quarta-feira, 4 de março de 2009

DUAS ENTREVISTAS IMPORTANTÍSSIMAS SOBRE A CRISE MUNDIAL

Recomendo aos meus internautas duas entrevistas importantíssimas sobre a crise mundial.

A primeira delas com um dos maiores intelectuais brasileiros Chico de Oliveira, doutor honoris causa pela USP e pela UFRJ. Em que detalha de que a grande crise tem origem num processo violento de aumento de mais-valia na China e na Índia e que proporcionaram ganhos fabulosos aos capitalistas e que como consequência desestabilizaram de vez o sistema capitalista.

Ele também afirma que o Brasil com um governo de esquerda tem uma oportunidade extraordinária de fazer uma grande transformação parecidas com aquelas feitas por Getúlio e Juscelino. CLIQUE AQUI para ler matéria.

A outra entrevista é com a fascinante economista Professora Maria da Conceição Tavares. Eu já tive o prazer de assistir uma palestra com ela no Rio de Janeiro. Pedi inclusive ao nosso Diretor Antonio Carlos Aleixo para tentar trazê-la na FECILCAM.

A professora afirma que a crise é gravíssima e que ninguém sabe quando vai terminar e de que jeito, mas destaca que o Brasil está numa condição confortável em relação a outros países e num momento muito interessante na história. CLIQUE AQUI para ler matéria.

2 comentários:

  1. Thiago M. Covalski - 2° e 4° ano Economia5 de março de 2009 09:21

    Muito interessante as entrevistas, em especial a da professora Maria da Conceição onde coloca a crise como realmente grande e forte, até mais do que a crise de 1929, e põe o Brasil numa posição favorável em relação aos
    outros paises. Mais, conversei com investidores que me afirmaram que o Brasil pode sentir ainda mais os efeitos da crise, pois afirmam que ainda é mais seguro investir em ações de outros países e nossa reserva de dólares não é suficiente pra nos dar segurança.
    Particularmente, concordo com todos os pontos da professora, mais acho que podemos afundar ainda mais.

    ResponderExcluir
  2. Juliano Domingues - 2.º Economia6 de março de 2009 11:06

    Apesar de não assistir as palestras integralmente, consegui constatar tanto na entrevista do Chico de Oliveira quanto da Maria da Conceição Tavares, o importante e imprescindível papel do Estado para conter a crise e melhorar os rumos do país, para que restabeleça o sistema capitalista, fato constatado com a grande intervenção do Estado Americano para conter a crise dos EUA. Contudo, aproveitando a atual conjuntura econômica, cabe a nós refletir, sem demagogia ou idealismo, que é mais do que necessário repensar o sistema de consumo que vivemos, pois a responsabilidade com o meio-ambiente não deve ser apenas política de marketing, considerando a grande possibilidade da saúde do Planeta Terra não suportar tanto consumo. E é responsabilidade de nós, futuros gestores do mundo, manter um planeta saudável para as próximas gerações.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.