quinta-feira, 29 de julho de 2010

REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA VERSUS O INTERIOR, QUAL É MAIS IMPORTANTE AOS CANDIDATOS?

Existe uma conversa sobre quem leva mais vantagem na eleição para governador no Paraná, considerando que temos dois polos diferentes, ou seja, a região metropolitana de Curitiba incluindo o litoral que parece ser mais favorável ao Beto Richa, em função dos altos índices de aprovação na condição de prefeito da capital e o interior que parece ser mais favorável ao Osmar Dias.

Na eleição passada tivemos no segundo turno o curitibano Roberto Requião que tinha mais apoios no interior, até porque já tinha sido governador por duas vezes e senador. Seu adversário era o maringaense Osmar Dias que tinha o apoio do prefeito de Curitiba Beto Richa e que teve então um acesso mais fácil em Curitiba. No final das contas, o vencedor ganhou a eleição com pouco mais de 10 mil votos e a eleição talvez tenha sido uma das mais disputadas da história do Brasil. Na ocasião, caiu por terra esta história de voto mais importante ser da capital ou do interior, cada votinho suado e conquistado fez o candidato Requião respirar aliviado somente nos últimos minutos da apuração.

Eu que sou fanático por política, acompanhei a apuração desde a abertura das urnas até o final e o Osmar começou na frente e foi até os últimos minutos. Acompanhei pela TV Tarobá e lembro como se fosse hoje, quando o jornalista Cacau Negreiros ao observar que as urnas do interior apontavam vitória para o Roberto Requião e que a diferença ia diminuindo a cada instante, afirmou, posso não entender de eleição, mas acho que o Requião vai virar no final. Dito e feito.

Na eleição deste ano, vai ser duríssima, porém penso que o Osmar Dias leva vantagem no final em função de alguns fatos:

- Perdeu a passada por 10 mil votos e é conhecido pelo Paraná inteiro. E sempre foi bem votado em todas as eleições que disputou;

- Está numa coligação muito forte, principalmente porque tem o PMDB de vice e que tem uma grande quantidade de prefeituras;

- Tem o apoio da máquina que igualmente ao caso da eleição para Presidente o favorece;

- É apoiado pelo Presidente Lula e pela Dilma e quando esta, começar a ampliar sua diferença em relação ao Serra vai ser importante, assim como fez a diferença o Lula e o PT em favor do Requião na eleição passada;

- Tem na sua chapa os dois futuros senadores Requião e Gleisi. O primeiro por mais que metade da população paranaense possa não gostar dele, a outra metade , como disse certa vez a jornalista Ruth bolognese, vai elegê-lo senador num piscar de olhos. A segunda tem um carisma espetacular e um poder de convencimento muito grande.

Quanto à divisão de interior e capital/região metropolitana, eu que sou economista e adoro brincar com números e fazer projeções, fiz três simulações sobre o eleitorado da captital/região cmetropolitana e o interior.

O Paraná tem 7.641.553 eleitores.

Em Curitiba estão 1.309.961 eleitores que correspondem a 17,14% do total.

Na região metropolitana mais o litoral estão 1.135.601 eleitores que correspondem a 14.86% do total.

No interior estão 5.195.991 eleitores que correspondem a 68,00% do total.

Simulação 1 - Beto obtendo 65,00% dos votos na capital e região metropolitana e Osmar com os 35,00% restantes. No interior Osmar obtendo 55,00% contra 45,00% de Beto.

Beto faria 3.927.810 votos correspondendo a 51,40% e Osmar faria 3.713.741 votos correspondendo a 48,60%.

Simulação 2 - Osmar aumentaria um pouco a vantagem no interior sem alterar na capital e região metropolitana:

Beto obtendo 65,00% dos votos na capital e região metropolitana e Osmar com os 35,00% restantes. No interior Osmar obtendo 60,00% contra 40,00% de Beto.

Beto faria 3.668.011 votos correspondendo a 48,00% e Osmar faria 4.033.540 votos correspondendo a 52,00%.

