurso e a elaborar programas oficiais para “atender a essas demandas”.
A certa altura, Dilma fez um comentário impregnado de 2014. Disse ter ouvido de um amigo a seguinte obsrvação:
Os pobres que ascenderam socialmente sob Lula tendem a cultivar valores comuns à classe média tradicional. Se desatendidos, vão votar contra o governo mais adiante.
Na parte deliberativa da reunião, decidiu-se que o governo vai ampliar e renovar a política de conferências setoriais iniciada sob Lula.
PAssaram para a classe média no governo Lula?????
ResponderExcluirquem? Sob quais parâmetros se afirma isso?
abraços.
Caro Alex... durante os anos do governo Lula houve, inegavelmente, uma maior distribuição de renda e uma ascensão das classes mais pobres para classes acima - os dados do IBGE comprovam isso...
ResponderExcluirO que pode ser aventado é "o quanto" de participação do governo Lula teve nessa melhora de condição de vida. Os oposicionistas falarão sobre uma conjuntura favorável... argumento que não se sustenta já que na primeira parte do governo Lula o que havia era uma grande disconfiança do mercado e a partir de 2008 uma crise global.
O governo Lula foi sim um governo com proposta e ação PRÓ-SOCIAL... bem ao contrário do governo FHC que foi pró-capital... tem dúvidas disso?