segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE COOPERAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM FOZ DO IGUAÇU - NOVEMBRO DE 2025
















 

















































Nos dias 26 e 27 de novembro de 2025, membros do Núcleo de Cooperação Socioambiental da Itaipu região de Campo Mourão estiveram em Foz do Iguaçu, para o encontro de todos os Núcleos do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Do Paraná os Núcleos: Noroeste, Setentrião, Norte, Norte Pioneiro 1, Norte Pioneiro, Entre Rios, Médio Noroeste, Campo Mourão, Vale do Ivaí, Oeste, Centro, Cantuquiriguaçu, Campos Gerais, Centro Sul, Vale do Ribeira/Suleste, Curitiba e RMC, Litoral, Vale do Ribeira/Suleste, Sudoeste e Sul/Serra da Esperança. Do Mato Grosso do Sul Núcleos: Sudeste e Sudoeste.

Estiveram presentes:

De Araruna: Ariadne de Oliveira Trombelli (COAFCAM), Anselmo Trombelli (COAFCAM), Jean Carlos de Araujo (Prefeitura), Yasmym Crystinny da Silva Lemes (Prefeitura),

De Barbosa Ferraz: Ana Paula Zibetti (ACAF), Caroline F Belinato (APOEMA/ACAF) e Luiz Carlos Cafisso ACAF).

De Campina da Lagoa: Danielli Casarin Vilela Cansian (NCS Campo Mourão – BOLSISTA).

De Campo Mourão: Mario de Oliveira Lima (Assessor Dep. Lemos), Sérgio Luiz Maybuk (UNESPAR), Claudinei Nunes Fernandes (COAFCAM), Viviane Cristina Marcelino Bassani (COAFCAM), Alcir Roberto Bassani (COAFCAM), Juliana Mariano de Lima (Prefeitura), Roberto Ribeiro Neli (UTFPR), Vitor Hugo Zanolo Queiroga (UTFPR), Isabely Turquino Barbosa da Silva (UTFPR – Jovem Educomunicação), Samara Oliveira da Silva (UTFPR – Jovem Educomunicação), Marjory Gonçalves Cardoso (UTFPR – Jovem Educomunicação) e Leci Oliveira de Almeida Silva (UTFPR – responsável jovens).  

De Corumbataí do Sul: Marlon Sidnei Santos (UTFPR – Jovem Educomunicação) e Talisson Sidnei Santos e (UTFPR – Jovem Educomunicação).

De Nova Cantu: Adriana Francisca Amaral Galvão (COAMINC) e Ivanildo Silva de Souza (COAMINC).

De Peabiru: Maria Adelina Bassetto (Prefeitura) e Cleiton Aparecido da Silva (Prefeitura).

De Quinta do Sol: Adélia Lima Smolak (COOPERIVAÍ), Danielle Dos Santos (COOPERIVAÍ) e Cristiano Pereira Gonzaga (COOPERIVAÍ).

De Ubiratã: Acácia Régia Amaral Wanderlind (Prefeitura), Juliana Felizari Gnoatto (Prefeitura) e Auly Trindade (Prefeitura).

Dentre as atividades, na noite de 26 de novembro aconteceu uma janta reunindo mais de 1.000 pessoas.

No dia 27 de Novembro de 2025 no HOTEL RAFAIN Palace – Foz do Iguaçu aconteceu a seguinte programação:

Credenciamento e café de boas-vindas. Pelas fotos e alguns vídeos na publicação é possível verificar o ambiente super agradável nesse momento.

Mística de abertura .

Fala institucional - Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec com importantes pronunciamentos o Diretor da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Carlos Carboni e o Diretor Superintendente do Itaipu Parquetec Irineu Mário Colombo.

Mesa: CONTRIBUIÇÃO DOS NCS PARA UM TERRITÓRIO MAIS JUSTO, INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL.

Foi um dos momentos mais importantes do evento, sob a coordenação de Luiz Ferraro, sendo apresentados quatro projetos dos Núcleos que foram selecionados e para a alegria da região de Campo Mourão o projeto do Núcleo foi selecionado.

