terça-feira, 5 de agosto de 2008

MAIS UM BELÍSSIMO TRABALHO DA FECILCAM

Ontem (04/08) tive a grata satisfação de encontrar a professora Margarida Liss e dela receber, a edição nº 01 do Jornal do Cidadão “A voz de todos”, fruto de um trabalho sério executado por integrantes do Departamento de Letras da FECILCAM intitulado “A compreensão da Práxis Escolar: uma proposta de leitura e pesquisa social, no Colégio Machado de Assis em Barbosa Ferraz. O projeto foi um dos selecionados no Programa Universidade sem Fronteiras da SETI.

O Jornal nº 01 parece ter vida, tamanha a diversidade de informações, a variedade de cores que o tornam extremamente agradável e principalmente a representatividade social nele apresentada. Segundo informações fidedignas soube que os próprios acadêmicos auxiliaram na diagramação.

Na capa uma grande foto, leve e bonita com os sorrisos estampados. Depois uma seqüência de assuntos retratados nos títulos das matérias que demonstram a profundidade dos trabalhos executados.

Com muita firmeza, na matéria chamada “Por que o jornal cidadão” a professora Margarida Liss faz uma dura crítica àquela mídia que somente é comprometida com a parcela economicamente favorecida da sociedade. Na mesma página matérias de professores do Colégio Machado de Assis, intituladas “A comunhão de propósitos e a oportunidade para uma comunidade mais desenvolvida” e outra “movimentos sociais”.

A contribuição da professora Doutora Valéria Sanches Fonseca trata do tema Universidade de Sem Fronteiras e o papel importantíssimo da Extensão Universitária e a professora Mestre Leonor de Mattos destaca os projetos que a FECILCAM executa do referido Programa da SETI. Enquanto os bolsistas Alex de N. Dancini, Aliny M. de Carvalho, Edilaine de F. Rozário, Kátia C. de Oliveira e Nayara de Oliveira fizeram uma matéria sobre a COOPERCROCHE, a qual, também é objeto de um projeto da FECILCAM.

O professor Mestre Wilson R. Moura escreveu uma linda matéria chamada Vivências e Experiências relatando o trabalho de toda a equipe. Há também matéria ecologia, a vida na biblioteca e a história do colégio, objeto da pesquisa.

O espaço do Estudante foi uma delícia de ler. Tem poesias, tem duas charges maravilhosas que dizem mais que muitas palavras. Tem matérias sobre o trabalho, a casa da cultura, o museu, o cinema educativo, as drogas, a gravidez precoce, o papel do esporte, enfim o jornal como um todo é a sociedade em movimento. É um exercício de cidadania . Fico imaginando o crescimento que terão tanto os executores do projeto quanto os seus beneficiados, com certeza todos sairão transformados.


Um comentário:

  1. Olá Maybuk.

    Como coordenadora do projeto agradeço suas palavras.

    Professora Valéria Sanches Fonseca.

    um abraço.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.