sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ELEIÇÕES NAS ESCOLAS ESTADUAIS

Ontem (20/11) dia dedicado à consciência negra que surgiu para que nós brasileiros, reconheçamos de uma vez por todas, tanto a importância histórica dos negros deste país que trabalharam duro para gerar riquezas para outros usufruírem, quanto para que possamos mudar a realidade cruel que ainda persiste sobre a maioria absoluta dos afro-descendentes na atualidade.
Coincidentemente ontem aconteceram mais uma vez, eleições diretas para diretores de escolas. E é presiso destacar que esse fato é uma grande conquista que não podemos deixar acabar. Embora se reconheça que ainda há abuso de poder e uso da máquina em algumas escolas; que há professores que não se envolvem devidamente; que há alunos que se deixam levar por situações pequenas e momentâneas. Apesar destas coisas é preciso acreditar e lutar por este avanço que são as eleições diretas para os diretores.
Quanto mais disputas eleitorais e democráticas tivermos nas escolas, mais as pessoas vão se politizando e alternativas melhores surgirão. Eu sempre defendo que a escola em qualquer nível, é o grande espaço das mudanças e não deve ficar apenas entre professores, funcionários e alunos. Deve necessariamente envolver os pais e a comunidade da escola.
É preciso não apenas chamar a comunidade que venham às escolas, mas fundamentalmente as escolas devem ir em todos os espaços da comunidade. Eu só valorizo quando sou valorizado. Essa é máxima. A sociedade funciona assim. É preciso que os diretores tenham idéias inovadoras, revolucionárias, que se destaquem.
Você pode visitar várias casas, mas aquela que tiver algo de destaque, um belo jardim, uma bela pintura, um belo lustre etc, é justamente a que vai ficar na sua memória. Os diretores de escolas tem que ser os grandes lustres nos ambientes em que atuam, pois isto pode fazer a diferença. Mas não o lustre por ser pesado e grande porque isso pode ser prepotência e opressão, mas fundamentalmente o lustre que ilumina e irradia luz e torna o ambiente agradável e acima de tudo dinâmico e transformador.
Ontem pelas informações que tive alguns colegas meus foram eleitos: a Walquíria, o Joseval, o Edson, mas quero destacar as professoras Maria de Lourdes Ceolim e Sandra Manchenho eleitas como diretora e vice diretoras respectivamente do Unidade Pólo, pois tive o privilégio de ser convidado a participar da comemoração deles. Na ocasião estavam alguns professores e funcionários do colégio que eu não conhecia, mas posso garantir que foi um momento muito agradável.
No mais, parabéns a todos os eleitos ontem e que façam uma ótima administração.

3 comentários:

  1. Agradecemos as belas palavras. Foi um dia especial tanto para a história do Brasil como para a história do Paraná. como educadores que somos devemos atuar sempre em prol da comunidade escolar. Nos esforaçaremos sempre para construirmos juntos uma escola demmocrática.

    Abraços

    Lourdes

    ResponderExcluir
  2. Legal a matéria Maybuk, principalmente o lance dos lustres... hehe. É uma metáfora que me faz lembrar dos tempos de Pastoral da Juventude...

    Abraços e Sucessos !!!

    Anderson

    ResponderExcluir
  3. Maybuk,

    Muito importante estas eleições diretas, no qual podemos escolher os que achamos mais preparados e os que realmente firmam o compromisso com a entidade em busca de melhoras continuas em prol do alunos e da comunidade em geral. Muito interessante também foi a renovação em algumas escolas, pois novas idéias, novos planos e vontade de mostrar a sua capacidade somente vai acrescentar melhoras as entidades.

    Parabéns a todos e sucesso nessa nova etapa.

    Abraços.

    Valdir.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.