Ontem (11 de novembro de 2009) foi um dia muito significativo para mim. Por três ocasiões pude acompanhar a participação da Secretária de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Lygia Lumina Pupatto, nos municípios de Iretama e Roncador na parte da tarde e a noite na Fecilcam.
Em Iretama, Lygia Pupatto conversou com as mulheres que integram o projeto ‘Assessoramento para a implantação de uma cooperativa de confecção industrial em Iretama’, do subprograma de Apoio à Extensão Tecnológica Empresarial, coordenado pelo professor Tito Jerônimo Alfaro Serrano e a orientação dos professores Munir Barakat, Nelson Denker e Paulo R. S. Borges. Atualmente a cooperativa se encontra implantada e estruturada, e foi nomeada de Cooperativa de Costura Industrial de Iretama (Coopercosini).
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Iretama, a Fecilcam garantiu renda e oferta de trabalho para mulheres que antes não possuíam renda ou não tinham outra opção que não fosse o trabalho na roça. A cooperativa conta com mais de 20 integrantes, que produzem acessórios em jeans, como calças femininas e masculinas, saias e maria-joão para marcas reconhecidas no mundo da moda.
Na ocasião fizeram pronunciamentos o professor Tito, o Diretor da FECILCAM Antonio Carlos Aleixo, o prefeito de Iretama Antonio José Piazzalunga conhecido por Toize, a Assistente Social Rose Mari Maybuk e a Secretária Lygia.
Já em Roncador, a secretária da Seti falou com os agricultores da cidade que vão participar do projeto ‘Organização Social, administrativo e suporte técnico à Cooperativa Vale do Rio Cantu (Coovrcan), do subprograma Incubadora dos Direitos Sociais, coordenado pelo professor Sérgio Luiz Maybuk. e orientado pelos professores Adalberto Dias de Souza e João Marcos Borges Avelar. Também estavam presentes agricultores de Iretama, Altamira do Paraná, Mato Rico e Nova Cantu, que vão integrar a cooperativa. O objetivo do projeto é estruturar administrativamente a cooperativa, além de melhorar a qualidade de seus produtos e auxiliar nas estratégias de comercialização.
Na ocasião fizeram pronunciamentos o professor Maybuk coordenador do projeto, o diretor da Fecilcam Antonio Carlos Aleixo, a secretária Lygia Pupatto, a presidente da cooperativa Eugênia Ratke, o prefeito Aguinaldo Luis Chichette.
Eu faço um agradecimento especial a engenheira agrônoma Vania Carraro Damião que organizou o evento em Roncador.
À noite Fecilcam lançou oficialmente, o projeto ‘Captação das águas da chuva’ que reutiliza a água das chuvas, aproveitando-a para a limpeza, no uso das descargas dos vasos sanitários e para molhar as plantas.
Na ocasião estavam presentes os idealizadores do projeto, Ivonete de Almeida Souza, do Departamento de Geografia; Marcio Carvalho dos Santos, do Departamento de Engenharia de Produção Agroindustrial; e Sérgio Luiz Maybuk, do Departamento de Economia.
O professor Maybuk fez questão de explicar que a ideia nasceu da professora Ivonete que ficava muito preocupada em ver as calçadas da Instituição lavadas com água tratada, quando já existiam em outros lugares o equipamento de captação de água das chuvas. Posteriormente os outros dois professores foram convidados e assim se constitui o projeto.
Segundo o professor Maybuk, o intuito do projeto é preservar/conservar a água, buscando a redução do seu consumo. Ele contou que além do objetivo ambiental e social, o projeto também apresenta uma finalidade econômica: “A captação e uso da água das chuvas podem reduzir os gastos da Fecilcam de 30% a 50%”, garante.
O professor aproveitou a oportunidade para pedir à secretária de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Lygia Pupatto, presente no evento, que divulgasse o projeto para as demais Instituições de Ensino Superior (IES). Lygia parabenizou a Fecilcam pela iniciativa e convidou o professor Maybuk para apresentar o projeto no Conselho de Reitores e Diretores. “O projeto demonstra a preocupação ambiental, a mudança climática já aconteceu. As IES têm a obrigação de promover ações deste tipo, pois são referência, exemplos para estudantes, professores, agentes universitários e para a cidade. A divulgação do projeto é importante a nível de Paraná”, afirmou.
Os autores do projeto algumas pessoas que colaboraram diretamente para realização do projeto: João Carlos Leonello, João Marcos Borges Avelar, Jesus Crepaldi, Celso Grigoli, Elisabete Teodoro e Elias Pereira de Lacerda.
Parabéns a Fecilcam em especial pelo projeto de captação de água das chuvas. Isso mostra o compromisso dessa Instituição em não só formar profissionais para o mercado de trabalho, mas em formar acima de tudo, cidadãos mais conscientes e humanizados.
ResponderExcluirAbraço
Ivonete