quinta-feira, 2 de julho de 2009

A FECILCAM E A PRESENÇA NA COMUNIDADE

Sou um defensor de que a FECILCAM deve ter presença marcante na sociedade mourãoense e na região como um todo. Na semana passada ela contribuiu para realização de dois eventos importantíssimos para toda a sociedade.

A FECILCAM participou no último dia 30 de junho, da Conferência Intermunicipal de Educação, realizada para discutir a respeito do Documento de Referência da Conferência da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010) e propor emendas, que serão apresentadas na fase regional em Curitiba-Pr .

Na parte da manhã no Celebra eventos , o diretor da FECILCAM Antonio Carlos Aleixo teve direito à palavra, pela qual ressaltou a importância a importância da conferência que, segundo ele, é um exercício da democracia. "Este espaço é fundamental para aqueles que se dedicam à educação, através da CONAE podemos acreditar que a educação pode ser transformada,também, for da sala de aula. Planejando ações e propondo políticas elevamos o nível de debate em nossa região", afirmou.

Aproximadamente 500 pessoas participaram da conferência. Pais, alunos, professores e funcionários da rede básica e superior de ensino assistiram a palestra com a presidente estadual da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho. Após a palestra, os participantes se reuniram para discutir os seis eixos do documento da CONAE.

Na parte da tarde houve uma grande tarde de trabalho nas dependências da FECILCAM em que foram discutidos todos os eixos da conferência.

Além da Conferência Intermunicipal de Educação, a FECILCAM esteve presente na Conferência de Segurança Pública, realizada no começo da semana pela Polícia Militar, com o propósito de modificar os panoramas da segurança pública municipal, estadual e nacional.

De acordo com o subcomandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, major Antonio Roberto Padilha, esta conferência é relevante porque envolve toda a sociedade. "Tivemos uma participação popular, onde diversos segmentos da sociedade se fizeram presente, expondo suas opiniões. É primeira vez que o Brasil realiza um debate sobre a Segurança Pública com policiais militares e civis, comunidade em geral e poder público", destacou.

Durante a conferência foram discutidos temos como cidadania, participação popular, prevenção e repressão ao crime, entre outros assuntos. O objetivo é, através da conferência, elaborar uma Política Nacional de Segurança Pública.

Foram discutidos vários eixos e os coordenadores dos mesmos foram Cristiano Calixto, Ivone de Lourdes Capristo Malho, Roberval Prado, Nelson João Casarolli, Ademar de Oliveira Lins, Paulo Sérgio Gonçalves e Leandro José Calegari.

O evento na FECILCAM for organizado pela professora Irene Maria Brzezinski que teve um grande trabalho. A FECILCAM nas duas conferências demonstrou mais uma vez sua importância tanto para no município de Campo Mourão quanto na região.

2 comentários:

  1. Clovis José dos Santos5 de julho de 2009 às 20:20

    concerteza é muito importante a participação da nossa FECILCAM nas discussões relacionadas com a área social....a comunidade espera sempre o melhor de uma instituição de ensino onde se forma pessoas que pode ser capaz de mudar o rumo da sociedade.....

    ResponderExcluir
  2. Graziele Nascimento9 de julho de 2009 às 19:55

    A FECILCAM é uma instituição ampla no que diz respeito à comunidade. Exemplo disso é a Conferencia de Segurança Pública que foi realizada no anfiteatro pela Polícia Militar, como estagiária do Programa Pró-Egresso de Campo Mourão, localizado nas dependências da FECILCAM, eu e as demais estagiárias trabalhamos naquela conferencia e observamos a real preocupação das pessoas e lideranças da comunidade com o problema da segurança pública. Com a união da comunidade e a orientação da Polícia Militar, podemos combater a violência de uma maneira mais firme e eficaz, é preciso que haja mais conferencias como esta, até mesmo voltada para os próprios alunos da FECILCAM. Com prevenção e orientação é possível diminuir a violência. Um policial me disse o seguinte: “não precisa fazer coisas mirabolantes, é só cada pai e mãe cuidar de seu filho, prestar atenção, verificar as companhias, só isso já ajudaria muito a polícia.”

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.