terça-feira, 7 de julho de 2009

TEXTO SALOMÃO PRUDENTE

Recebi por email um texto do meu aluno do 2º ano de economia Salomão Prudente, sobre a redução de IPI executado pelo governo federal e seu impacto na economia, diante disso publico uma parte das considerações do acadêmico:

"Em momentos de crise com essa que o governo está enfrentando, o governo procura amenizar o efeito desse problema na economia.
Vejamos essa medida de nosso governo, de reduzir IPI, para movimentar a economia. Temos um grande efeito com essa medida, com esta redução, os preços dos produtos industrializados são minimizados, devido o IPI reduzido, fazendo com que a demanda de tais produtos seja ampliada e consequentemente a oferta se obriga a aumentar para suprir essa necessidade.

Esta forma utilizada pelo governo para amenizar a crise está funcionando, e estamos sentindo menos a crise ou nem sentido a influência dela sobre o ramo que estamos atuando. Tomara que continue assim, pois se a crise chegar forte até aqui, a economia brasileira terá grandes problemas"

4 comentários:

  1. simoni 2ºano de economia7 de julho de 2009 às 16:47

    como disse nosso colega Salomao, o governo conseguiu amenizar a crise reduzindo o IPI, assim nós nao sentimos tanto o efeito a crise. Não sei, se em outras regiões está deiferente da nossa, mas aqui não sentimos tanto a crise, graças ao governo que soube manter o problema.

    ResponderExcluir
  2. Vejo o IPI como uma grande estratégia do Governo afim de estimular, proteger e até alavancar as vendas. Pois em tempos de crise se não houver incentivos e facilidades as pessoas deixam de consumir, logo não injetam dinheiro na economia
    o que colabora com o declinio na taxa de crescimento economico.

    ResponderExcluir
  3. FÁBIO 2º ANO DE ECONOMIA17 de julho de 2009 às 12:11

    Considero a redução do IPI uma boa para as empresas grandes, mas vale a pena o governo notar as pequenas empresas, haja vista que tanto a carga tributaria, quanto a burocracia são enormes, vale ressaltar que foi ótimo a redução de ipi das empresas não sou contra, mas sou ainda mais defensor a diminuição dos impostos cobrados nos produtos no Brasil, e diga-se de passagem são uma das maiores do mundo. Esses dois em conjunto com as reduções já existentes faria ter-mos um maior poder de crescimento dos pequenos, e médios empresários, e estes concorreriam com as grandes por fatias do mercado.
    Fabio Da Silva Smoliak 2º ano de ciências econômicas

    ResponderExcluir
  4. Alex 4º Ano de Economia25 de julho de 2009 às 20:13

    Olá, primeiramente parabenizo o aluno Salomão pelas considerações... Passo agora para o meu comentário:
    Nós como futuros economistas, devemos identificar precisamente os motivos e efeitos de medidas tomadas no cenário econômico. Medidas tais como a redução do IPI, no ramo dos Eletrodomésticos e Automobilístico são tomadas afim de que, com a diminuição da demanda causada pela instabilidade em tempos de crise, o consumidor tenha um estimulo para voltar às compras, nesse caso o preço, e com isso as empresas não demitam por queda nas vendas, assim os trabalhadores se mantêm em seus postos de trabalho e produzindo para seu bem estar e suprir suas necessidades básicas.
    Por fim, para evitar que os efeitos da crise econômica prejudiquem a classe marginalizada da população, bem como os empresariais com percas irreparáveis, o governo se faz presente com medidas para induzir a população agir de uma forma “prevista”, a fim de atingir um bem maior para toda uma nação.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.