BLOG DO MAYBUK - NA LUTA DO BOM COMBATE Este espaço é destinado a compartilhar com a comunidade minhas ações acadêmicas e profissionais. Também será utilizado para divulgar especialmente as ações de colegas economistas e outros profissionais e/ou pessoas da comunidade quando for necessário. O espaço servirá para debate sobre economia e política, onde serão manifestadas minhas opiniões a respeito, enquanto cidadão e professor universitário.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
INFLAÇÃO CONTROLADA
5 comentários:
LEIA COM ATENÇÃO!
Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.
Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.
Com a copa do mundo, o brasileiro realmente esta consumindo menos - pelo menos eh isso que eu percebi no comercio na cidade, tem lojas bem vazias - mas eu realmente acredito que foi o aumento da taxa selic que controlou a inflação, e o fim da redução do IPI ajudou a controlar o consumo.
ResponderExcluirCom certeza, o Brasil vem controlando a inflação isso é de supra importancia para que haja um crescimento. Com políticas visando o desenvolvimento faz com que todos os segmento da economia possa ter desempenho consideravél.
ResponderExcluirProfessor, este comentário foi eu que postei. blza
ResponderExcluirA notícia acima está um pouco mal formulada, pois, a inflação só está controlada graças ao aumento dos juros, e esse aumento dos juros reduz os investimentos privados, aumenta a dívida pública e a população como sempre é que arca com tudo.
ResponderExcluirPortanto, uma notícia tem vários ângulos para ser analisada, resta cada um fazer uma reflexão e ver o que é verdade e o que é propaganda eleitoral.
Publiquem outras coisas como essas:
"Herança maldita"
Além da dívida pública astronômica, o Governo Lula vai empurrar para o próximo presidente a “bomba” do aumento dos aposentados, que deverá onerar os cofres públicos em mais de 50 bilhões. Como se não bastasse, o novo presidente vai herdar o compromisso de aumentos escalonados concedidos ao funcionalismo público em plena crise, o qual deverá onerar os cofres públicos em mais de 10 bilhões a cada ano, chegando a R$ 16 bilhões em 2014. Isto sem falar nos US$ 20 bilhões que serão investidos na compra dos aviões e porta-aviões que estão sendo negociados com a França e com os bilhões de investimentos que serão necessários para tocar os projetos do Pré-sal.
"Emprestando o que não temos"
Mais difícil de digerir tamanha irresponsabilidade com o uso dos recursos públicos, o Governo ainda consegue tirar do já deficitário orçamento alguns bilhões para emprestar aos nossos problemáticos vizinhos. Depois de levar calotes da Bolívia, do Equador e do Paraguai, o Presidente Lula já fechou acordos para emprestar alguns bilhões para a Argentina, para o FMI e até para Hugo Chaves. Com isso, o presidente aumenta seu prestígio internacional. A conta, claro, vai para os próximos governos. Ou seja, para os nossos filhos e netos.
http://visaopanoramica.wordpress.com/2009/09/12/lula-e-a-divida-publica-parte-3/
O comportamento da inflação está estável, bem como as forças que pressionam a inflação. Com a inflação controlada os consumidores tendem a aproveitar o forte período de crescimento da economia, mais não é isto que esta acontecendo. A demanda caiu bastante, realmente a população brasileira esta consumindo menos após a copa, o preço das matérias-primas também está caindo, refletindo a queda dos preços. Isso vai, aos poucos, se transmitindo para os preços dos produtos finais. Por causa da baixa demanda o varejo faz promoções, para que possam conseguir vender seus produtos. Todos esses fatores acabam compensando o único fator inflacionário presente na economia hoje, que é a alta da taxa de câmbio.
ResponderExcluir