terça-feira, 31 de outubro de 2017

CIRANDA DE POESIAS E CONTOS DE LONDRINA-PR

No dia 27 de outubro de 2017 assisti a uma entrega dos prêmios de um Concurso de poesias de Campo Mourão-Pr realizado na Biblioteca Municipal professor Egydio Martello.

Na ocasião conheci antes das apresentações, uma senhora carioca muito dinâmica chamada Nina Cardoso. Depois fiquei admirado com a sua interpretação da poesia "estranho" que levou o primeiro lugar em interpretação. E fiquei pensativo quando ela pediu a palavra para parabenizar o poder público municipal por apoiar o evento. 

De acordo com informações que recebi posteriormente, ela comanda um projeto próprio em Londrina-Pr chamado "Ciranda de Poesias e Contos de Londrina".

A parte das Poesias já está em sua 13ª edição e a parte dos Contos é mais nova, está em sua 5ª edição.

O evento acontece anualmente e  eu divulgo aqui por ser mais uma oportunidade dos poetas e escritores do Brasil poderem concorrer com suas poesias e contos.

Em 2017 a apresentação será nos dias 24 e 25/11/17 no SESC.


O evento abrange toda a população de Londrina e cidades próximas, dividindo-se em 5 categorias - Infantil, Infanto Juvenil, Juvenil, Adulto e Experientes. 

Cada Categoria recebe sua própria premiação.

A premiação é composta por livros e troféus, para o 1º colocado e o melhor intérprete, feitos em vidro.

O Projeto é um "filhote" de Projeto idêntico que existe na cidade do Rio de Janeiro, onde ela e viveu 48 anos. Ela pediu autorização para reproduzi-lo em Londrina-Pr, quando percebeu que não havia nada na cidade  que tivesse este viés.

O enfoque maior é incentivar as crianças e os jovens a se expressarem através da literatura, a quererem ler mais e, assim melhor escreverem e melhor pensarem. Todas as escolas de Londrina e região, públicas e particulares, recebem o material de divulgação quando da abertura das inscrições.

Não existe financiamento público do Projeto. Segundo informações dela, com ajuda de alguns amigos pedem doações para poder custear o evento (o que não é nada fácil). 

Este ano estão fazendo a rifa de uma tela assinada que  foi doada a ela para este fim por uma artista plástica.

Ainda  faltam R$ 2.400,00. Mas segundo ela,  Deus é por nós!

Fica aqui  a divulgação do evento e a problemática em realizá-lo e dou meus parabéns à senhora Nina Cardoso.  


Um comentário:

  1. Sérgio, muito obrigado pela divulgação do que fazemos em Londrina. Este ano já estamos na reta final. Espero que, em 2018 tenhamos alguns concorrentes da área de Campo Mourão. Abraço.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.