sexta-feira, 31 de julho de 2009

ACADÊMICA DE LETRAS SERVE DE EXEMPLO

Hoje recebi um email da jornalista da FECILCAM Larissa Menezes, destacando a apresentação de trabalho de uma acadêmica do curso de letras em um congresso nacional sobre leitura brasileira. Tenho sempre insistido com meus alunos para que procurem iniciar os trabalhos de pesquisa o quanto antes. O relato abaixo deve servir de estímulo a todos os estudantes e ressalta mais uma vez o papel do NUPEM na nossa Instituição.

A estudante do 2º ano de Letras da Fecilcam, Mônica Vieira Senko, participou do 17º Congresso de Leitura do Brasil (COLE) da Unicamp, onde apresentou seu trabalho a respeito das dificuldades de leitura e escrita dos alunos da Rede Básica de Ensino, intitulado como “O papel da Mediação Pedagógica na Aquisição da Leitura e Escrita”.

Mônica faz parte do programa de Iniciação Científica da Fecilcam, é integrante do Nupem e há um ano desenvolve pesquisa nessa área.

Mônica, também, encaminhou o seu trabalho completo para avaliação da Comissão Científica do congresso. A estudante é orientada pelos professores Antonio Carlos Aleixo (Letras) e Dalva Helena de Medeiros (Pedagogia).

A professora orientadora, Dalva, destaca que o trabalho de Mônica é relevante, porque ela estuda soluções para a aprendizagem significativa da leitura e escrita, problema sério enfrentado atualmente pela Escola Básica, principalmente no Ensino Fundamental.

O COLE é um evento de grande credibilidade e respeitabilidade (Qualis A - pela CAPES, de grande projeção nacional no debate da leitura brasileira, principalmente da leitura escolarizada. Além da estudante, participaram do Congresso oito professores do departamento de pedagogia que tiveram seus trabalhos aceitos.

Penso que estamos caminhando a passos largos rumo a Universidade.

Um comentário:

  1. Obrigada pelo destaque dado a acadêmica e ao trabalho dos orientadores.

    Dalva

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