domingo, 9 de novembro de 2025

LANÇAMENTO DO LIVRO "TUDO O QUE GRITA DENTRO DE MIM" - MARIA EDUARDA PEREIRA


Escritora Maria Eduarda 

Escritora Maria Eduarda 

Professora Carol Chefe da Divisão de Extensão e Cultura de Campo Mourão, a escritora Maria Eduarda e o professor Maybuk
Escritora Maria Eduarda lendo uma de suas poesias
Escritora Maria Eduarda com a madrinha literária escritora Cleire
Professora Célia da seção de Cultura com a escritora Cleire 
A presidente da AME escritora Zilma com a escritora Maria Eduarda 
A madrinha literária escritora Cleire com a escritora Maria Eduarda

Escritora Dalva com a escritora Maria Eduarda.
                                                            
O padrinho literário escritor Maybuk com a escritora Maria Eduarda 

Da esquerda para direita Dalva, Maybuk, Célia, Cleire e Zilma
Da esquerda para Zilma, Maria Eduarda, Cleire, Dalva e Maybuk 
Escritora Maria Eduarda ladeada pelos padrinhos literários Maybuk e Cleire
A escritora Maria Eduarda com a madrinha literária escritora Cleire
Professor Maybuk no seu pronunciamento

Professora Luciana na condição de cerimonialista
Mesa de autógrafos 
Diretora Maria Antonia no seu pronunciamento
Professora Célia entregando um presente para a escritora Maria Eduarda
A presidente da AME escritora Zilma com a escritora Maria Eduarda
A escritora Maria Eduarda autografando um livro
Professores/as do Curso de Educação Física junto com a aluna e escritora Maria Eduarda  
Professores/as do Curso de Educação Física junto com a aluna e escritora Maria Eduarda
Escritora Maria Eduarda  
Palco da inauguração da Tenda Cultural
Cerimonialista professora Luciana na inauguração da Tenda Cultural
Professor Maybuk e professora Célia ladeando o banner do lançamento do livro  
Apresentações da interband

Cerimonialista professora Luciana na inauguração da Tenda Cultural
Escritora Maria Eduarda declamando uma de suas poesias na Tenda Cultural inaugurada 
Interband se apresentando na Tenda Cultural

Público na inauguração da Tenda Cultural
Vídeo geral sobre o lançamento do livro da escritora Maria Eduarda
Vídeo do pronunciamento da escritora Maria Eduarda
Vídeo do pronunciamento da escritora Maria Eduarda
Vídeo do pronunciamento da escritora Maria Eduarda
Vídeo da inauguração da Tenda Cultural 
Vídeo da escritora Maria Eduarda na Tenda Cultural
Pronunciamento do professor Maybuk
Pronunciamento da Diretora professora Maria Antonia 
Vídeo do pronunciamento da escritora Maria Eduarda
Vídeo do pronunciamento da escritora Maria Eduarda
Vídeo do pronunciamento da escritora Maria Eduarda
Vídeo do pronunciamento da escritora Maria Eduarda
Vídeo da apresentação da interband
Capa do livro
Pequeno texto na capa do livro 
Ficha técnica do livro
fotos agradecimentos no livro

No dia 05 de novembro de 2025, aconteceu na Biblioteca da Unespar campus de Paranavaí, um evento singelo e ao mesmo tempo muito siginificativo e emocionante. Foi o lançamento do primeiro livro da estudante de educação física Maria Eduarda Pereira, carinhosamente chamada de Duda, intitulado “Tudo o que grita dentro de mim”.

No decorrer da publicação leitores/as vão perceber como uma soma de ações individuais, as vezes sem uma pretensão especifica, pode realizar um sonho, deixar alguém feliz e servir de incentivo a outras pessoas.   

O editor do Blog do Maybuk (criado em 2008) professor Sérgio Luiz Maybuk, por obra de Deus ou uma simples coincidência ou uma ainda uma conspiração do Universo como diria o Paulo Coelho, se tornou um intermediário importante para a realização de um sonho de uma jovem escritora que precisava desabrochar para o mundo fabuloso da literatura.

