domingo, 3 de agosto de 2008

MULHERES NA POLÍTICA

Apesar da população feminina ser praticamente a metade da população total, ainda é pequena a representação das mulheres no processo político, talvez pelo forte machismo que ainda impera, talvez porque elas não se achem capazes. O certo é que as mulheres estão alcançando postos na política que antes de não se imaginava.

O mundo já viu por onze anos Margaret Thatcher governar a Grã-Bretanha, sendo inclusive chamada de "dama de ferro"; No Brasil a maior cidade da América Latina foi governada duas vezes por mulheres, a primeira vez pela Luiza Erundina (na época PT) e a segunda Marta Suplicy (PT).
Na atualidade temos a Chefe de Governo da Alemanha Angela Merkel, no Chile Michelle Bachelet, na Argentina Cristina Kirchner, temos a toda poderosa Condoliza Rice assessora do governo Bush; e quase tivemos uma candidata a presidente do Estados Unidos a Senadora Hillary Clinton. Aliás, isso me faz lembrar uma das prazerosas conversas que tive com o economista e funcionário aposentado do Banco do Brasil, meu amigo Raimundo Bezerra da Silva, que certa vez me disse que um determinado político americano afirmou: "Quando uma mulher assumir pela primeira vez a presidência dos Estados Unidos, nunca mais um homem ocupará este cargo", na realidade, segundo o meu amigo, a intenção do político era alertar os homens para não permitirem a ascensão de uma mulher no poder.
No Brasil, dos 27 governadores apenas 3 são mulheres correspondendo a 11% e sendo 01 do PSB, 01 do PT e 01 do PSDB.
No Senado, dos 81 senadores apenas 8 são mulheres correspondendo a 10% e sendo 04 do PT, 01 do PSDB, 01 do PDT, 01 do DEM e 01 do PMDB.
Na Câmara Federal, dos 503 deputados apenas 46 são mulheres correspondendo a 9% e sendo 09 do PMDB, 08 do PT, 06 do PSB, 06 do PR, 05 do PCdoB, 03 do PP, 03 do PSDB, 03 do DEM, 01 do PSOL, 01 do PPS, 01 do PDT.
Na Assembléia Legislativa do Paraná dos 54 deputados estaduais apenas 03 são mulheres correspondendo a 4% e sendo 01 do PP, 01 do PT e 01 do PV. Temos ainda no Paraná 24 prefeitas de um total de 399 sendo 6% e na COMCAM de 25 apenas 04 são prefeitas correspondendo a 16%.
Fazendo uma brincadeirinha de economista que adora estatística, vamos dividir os partidos citados em: grupo 1 = centro-esquerda/esquerda; grupo 02 = centro; e grupo 03 = centro-direita/direita. Considerando as posições políticas e linhas ideológicas que os partidos na prática têm tomado nos últimos anos (minha visão), vamos considerar no grupo 01 PC do B, PDT, PSB, PSOL , PT e PV; no grupo 02, PMDB, PP, PPS e PR; no grupo 03, DEM e PSDB.
Utilizando essa divisão poderíamos afirmar que entre as governadoras temos 67% centro- esquerda/esquerda e 33% centro-direita/direita. Entre as senadoras 63% centro-esquerda/esquerda, 25% centro-direita/direita e 12% centro. Na câmara federal 46% centro-esquerda/esquerda, 41% centro e 13% centro-direita/direita. Na Assembléia Legislativa 67% centro-esquerda/esquerda e 33% centro.

Podemos tirar algumas conclusões, sendo a primeira delas de que a maioria das mulheres que exercem cargos considerando governadoras, senadoras, deputadas federais e as nossas deputadas estaduais, está no grupo centro-esquerda/esquerda. Considerando os percentuais 11% governadoras, 10% senadoras, 9% deputadas federais, 4% deputadas estaduais e 16% prefeitas da COMCAM, têm-se uma média de 10%. O que é muito baixo para uma população de praticamente 50% de mulheres. A região da COMCAM neste critério até que está acima da média.
É necessário toda a sociedade analisar se esta estatística pode mudar e o que fazer para mudá-la.
No Paraná já teve uma vice-governadora (Emília Belinati) e uma quase senadora (Gleisy Hoffmann), para a Presidência da República a candidata que teve o melhor desempenho foi a senadora Heloisa Helena (3º lugar) . O Presidente LULA parece que tem preferência pela Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff como candidata a sua sucessora, o futuro vai nos mostrar o desempenho das mulheres brasileiras na política.
E para finalizar esta matéria apresento a capa de revista que me inspirou a escrever este tema. clique aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.