PROFESSORA CLAUDILAINE E PROFESSOR JOÃO MARCOS
PROFESSOR JOÃO MARCOS E PROFESSOR MAYBUK
PROFESSORA CLAUDILAINE, PROFESSOR JOÃO MARCOS E PROFESSOR MAYBUK
PROFESSORA CLAUDILAINE, PROFESSOR JOÃO MARCOS E PROFESSOR MAYBUK
Nesta manhã participei representando o departamento de economia, da Mesa Redonda -UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS: GESTÃO E PROCESSO no Anfi teatro da FECILCAM, como mais uma programação do 3º EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica.
Foram colegas de explanação e debate os professores: João Marcos Borges Avelar do departamento de administração e Claudilaine Caldas de Oliveira departamento de engenharia de produção agroindustrial.
A professora Claudilaine fez uma explanação da experiência do projeto que ela e outros professores, acadêmicos e recém formados estão executando, em um laticínio no município de Altamira do Paraná. Destacou que no início encontraram vários problemas na produção e distribuição do leite, mas que agora é uma outra realidade após as implantações sugeridas pelo grupo da FECILCAM. Disse também que a experiência enquanto profissional está sendo muito compensadora e que todo o grupo está amadurecendo.
O professor João Marcos fez uma explanação da experiência do projeto que faz junto com os professores Adalberto Dias de Souza e Sérgio Luiz Maybuk e demais acadêmicos e recém formados na cooperativa COOPERCROCHÊ de Barbosa Ferraz. Destacou toda a evolução que a cooperativa teve no período do projeto e que após a chegada das máquinas adquiridas a fundo perdido e mais a implantação do universidade sem fronteiras tecnológico, a evolução será ainda maior.
O professor Sérgio Luiz Maybuk destacou que conhece a realidade tanto de Altamira do Paraná pois já coordenou cursos do FAT naquela localidade, quanto a realidade de Barbosa Ferraz, pois faz parte de um projeto atualmente naquele município. Explicou a todos que o projeto universidade sem fronteiras idealizado pela Secretária de Estado Lygia Pupatto está sendo considerando um dos maiores Programas de extensão universitária do Brasil.
Maybuk destacou ainda que o projeto é importante por dois fatores: primeiro porque a comunidade regional, principalmente aquela que convive com um IDH muito baixo necessita muito da FECILCAM. Segundo porque o projeto propicia a oportunidade dos professores da Instituição saírem daquela condição de apenas repassadores de conhecimento.
Após as explanações muitos questionamentos foram feitos e quero destacar aqui a participação das acadêmicas Luciana Strassmann Gomes, Larissa Franciely Petri, Thaisa Voicikoski Carvalho, Rita de Cássia Zamoro Libani, Eliane Guadagnin Rais e Adriana Cunha Ortega. Elas foram fundamentais para o sucesso do debate.
Agradeço também a sempre eficiente jornalista da FECILCAM Larissa Bortolli Menezes que registrou os professores da mesa pelas fotos nesta matéria publicada.
Oi Professor, sou grata pelos elogios, e os mesmos faço para o senhor, sempre antenado e rápido - disponibiliza ao seus leitores, em curto prazo, conteúdos sobre o que acontece na Fecilcam!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog! Bom final de semana, abraços.