domingo, 28 de setembro de 2008

ACADÊMICOS E OS EXEMPLOS DE SOLIDARIEDADE

PROFESSORA JANETE (TERCEIRA À ESQUERDA EM PÉ) , PROFESSOR JESUS (ABAIXADO DE AZUL) E OS REPRESENTANTES DOS ACADÊMICOS DE ECONOMIA
QUASE DUAS TONELADAS DE ALIMENTOS ARRECADADOS PELOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECILCAM.


Mais uma semana do economista se passou e mais uma vez os acadêmicos de economia arrecadaram alimentos para serem doados aos necessitados de Campo Mourão.
Esta foi a terceira vez seguida que entregamos os alimentos (este ano professores Jesus e Maybuk e o funcionário Edinaldo) para duas instituições que fazem um trabalho maravilhoso em Campo Mourão.
Com esta matéria quero fazer um convite à todas aquelas pessoas que não têm grandes necessidades financeiras, mas que acham que têm problemas para visitarem a "Casa de Apoio às pessoas que tem câncer" e o "Lar da Dona Jacira".
No primeiro caso, a entidade faz comida e oferece poso aos portadores de câncer e também aos familiares que acompanham os doentes que têm poucos recursos. Todos nós sabemos que essa doença é cruel, porque além de provocar sofrimento ao paciente, também faz sofrer quem acompanha de perto. Imagine como é o tratamento de uma pessoa pobre que têm de andar de ambulância lotada toda a semana para fazer quimioterapia e todo aquele efeito colateral posterior. Mas o trabalho executado pela casa de apoio, com ajuda dos doadores é belo exemplo.
No segundo caso, penso que talvez seja o caso mais belo que eu já vi de doação, pois no Lar da Dona Jacira, ela e a Dona Alba e os colaboradores, são na minha opinião, anjos que cuidam de anjos. Eu que tenho um filho e uma sobrinha saudáveis, cada vez que vou naquele lar, sinto que realmente não tenho problemas.
Atualmente eles atendem 14 pacientes e todos eles com algum tipo de deficiência. Alguns são surdos, outros cegos, alguns se alimentam por sondas, outros têm água no cérebro, outros são todos atrofiados que necessitam de trabalho diário de massagens nos braços e pernas (que são feitos na APAE de Campo Mourão durante o dia e à noite no Lar da Dona Jacira). Alguns pacientes desses já fizeram várias cirurgias. Tem um menino que chegou lá com 15 dias e hoje tem quinze anos.
Os pacientes tem que tomar sol todo dia, mas qualquer vento pode dar gripe e quase todos eles têm difilculdade de respiração e podem ter problemas sérios. Mas o mais importante de tudo é perceber o carinho como os pacientes são tratados. Cada visitante que vai lá a Dona Jacira ou a Dona Alba apresenta um por um pelo nome e as crianças ficam agitadas querendo se expressar da forma deles. A gente toca nas mãos ou nos pés deles e eles correspondem o carinho de alguma forma. Tentam sorrir, tentar falar, mas acima de tudo demonstram a felicidade com a visita.
O professor Jesus pediu para um deles que deve ter uns 10 anos que fica deitado ao lado do berço de um bebezinho de 8 meses e este ficou todo agitado. No final, nos despedimos e ele que não fala e acho que não enxerga direito, acenou a mão para nós.
Confesso a todos os meus internautas, desde a primeira vez que visitei aquelas criaturas "anjos de Deus", minha vida mudou completamente, pois entendi que realmente não tenho mais problemas como eu achava que tinha.
Peço a todos os acadêmicos da FECILCAM, professores, funcionários e os demais leitores do meu blog: Conheçam o Lar da Dona Jacira, vivam a experiência que eu já vivi e o mais importante, ajudem, levem comida, doem dinheiro, contem para os outros.

5 comentários:

  1. Boa noite Maybuk,

    Parabéns pelo seu Blog e parabéns também ao curso de Economia pelo maravilhoso trabalho com as duas entidades. Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Confesso professor que este ano pensamos seriamente em ficar de fora, a prova de arrecadação de alimentos (diga-se de passagem a mais difícil), foi a que nos fez avaliar e mudar de idéia, refletimos: Somos jovens, saudáveis e podemos fazer algo pelo próximo,vamos em frente mas só se for pra vencer, aí está fomos campeãos, mas quem ganhou foi nossa comunidade. Parabéns á todos pela participação ano que vem campeões de novo. Duvidam?

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo feliz comentário de
    ao nos depararmos com esses "anjos
    de Deus", possamos realmente acreditar que não temos grandes
    problemas.As vezes reclamamos muito
    por tão pouco. Faço votos que todos
    que possam ler estas menssagens, se
    não puderem ajudar materialmente,
    fação orações para que Deus de força a Tia Jacira e a Alba, pois eu as conheço bem, e sei o quanto merecem as bençãos divinas.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de parabenizar a Dona Jacira e a Dona Alba , elas com certeza são" anjos de Deus" pois dedicam suas vidas a cuidar daqueles que realmente necessitam. Espero que elas tenham força para continuar com esse gesto de solidariedade tão bonito. Eu como acadêmica fiquei muito feliz de fazer parte dessa semana e ter tido a oportunidade de ajudar pessoas tão maravilhosas.

    ResponderExcluir
  5. Me sinto feliz em fazer parte do curso de economia e pelas iniciatvas que este curso nos traz, um grande exemplo disto foi a semana de economia onde além de podermos assistir varias palestras e nos divertir da gincana, tivemos a grande iniciativa de colaborar com a recadação de alimentos para ajudar entidades de nossa cidade como o Lar da Dona Jacira(que é exemplo de pessoa que se doa ao proximo)sem contar a satisfação em estar contribuindo de uma forma pequena mas de todo o coração, pois foi por isto conseguimos a vitoria nesta gincana!!! e ao prof. parabéns ao glog pois é uma forma de nos deixar atualizados pelos eventos ocorridos da Faculdade!

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.