sexta-feira, 23 de março de 2018

SARAU DA AME - MARÇO DE 2018

















O Blog do Maybuk é parceiro permanente da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello.

Não tive o prazer de participar, estava viajando, mas mais uma vez, recebi um belíssimo texto da presidente da AME – Associação Mourãoense de Escritores  Fátima Saraiva e publico na íntegra.

TEXTO DE FÁTIMA SARAIVA

Sábado, 17/03/2018, às 15 horas, mais um evento da Associação Mourãoense de Escritores – AME que entrou para história.

Mais uma vez, a sede dos nossos encontros, a Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio Martello, contou com o empenho da coordenadora Luciana Demetke, que sempre nos recepciona com muita dedicação.

É claro que foi notável a ausência de pessoas que sempre estão participando dos eventos com intervenções acrescentadoras.

Por outro lado, outras pessoas estiveram conosco nesta tarde pela primeira vez e suas presenças fez com que nos sentíssemos imensamente felizes.

Como bem lembrou a nossa amiga e vice- presidente da AME, Fátima Braga “o papel da AME, sobretudo, é agregar, incentivar, acolher”... E uma soma de pessoas com pensares e artes diferentes fez da nossa tarde muito especial.

Estiveram no evento: Maria de Fátima Veloso Braga (Fátima Braga) – Vice – Presidente da AME .

Maria de Fátima Saraiva Ferreira.

Maria Aparecida Gastaldo – A Cantora Gaúcha Gaiteira.

Flávio Afonso Lopes – Colecionador de Selos e com centenas de escritos não publicados.

 Cristina Gláucia Schreiner Mota – Membro da Academia Mourãoense de Letras e da AME.

Ana Aparecida Ceola Ribeiro – Membro da AME e grande poetisa.

Antonio Barros M. Filho – Professor da Rede Municipal de Campo Mourão e Escritor.

Luciana Demetke – Coordenadora da Biblioteca Prof. Egydio Martello e poetisa a se revelar.

Reinaldo Remigio – Locutor da Rádio Colmeia – Programa Jeitão de Caboclo.

Otmar Soares – Frequentador assíduo da Biblioteca Egydio Martello. Sempre presente nos Encontros da AME e nos demais eventos literários que ocorrem na biblioteca, bem como, os eventos externos.

Rosnei Junior – O Poeta de Garagem, dançarino, acadêmico do curso de Educação Física (Integrado).

Sônia Ubelina de Oliveira Silveira – Membro da AME, poetisa e Lojista.

Sílvia Fernandes - Membro da AME. Prestes a lançar mais um livro.

Maria do Carmo – A Cantora Paulistinha. Desenvolta em suas falas, autodidata instrumental e vocal.

João M. Lara – Membro da Academia Mourãoense de Letras e Simpatizante da AME. Criou o grupo do ‘autoconhecer’ e nos convidou a participar.

Kátia Ketten dos S. da Silva – A Cantora Kah Oliveira. Com muitas músicas autorais.

Daniel Marcelo E. da Silva – Produtor da Cantora Kah Oliveira.

Oswaldoir Capeloto – Grande poeta do improviso.

A Família Carneiro:

Maurício Caldas Carneiro – Autor do livro Poemas (Anos Noventa).

Doroty B. Carneiro – (Esposa de Maurício), lojista e apreciadora da literatura.

Isabelle Caldas Carneiro – (Filha de Doroty e Maurício). Entre seus inúmeros dons, encanta com a arte instrumental... Toca teclado.

Adelaide Bello Neitzke, funcionária pública e leitora apaixonada dos nossos escritores mourãoenses.


Prescila Alves Pereira Francioli (já participou da AME em outros momentos) e Márcia de Fátima Dal Pasquale, ambas foram minhas professoras, nas Disciplinas de Matemática e Geografia, no Colégio Carlos Drumond de Andrade / Bento Mussurunga, em meados de 1990.

Encantou-me rever minhas sempre professoras depois de tanto tempo, principalmente, num dos momentos que mais amo... Evento da AME.

Prescila Alves Pereira convidou-nos para o lançamento de seu fascinante romance ‘Fogo e Chuva’, que será no dia 13 de abril, a partir das 20 horas, no Salão Social do SESC. Localizado na Avenida João Bento 2020 – Centro. Campo Mourão/Paraná.

Três cantoras estavam presentes: Kah Oliveira (Kátia Ketten dos S. da Silva), a Gaúcha Gaiteira (Maria Aparecida Gastaldo) que cantaram músicas autorais e a Paulistinha (Maria do Carmo) que cantou uma música não autoral.

Todas nos encantaram pela desenvoltura musical e por deixarem transparecer tanto amor nos sons de suas vozes e ao tocarem seus respectivos instrumentos... Simplesmente, apaixonante.

Além de todos os presentes se apresentarem, o encontro foi alternado com músicas e intervenções de Ana Ceola, Cristina S. Mota, João Lara, Fátima Braga, Fátima Saraiva, Prescila Pereira, Sílvia Sampaio, Maurício C. Carneiro... Momentos que levaram os presentes a refletirem.

No decorrer do evento, Luciana Demetke, informou-nos que no dia 21/03/2018, quarta-feira, às 19h30min, nas dependências da Biblioteca Prof. Egydio Martello, teria mais um “Poetas em Casa” e que as estrelas da noite seriam: Cícero Pereira, Dalva Helena de Medeiros e Giselta Veiga.

Também ficou definido que o próximo Encontro da AME será no segundo sábado do mês de abril, 14/04/18, às 16 horas. A alteração do dia deve-se à comemoração do aniversário da Associação Mourãoense de Escritores, que no dia 16/04, completará vinte e dois anos.

Uma breve reflexão... Difícil não se apaixonar pela peculiaridade dos nossos encontros mensais. Cada encontro traz em si, a singularidade e nos deixam encantados por detalhes inovadores. Nem todos conseguem expor sua arte, mas, são seres incrivelmente maravilhosos, porque respeitam e apreciam a arte um do outro... Poetizar, cantar, dançar, musicalizar, encenar, escutar, doar... Tudo isso ou basicamente um desses dons, nos torna definitivamente excêntrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.