sexta-feira, 8 de julho de 2011

DEFINIÇÃO DE FILHO

Hoje de manhã, recebi um email da minha querida tia Tereza Michalski que mora em Curitiba, sobre a definição de filho, escrito pelo grande José Saramago. Achei tão bonito e profundo que resolvi publicar no meu blog e dividir com todos:


"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder ? Como ? Não é nosso, recordam-se ? Foi apenas um empréstimo. "

José Saramago

9 comentários:

  1. filho um comprometimento seu com a sociedade, pois é de sua responsabilidade lhe fornercer as suas maiores riquezas,amor, carinho, afeto, educação, dando orientações para que ele possa seguir a vida de forma que olhemos para ele e nos orgulhemeos em recitar este é meu filho e que ele olhe para nós e sinta este mesmo orhulho ao dizer este e meu PAI.
    ASS:Adriano Fernando Ramos 2ºA economia

    ResponderExcluir
  2. Ter um filho e pra sempre, uma responsabilidade um amor e comprometimento incondicional. Dar amor, carinho, educação é essencial mas também é necessário saber dosar corretamente tudo isso inclusive a hora de dizer "não" pois isso também ajuda a formar grandes cidadão. Há um ditado que diz " um pai cuida de dez filhos, mas, dez filhos não cuida de um pai" então também não podemos nos esquecer da nossa responsabilidade como filhos, pois um dia também seremos pais. Rosana B. Vieira 2º A Economia.

    ResponderExcluir
  3. Bianca Burdini Mazze10 de julho de 2011 às 19:01

    Uma sensível e maravilhosa definição.
    Somente o Saramago poderia ter feito.

    ResponderExcluir
  4. Marcos Souza - 2º A de Economia11 de julho de 2011 às 17:09

    Estou eu nesse momento olhando para uma das minhas filhas, e me pergunto, como ainda existem pessoas que conseguem esquecer,abandonar,ou ter atos ainda mais cruéis com um ser tão importante nas nossas vidas,que faz a gente mudar de rumo tendo atitudes e comportamentos diferenciados de costume, só para servir de espelho para eles,"no meu caso para elas",se foi um empréstimo quero pagar com juros e correção na forma de amor e carinho e dedicação.

    ResponderExcluir
  5. zeli miranda 2º A Economia14 de julho de 2011 às 07:13

    realmente ter um filho é um ato de coragem, mas acima de tudo acredito que seja doaçao, ainda que seja emprestimo prefiro correr o risco e pagar os juros.

    ResponderExcluir
  6. Ter filho, a sensação mais maravilhosa do mundo, ter uma pessoa que desde a barriga passa a ser o mais importante pra você, um amor sem explicações, a coragem de arriscar tudo só para ver o filho bem, mesmo sabendo que ele vai sair debaixo de nossas asas e viver para o mundo. Pena que muitos pais não dão o valor devido. (Camila R. Bezerra, 2º A ano de Economia)

    ResponderExcluir
  7. Ter um filho, é mudar completamente em todos os sentidos e sentimentos.Imagino que ter um pedaçinho de você de seu sangue seja um grande passo na vida de qualquer pessoa é um grande presente. Pena tantas crueldades feitas com esses anjinhos. Que vem ao mundo para nos tornar melhores pessoas,fazendo com que nós possamos rever nossos propios conceitos para fazer nossos filhos pessoas boas e respeitas, pois quem por enquanto ainda é so filho, quando for pai saberá o ato de coragem que terá q ter. Elaine Kohler 2A ECONOMIA

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tenho filhos, mas sei a responsabilidade que é ter um, sei as alegrias que eles nos trazem e sei que por mais que pensamos que eles são nossos, um dia percebemos que aquele lindo rostinho de anjinho indefeso esta se tornando adolescente, depois passa a ser jovem e por fim adulto, nessas horas percebemos que a vida é curta e os melhores momentos foram aqueles que compartilhamos com alegria e brincadeira aproveitando cada minuto do nosso tempo com eles. E possamos até mesmo nos arrepender de não termos aproveitado mais e mais.
    E quando eles saírem de casa por motivos de ir buscar suas próprias conquistas seus próprios objetivos veremos como é triste o silencio e a falta de ouvirmos aquela linda voz dizendo ( Pai ). Depois com o passar do tempo podemos ver os netos que nos ira fazer lembrar-se dos momentos com nossos filhos e enfim podermos descansar em paz tendo a consciência de que nossa parte de cidadão fizemos e deixamos uma grande riqueza , “ nossos filhos “.

    Uma vez li um texto de autor desconhecido que dizia a seguinte mensagem.
    Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÕES DO MUNDO, os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles, podem desejar e contribuir para o sorriso dos filhos , mas não podem ser felizes por eles.
    “Então se você já tem filhos lhe de carinho e atenção e divida tudo o que pode ser útil com eles e lhe mostrem o caminho certo a seguir sem que ele vá sem noção para o caminho errado, e se você ainda não os tem como eu, tudo o que tenho para dizer é construa uma estrutura em sua vida para que quando eles vierem você tenha tudo o que eles possam precisar principalmente o mais importe tempo para eles e muito carinho.


    " Jonathan Backes Camargo , 2ºA Economia "

    ResponderExcluir
  9. Luana Bello 2a Economia17 de julho de 2011 às 13:11

    É duro para os pais encarar essa realidade mas o filho é criado para o mundo, a mãe faz o que pode e ate o que não pode para cria-lo e um dia e segue sua vida, é difícil para um pai e uma mãe essa realidade, mas creio que vale a pena o emprestimo.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.