Antes de se tratar dos eventos em si (o lançamento de um livro (o da Duda) programado para acontecer dentro de um evento cultural (importantíssima inauguração de uma Tenda Cultural), para reconhecimento público é necessário os agradecimentos, porque pedir não é fácil, mas agradecer é imprescindível.    

Agradecimentos a AME - Associação Mourãoense de Escritores por todo apoio ao Projeto desde a primeira hora quando foi apresentado em reunião, parte do apoio  inclusive com doação de recursos individuais de associados/as para aquisição de volumes que foram entregues à autora para o dia do lançamento (não serão divulgados nomes e valores, cada pessoa que contribuiu sabe em seu coração). E em especial os/as associados Cleire Matilde Toledo Arcaim (organização do livro e participação no lançamento do livro), Dalva Helena de Medeiros (transporte - esposo Gerson e participação no lançamento do Livro),  Max Moreno (organização do livro), Sérgio Luiz Maybuk ( organização do livro e participação no lançamento do livro),  Zilma Assad (participação no lançamento do livro). É necessário destacar que a associada Nivalda Sguissardi estava escalada no transporte, mas infelizmente não pode participar por agenda em Fortaleza pelo Sindicato dos Bancários e a Giselta Veiga que iria ao lançamento, mas por causa dos vários lançamentos do seu precioso último livro “A ARTE DE AMADURECER - VIVENDO A MELHOR IDADE, não pode comparecer.

Agradecimentos a amigos e amigas fora da AME, pertencentes a Unespar e outros/as fora dela que sem saber quem é a Duda, atenderam o pedido do professor Maybuk e contribuiram com recursos financeiros para  o Projeto do livro dela.

Agradecimento a companheira professora Vilma Terezinha de Souza Pinto  ( revisora da obra).

Agradecimento a Giovana Jardim Pereira (produção da capa do livro) que atendeu a solicitação da Duda.

Agradecimento a Márcia Cristiane Dall’Oglio de Moraes (Diretora de Cultura da Unespar - organizadora do primeiro FESTAR que propiciou a origem da obra da Maria Eduarda Pereira). Uma grande entusiasta da cultura e propôs por telefone colocar o lançamento em algum evento cultural do campus.

Agradecimento a Maria Antonia Ramos Costa - Diretora Geral da Unespar campus de Paranavaí (organização do lançamento do livro, inauguração da Tenda Cultural e  pronunciamentos) que não mediu esforços com toda sua equipe para o sucesso da segunda fase do projeto.

Agradecimento a Luciana Ferreira Leal (Chefe da Divisão de Extensão e Cultura da Unespar campus de Paranavaí - organizadora do lançamento do livro e cerimonial, inauguração da Tenda Cultural e cerimonial). Fez um trabalho bonito, não foi recebido por aqui gravação das falas dela mas até poesia ela utilizou nos textos.   

Agradecimento a Célia Maria Gomes Labegalini (Encarregada  da Seção de Apoio a Cultura da Unespar campus de Paranavaí - organizadora do lançamento do livro, inauguração da Tenda Cultural). Desde o primeiro momento quando a professora Márcia propôs a ideia,  não mediu esforços para a realização dos eventos e acertos necessários.

Agradecimento a Juliana Boaretto (Coordenadora do Curso de Educação Física - participação no lançamento do livro), muito solícita com o professor Maybuk para conversas com os colegas de sala.  E conforme depoimento mais à frente sabe-se que incentivou a Duda para  participar do FESTAR.

Agradecimento a Carla Caroline Holm (Chefe da Divisão de Extensão e Cultura da Unespar campus de Campo Mourão - participação no lançamento do  livro) após o recebimento do convite, aceitou na hora adquirindo o livro e se deslocando de Campo Mourão para Paranavaí.    

