O Blog do Maybuk criado em 2008 por meio de seu editor professor Sérgio Luiz Maybuk, sempre que possível faz a análise de obras literárias de autores/as da região de Campo Mourão-PR e em especial de membros da AME - Associação Mourãoense de Escritores.
Na presente publicação a análise que será realizada pelo editor do Blog professor Sérgio Luiz Maybuk refere-se a Obra “VOZES DA POESIA E CONTOS” DA AUTORA ANA CEOLA RIBEIRO que foi publicada por meiodo Edital de Seleção de Obras Literárias.
Na publicação há as logos da Prefeitura Municipal de Campo Mourão, da SECULT - Secretaria Municipal de Cultura e MOAI Comunicação.
Na Obra se faz referência a João Douglas Fabricio - Prefeito de Campo Mourão, Fátima Claro Nunes - Vice Prefeita de Campo Mourão, Jadir Soares - Presidente da Câmara Municipal, Roberto Cardoso - Secretário Municipal de Cultura (autor da Apresentação Institucional da Obra), Gislaine Monteiro Fabreti - Diretora Geral Secretaria da Cultura, Mauricio Pozza - Diretor de Desenvolvimento Cultural e Luciana Demetke - Coordenação Divisão de Bibliotecas
Capa, Projeto Gráfico e Diagramação - Moai Comunicação
Equipe Moai Comunicação - Crislayne Maria Bertholdo Lizotti, Erika Patricia Alves, Thais Martins do Nascimento, Tiago Silva e Tuana Santos Lima.
Ilustração de Capa - Tiago Silva
Prefácio muito bem escrito por Max Moreno
Segue a análise da Obra:
Desde que ingressei na AME - Associação Mourãoense de Escritores convidado pela então Presidenta Fátima Saraiva, procurei interagir com todos e todas e descobrir e ressaltar as principais qualidades literárias de quem participava. A Ana Ceola Ribeiro, por mim chamada de Aninha, é sem dúvida muita querida e sua presença já é uma Poesia pela forma de se expressar, especialmente quando declama suas seus textos e já deu algumas aulas para nós para escrevermos melhor.
A presente obra tem 57 poesias e 5 Contos. Aprendi que podemos até analisar uma poesia para buscarmos sua essência , sua mensagem, mas fundamentalmente devemos senti-la. E nessa prazerosa ação, no caso da obra da Ana, de acordo com minha observação há 32 poesias que estão relacionada ao Ser Humano envolvendo corpo e sentimentos, 16 que retratam a Natureza, 4 que são pura Imaginação Poética, 4 que retratam Fé/Religiosidade e 1 que trata do nosso querido município Campo Mourão-PR.
Tenho um hábito quando leio um livro de poesias que é destacar as palavras mais citadas porque inevitavelmente dá uma noção ao/a leitor/a do que está em volta do pensamento e da sensibilidade de quem escreve poesias.
Nas minha continhas, a palavra “Amor” nas suas mais variadas formas aparece 25 vezes. E a Ana é amor puro.
A palavra “Vida/Viver” aparece 23 vezes. Lembrando que a Ana já é avó e tem uma belíssima família tem muitas coisas a escrever nesse quesito.
As palavras “Flores” e “Poesia/Poeta/Poética” aparecem 20 vezes cada. E revelam o apreço dela pelas duas palavras. Digamos que a poesia dela exala flores.
As palavras “Amigos/Amizade” e “Saudade” aparecem 17 vezes cada. Na vida bem vivida dela com certeza as relações de amizades são ótimas e convenhamos que quem não tem saudade (dizem que só no Brasil existe essa afirmação) no coração, não pode escrever bem poesia.
As palavras “Mãe/Maezinha” e “Sonhos/Sonhar” aparecem 14 vezes cada. Talvez um homem não daria muita ênfase a primeira palavra, mas uma avó (mãe com açúcar) com certeza terá esse olhar. E sobre sonhos, quem não sonha mais, para si ou para os seus, na prática já morreu .
As palavras “Alegria/Alegre” e “Coração” aparecem 13 vezes cada. A primeira pode retratar a pessoa de bem com a vida e a segunda é ingrediente necessário para quem escreve poesia.
As palavras “Deus” e “Feliz/Felicidade” aparecem 12 vezes cada. Já analisei outras obras e a primeira palavra normalmente mais apresentada em autores com mais religiosidade e a segunda é sempre presente nas poesias.
As palavras “Sorrir/Sorriso” e “Cantar/Canção” aparecem 11 vezes cada. Nesse caso as duas parecem estar tranquilamente no pensamento da Aninha.
As palavras “Alma”, Criança/s e Esperança” aparecem 10 vezes cada. A primeira mais utilizada por quem utiliza a palavra “Deus”, a segunda e a terceira é para quem acredita de alguma forma no futuro para ela própria ou para outros.
As palavras “Natureza” e “Tempo” aparecem 8 vezes cada. A primeira quase sempre está presente nas poesias e a segunda começa a ter mais valor quando percebemos que estamos ficando mais velhos e aí tal palavra tem mais valor.
As palavras “Caminha/Caminhando”, “Dores”, “Encanto/Encantamento”, “Lembranças”, “Lua”, “Magia/Mágica”, “Passarinho” aparecem 7 vezes cada. São palavras variadas e que retratam o gosto /estilo da autora.
As palavras “Janela” e “Tristeza” aparecem 6 vezes cada. A segunda a mim por exemplo já foi lembrada e alguns textos, mas a primeira retrata contemplação ao olhar quem aparece nela e especialmente quem olha de dentro para fora e aí, este que vos escreve precisa atentar melhor para aprender escrever poesia.
Finalmente as palavras “Beijos/Beijar”, “Borboletas”, “Fé”, “Filhos”, “Mundo”, “Terra”, “Vento/Ventania/Ventinho”aparecem 5 vezes cada. São palavras variadas mas gostei do Vento Ventania daquela música que poderia acrescentar me leve para a poesia da Ana Ceola Ribeiro.
E sobre os Contos muito bem escritos e gostosos de ler, há um que trata do medo de assombração que é capaz de provocar ruídos inexistentes ou será que existiram mesmo? Há um sobre um menino que teve um futuro imprevisível , há um sobre uma bela história familiar, outro um conto interessante sobre um certo tesouro e finalmente um conto impactante sobre uma tal Aninha e seus cachinhos dourados.
Vale a pena ler a obra e esperamos a próxima escrita pela Ana.
Considerando que Campo Mourão é um Celeiro literário como sempre é ressaltado pelo Secretário Roberto Cardoso, quando tiver tempo e tranquilidade, a próxima obra a ser analisada será "As mulheres que eu vi - Poesia de flor e força" do escritor da AME Jefferson Nery Correia.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA COM ATENÇÃO!
Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.
Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.