A apresentação dele foi brilhantemente feita pela Ana Paula Zibetti. Ela explicou toda a proposta e citou os parceiros executores Itaipu, UTFPR, Unespar e Cooperativas beneficiadas, COAFCAM, COAMINC, COOPERIVAÍ, COAPROCOR e CANPAR.  No final, com um arremate muito importante fazendo observações sobre todas as propostas apresentadas fez seu pronunciamento a escritora e socióloga Moema Viezzer.    

Apresentação cultural “Gritaram-me Bugra”. Foi um espetáculo teatral muito emocionante retratando pela ótica dos jovens, a situação dos indígenas, com violência que as vezes leva à morte, discriminação da sociedade, dificuldade da convivência e a permanência entre dois mundos, o da manutenção da cultura e a necessidade da busca da busca do conhecimento acadêmico e também a utilização dos meios modernos que também eles têm direito, como o celular e a internet. A peça deveria ser apresentada em todas as cidades médias e grandes.

Encerramento da manhã: desafios dos NCS para 2026 e caminho adiante.

Almoço no local.

Vídeo com resultados do Programa de Governança Participativa.

Premiação do concurso de vídeos da formação dos jovens. A região de Campo Mourão foi premiada pela produção de um vídeo. Foram agraciados cada um/a com um Iphone moderno Isabely Turquino Barbosa da Silva, Samara Oliveira da Silva, Marlon Sidnei Santos e Yasmym Crystinny da Silva Lemes.

Composição da frente de autoridades, destaque para a fala do Enio Verri Diretor-geral brasileiro da Itaipu que fez referência a equipe da Itaipu envolvida no evento, Rosani Borba, gestora do convênio de governança participativa, Carmen de Lima Consultora pedagógica e Luiz Ferraro consultor metodológico.

Enio ressaltou sobre os investimentos da Itaipu e edital aberto para atender as instituições. Da parte do editor do Blog do Maybuk, professor Sérgio Luiz Maybuk, a Itaipu nunca investiu tanto em grupos de pessoas que realmente necessitam e isso só pode ser por vontade e direcionamento político da Itaipu Enio Verri e governo federal Presidente Lula. Essas ações todas não acontecem como um passe de mágica, é necessário vontade política, muito trabalho, muito recurso público e sensibilidade para escolher as comunidades que mais precisam de apoio.  

A outra fala de destaque foi do Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Guilherme Boulos , que é um órgão do governo federal responsável por articular  a relação entre o governo e a sociedade civil e coordenar a participação popular nas políticas públicas. A fala dele foi excelente, se comunica como ninguém, tem experiência em lidar com o povo e comunidades e foi aplaudido umas cinco ou seis vezes durante seu pronunciamento.

Assinatura das Cartas de Interesse para convênios. A UTFPR estava presente porque é a proponente do projeto de Campo Mourão.

Mística. Nessa parte foi um dos momentos mais lindos com a apresentação de membros de todos os núcleos destacando o que produzem. Em certo momento alguém iniciou uma música/cântico com uma bela letra “põe a semente na terra não será em vão ...”

No evento também teve crachá biodegradável com semente dentro. É só picotar e plantar. Tomates, margaridas etc. Teve sorteio do livro “Vocação de Semente – a história de uma facilitadora de inteligência coletiva”. Alguns crachás com uma marcação especial foi o critério de sorteio e a região de Campo Mourão foi contemplada também.

É necessário destacar o apoio da COAFCAM na pessoa do Claudinei (presidente) que cedeu o espaço da cooperativa para guardar os carros antes do embarque.

Agradecer o trabalho da bolsista Danielli Casarin Vilela Cansian no ônibus e também no evento.

Agradecer o apoio de Sami Messias que está coordenando outro Núcleo mas foi importante e sempre solícita lá em Foz do Iguaçu.

E finalmente agradecer todo o extraordinário trabalho da Nayara Caruzzo pelo trabalho intenso realizado ao longo de 2025 e até na véspera e no dia do evento e com o coração partido não pode participar fisicamente do evento porque o Matteo está para chegar e a prioridade é dele no momento.

O grupo que foi até Foz do Iguaçu é muito animado e com certeza muitas amizades foram feitas. Há muita gente boa ali, com ideias inovadoras, senso de justiça, desejo de mudar a vida para melhor das pessoas que vivem da agricultura familiar.

Que venha o próximo encontro.