Agradecimentos especiais a todos e todas (docentes, discentes e agentes universitários/as) que participaram do lançamento do livro e da inauguração da Tenda Cultural e foram extremamente carinhosos/as com a Duda, especialmente nos momentos em que as lágrimas dela caíam.

Na parte da manhã, em decorrência da chuva não foi possível fazer o lançamento do livro junto com a inauguração da Tenda Cultural (esta aconteceu no período da noite). Foi transferido para a Biblioteca muito aconchegante e o evento ficou muito bom.

Três pronunciamentos foram feitos:

O primeiro foi com o professor Sérgio Luiz Maybuk idealizador da primeira fase do projeto : Ele agradeceu primeiramente a professora Márcia, Diretora de Cultura da Unespar que mora em Curitiba, idealizadora do FESTAR que deu origem ao projeto do livro. Agradeceu a diretora Maria Antonia (professora de mestrado, pesquisadora, extensionista), professora Luciana, Chefe da Divisão de Extensão e Cultura de Paranavaí, professora Célia, seção de Cultura que ele conheceu pessoalmente no dia do evento mas tinha conversado anteriormente 15 vezes sobre a organização do projeto, professora Juliana, coordenadora do curso de Educação Física (curso da Duda), agradeceu as escritoras de Campo Mourão, Zilma, Dalva e Cleire que é madrinha de literatura, juntamente com ele próprio (padrinho de literatura) da Duda, agradeceu  ao escritor e radialista Max Moreno pela estruturação final do livro, agradeceu a professora Carol, Chefe da Divisão de Extensão e Cultura do campus de Campo Mourão.

Destacou que esteve no campus de Paranavaí em junho de 2024, na condição de Chefe da Divisão de Extensão e Cultura, acompanhando uma dupla de estudantes cantores que participaram do primeiro FESTAR. Disse que estava assistindo a várias atividades culturais, e aí apareceu uma mocinha (Duda) no palco com um bonézinho na cabeça, achou a poesia dela muito interessante, forte, pesada, mas com uma capacidade poética muito forte.

Passada a apresentação, o professor disse que tinha um Blog desde 2008, pediu a estudante para publicar a poesia nele e ela disse imediatamente “eu tenho outras”. o professor disse a ela, vai escrevendo aí que quando tiver quantidade suficiente, damos um jeito de publicar o livro e passado um tempo, ela enviou uma mensagem e disse “o livro está pronto”.

A partir daí, disse que começou a correr atrás da concretização da ideia, muita gente ajudou, uma colega dela fez a capa gratuitamente, a amiga professora Vilma fez a revisão do texto, o escritor Max estruturou o livro pelas regras da editora, e havia a preocupação do lançamento, além de uma quantidade mínima de livros adquiridos para disponibilizar à autora. Depois de alguns contatos, professoras Márcia e Célia sugeriram fazer o lançamento no meio da inauguração da Tenda Cultural no campus prevista para novembro de 2025.

Na sequência da fala, destacou que havia uma previsão do lançamento junto com a atividade cultural na inauguração da Tenda Cultural de manhã, mas a chuva não deixou e que de noite daria certo. Disse sorrindo para a Duda que para os próximos livros ela teria que se virar sozinha. E direcionando para a plateia presente, disse que há um preconceito com pessoas que estudam  algumas áreas e que nestas talvez não teriam jeito de escrever, exceto letras e pedagogia por exemplo, engenheiro também escreve, matemático também escreve e sorrindo disse para provocar, até gente de educação física escreve e arrematou dizendo  que cada um/uma ali presente, tinha capacidade de escrever um livro.              

A diretora Maria Antonia, dentre outras manifestações, falou muito bem sobre a organização do espaço em que estava sendo realizado o evento, sempre sendo melhorado para acolher estudantes e comunidade, agradeceu a equipe do campus pela organização do evento, agradeceu a equipe de Campo Mourão que compareceu e pelo empenho na produção do livro da estagiária Duda, elogiou todos/as que se propõem a escrever um livro que exige responsabilidade e seriedade, referindo-se a coordenadora de curso Juliana, o orgulho de uma estudante do curso publicar um livro, ressaltou que tem certeza que todos/as irão se identificar com o que a Duda escreveu, destacou o trabalho da Divisão de Extensão e Cultura do campus e a dupla infalível Luciana e Célia.       

