quarta-feira, 6 de agosto de 2008

NOTÍCIA MARAVILHOSA

Desde os meus tempos de grupo de jovem da Igreja Católica lá em Roncador, subsidiado pela Teologia da Libertação eu sempre me preocupei em estudar a má distribuição de renda neste país. Fiz até minha monografia de final de curso sobre o tema. Vinte anos depois, enfim, a concentração de renda está diminuindo. Embora ainda seja muito desigual.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), realizado nas principais regiões metropolitanas do País, mostrou que a taxa de pobreza caiu de 35%, em 2003, para 27,1% em 2006. Segundo o órgão, a expectativa é que o indicador feche 2008 em 24,1%.
Os responsáveis pelo estudo definem como "pobre" as pessoas com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo (R$ 207,50). O presidente do IPEA diz que "é correto se dizer que a pobreza se diminuiu em quase um terço nos últimos cinco anos. Porque o percentual caiu de 35% e fechará o ano em 24,1%".
Enquanto a pobreza que era de 35% será 24,1% até o final do ano. Os ricos tiveram um pequeno aumento de sua fatia. Segundo o IPEA, o percentual de famílias com renda acima de 40 salários mínimos (R$ 16 mil) subiu de 0,8% (362 mil), em 2003, para 1% (476 mil), em 2006.
A queda significativa da pobreza além de dar mais dignidade a uma parcela maior da população, faz com que esta seja consumidora e aqueça a economia. Dinheiro concentrado nas mãos de ricos, as vezes ficam apenas aplicados no mundo financeiro e não vão para a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.