quinta-feira, 29 de julho de 2010

ANÁLISE SOBRE A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Meu colega de Fecilcam professor Marcelo Marchine Ferreira me provocou para que eu faça uma análise da eleição em nível nacional e estadual . Nesta matéria escrevi sobre a eleição presidencial, em outra escreverei sobre a estadual. Não me considero capacitado para fazer uma análise consistente sobre o assunto mas posso fazer algumas considerações.

Com referência à eleição nacional não tenho a menor dúvida de que a Dilma vai se eleger, não sei se no primeiro turno ou no segundo. Os motivos que me fazem pensar desta forma são:

- ausência de projeto da oposição, o PSDB está igual o PT na época do Plano Real, a economia estava tão boa e não havia o que falar, pois temas como saúde, educação, violência, corrupção, política externa, etc, são importantes, mas não são determinantes na hora de votar.

A classe menos favorecida observa a despensa (tem mais comida atualmente?), e o interior da casa tem mais coisas novas graças a capacidade de pagamento das prestações? E não adianta a oposição dizer que pobre não sabe votar, porque o mesmo pobre que votou no Lula e vai votar na Dilma, também votou duas vezes no Fernando Henrique Cardoso. Não podemos esquecer que o governo Lula tirou mais de 20 milhões de pessoas da miséria. Quanto à classe média, esta vai observar se está podendo pagar a escola particular, manter os bons almoços nos finais de semana e se está podendo viajar tranquila nas férias etc.

- a candidata do PT tem o apoio do Presidente da República mais bem avaliado da história;

- as condições econômicas embora não sejam espetaculares, são muito boas, teremos um crescimento economico de 7% este ano (a história recente já mostrou que prosperidade econômica é sinônimo de sucesso eleitoral, foi assim com 90% dos candidatos a governadores do PMDB de José Sarney no Plano Cruzado , FHC no Plano Real e Lula nas duas eleições) e para constatar a dinâmica é só ir aos supermercados lotados, nas lojas de eletrodomésticos, tentar encontrar disponíveis: pedreiros, carpiteiros, etc e etc.

- Outro ponto importantíssimo a favor da Dilma é que ela tem quase o dobro de tempo do adversário no rádio e na televisão e isso, para quem tem o que mostrar é uma diferença fundamental. O brasileiro só começa a pensar de fato na eleição a partir dos debates e principalmente os programas eleitorais. A escolha do Michel Temer para vice foi importantíssima, não pela pessoa dele, mas porque o PMDB tem mais de 1000 prefeituras no país e a máquina pública sem dúvida ajuda prá caramba.

- A candidata Dilma que muitas pessoas achavam que seria um poste, e que não teria capacidade executiva vai surpreender positivamente, pois já foi secretária de fazenda da prefeitura de Porto Alegre, foi Secretária da Minas e Energia do governo do Rio Grande do Sul, foi Ministra das Minas e Energia do Governo Lula e principalmente foi Ministra Chefe da Casa Civil que é o cargo mais importante do governo, tecnicamente falando ela é muito melhor que o próprio Lula, ela comandou todos os programas importantes do governo.

- A candidata Dilma também vai se dar muito bem nos debates, pelas entrevistas que assisti, ela não deixa pergunta sem resposta, é boa de briga, tem os números do governo na ponta da língua e não se intimida. Uma mulher que foi torturada, abusada sexualmente na prisão, que venceu um câncer e está aí firme e forte não vai tremer na base. Recomendo ao meus internautas assistirem o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=LalTmMX3XQI em que a Dilma trucidou o Senador (filhote da ditadura) Agripino Maia em que ele fez uma pergunta e recebeu uma resposta que nunca mais na vida vai esquecer, aliás dizem que ele é que a lançou candidata a presidente naquele dia.

- Finalmente depois que o Brasil elegeu um Presidente operário que hoje tem no final de governo mais de 80% de aprovação, penso que chegou a vez de elegermos uma mulher na Presidência. A mulher consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, é mais sensível, é mais concentrada, é mais responsável.

Um comentário:

  1. Olá Maybuk... Gostei de sua abordagem em relação à análise que teceu das eleições presidenciais.
    Eu continuo acreditando que nessas eleições estamos sem alternativa. Não há nada de novo. Não digo isso em relação aos candidatos. Mas não há, de nenhuma parte, propostas políticas novas, que nos chamem a atenção, que nos dêem alguma empolgação de engajamento, algo que nos dê esperança em voltar acreditar que a política é realmente uma arena de luta, ou melhor, que é A arena de luta melhor que existe para se promover mudanças.
    Nem mesmo a Marina Silva, que entendi de início ser uma opção diferente, está me descontentando. Todos estão apáticos, sem propostas, sem planos, sem idéias inovadoras.
    O que temos é: matermos do jeito que está (continuar assim) ou mantermos quase do jeito que está (algumas variações mas sem sair do tom).
    Temos que debater mais, discutir melhor. O que acha?
    Abraços.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.