Simulação 3 - Osmar permaneceria com a situação inicial no interior mais diminuiria um pouco a diferença na capital e região metropolitana:

Beto obtendo 60,00% dos votos na capital e região metropolitana e Osmar com os 40,00% restantes. No interior Osmar obtendo 55,00% contra 45,00% de Beto.

Beto faria 3.805.532 votos correspondendo a 49,80% e Osmar faria 3.836.019 votos correspondendo a 50,20%.

As alterações também podem acontecer em favor do candidato Beto abocanhando mais votos no interior e mantendo na capital e região metropolitana. O que quero mostrar aqui é cada percentual a mais conquistado tanto num polo quanto no outro pode alterar o cenário em favor de um ou de outro. E mais uma vez constata-se todos os votos são importantes.

Vamos aguardar as eleições e ver o que acontece.

5 comentários:

  1. André Luiz Barberá - 4 ano de Economia1 de agosto de 2010 às 10:14

    Sem dúvida alguma teremos, assim como em 2006, uma disputa acirrada pelo governo do nosso estado neste ano. Acretido da decisão no segundo turno entre os candidatos já citados pelo Maybuk, onde aquele que conseguir a maior e melhor aliança política tera vantagem na disputa, podendo até conseguir uma diferença razoável de votos, mas o que tudo indica ocorrerá mesmo também no segundo turno um resultado apertado. Na região de curitita e litoral com certeza o Beto levará vantagem, afinal seu mandato de prefeito teve uma avaliação muito boa da população, já no interior nota-se uma ligeira vantagem do Osmar. Ainda tenho dúvidas em escolher um favorito a vitória nas urnas, prefiro acompanhar como as coias vão acontecer daqui até o dia das eleições onde muita coisa pode mudar!

    ResponderExcluir
  2. Zenilda Fernandes A. Rodriguez( 4º Ano Economia)2 de agosto de 2010 às 12:56

    Eleição para Governador de nosso estado, julgo- a muito importante não menos importante para Deputado Estadual e Federal, bem como para Presidente e Senadores. Assim como o professor me divirto fazendo projeções e adoro quando acerto, mas esse ano em minha andanças tenho visto agricultor que anteriormente votava Osmar, venrando Beto e vice e versa. Do meu humilde ponto de vísta penso que pela primeira vez em nosso estado, qualquer um dos dois que for eleito, nenhum será de todo ruim, ambos tem boas propostas e um bom passado político.
    Mas ainda acho que vai dar Beto, é esperar pra ver...

    ResponderExcluir
  3. Marlon - 4* ano de Economia3 de agosto de 2010 às 20:35

    Os dias passsam e a unica coisa que podemos afirmar é que esse ano politico promete, Candidatos munidos de boas intençoes,e cheios de excelentes planos, batendo em nossas portas prometendo aquilo que ja ouvimos varias e varias vezes. No entanto alguns candidatos se destacam, pois, com um historico positivo e sem manchas nos levam a acreditar que é possivel sim termos bons representantes, Mas o mais interessante é saber que nossos votos mesmo sendo do interior, exerce um poder unico, de colocarmos ou nao, alguem no poder. Isto posto, conciencia e discernimento sao indispensaveis para nossos proximos dias...

    ResponderExcluir
  4. Meriene de Lima Ribeiro - 4º ano de economia4 de agosto de 2010 às 09:27

    Toda disputa eleitoral, independente dos candidato, sempre é muito eletrizante, e quando os candidatos são de regiões diferentes a emoção aumenta, a coligação feita entre os partidos também ajuda na disputa. O que irá pesar na hora da escolha do voto será a intenção das propostas do futuro.

    ResponderExcluir
  5. Débora Cristina Rosa, 4 ano, Economia.4 de agosto de 2010 às 17:04

    Estive lendo no Boletim semanal da FAEP, que 64% da renda do estado está concentrado na região metropolitana de curitiba. as outras cidades ficam com uma pequena parcela a ser distribuida. acredito que os candidatos vão fazer seus comissios na regiao menos abastada, onde a população é mais influenciavel, ou mais facil de ser comprada pelos candidatos.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.