Finalmente veio o pronunciamento esperado da Maria Eduarda (Duda): Dentre outras manifestações disse que é preciso ter coragem, se a gente não faz as coisas por nós, quem vai fazer? Mesmo com medo tem que dar a cara a tapa, ela disse que mais que um livro era a materialização de um sonho dela, marcou a realização de seu maior sonho, agradeceu pessoas incríveis ao seu redor apontando para a plateia, o carinho dispensado, tocaram o seu coração profundamente e disse que será eternamente grata, por toda a ajuda e paciência e por ter realizado o sonho, com o coração cheio de alegria, agradeceu especialmente ao professor (indicando o professor Maybuk) e citando a Cleire e todos os envolvidos, disse que a professora Juliana precisava de alguém para apresentar poesia no FESTAR e ela com medo, será que vou? Disse que tinha muito medo de falar em público, destacou que o próprio título do livro fala por ela, escrever é mesma coisa que estar numa sessão de terapia, enfim disse que pediu para a professora Juliana colocar o nome dela para participar do evento de poesia.

Ela já tinha mostrado  um caderninho de poesias para a professora Eliane a qual disse que ela tinha muito potencial e que era para ela ir atrás do sonho de escrever, agradeceu os professores do curso, destacou que faz parte da iniciação científica com o professor Sérgio (isso prova que ela é uma estudante diferenciada), e destacou que na poesia não tem base científica, o amor e a felicidade por exemplo, são diferentes para cada pessoa. E depois ela apresentou duas de suas poesias, ficou muito emocionada, chorou  muito , fez brotar lágrimas da imensa maioria da plateia, demonstrou que tem muita saudade de casa (sua família mora no interior de São Paulo), disse que não gosta de ser adulta, queria voltar a ser criança, mas tem que enfrentar, ninguém vai parar no mundo por causa disso, ressaltou emocionada que a família dela agora é a Unespar mas que daqui um mês e meio vai se formar.   (Nesse quesito, professor Maybuk  já recomendou a ela procurar a possibilidade de um Mestrado, considerando que faz iniciação científica, tentar concorrer a alguma vaga de  projeto de extensão na própria Unespar como recém formada.       

Num momento delicado e singelo, a professora Cleire, madrinha literária da Duda entregou um presente, uma lembrança a ela e também a professora Célia. Depois pronunciou algumas palavras importantíssimas, incentivando todos e todas a escreverem.

Depois foi a hora dos autógrafos conforme pode ser visto nas fotos da publicação.

No período da noite, enfim o tempo colaborou e ocorreu a  Inauguração da Tenda Cultural, sem a presença dos mourãoenses que voltaram na hora do almoço. Na presente publicação há algumas fotos e até um vídeo com uma bela apresentação do projeto interband que é um projeto de extensão da Unespar voltado à produção e divulgação artístico-cultural.  

CLIQUE AQUI para ler a primeira publicação do campus de Paranavaí sobre o evento.

CLIQUE AQUI para ler segunda publicação do campus de Paranavaí sobre o evento.

Agradecimento especial a Natália Gomes Diniz (Setor de comunicação da Unespar campus de Paranavaí - divulgação de matérias do lançamento do livro e inauguração da Tenda Cultural).

Quem desejar comprar o livro da Maria Eduarda  acessar o Link para adquirir o livro : 

CLIQUE AQUI

Finalizando a extensa publicação um exemplo de ações individuais que podem resultar num resultado muito interessante.

1 - uma estudante escreve poesias no caderno. 2 - a professora lê e incentiva. 3 - a Diretora de Cultura da Unespar cria o FESTAR. 4- a Coordenadora do Curso incentiva a poetisa a participar do evento de poesias. 5 - o professor ligado a Associação de Escritores assiste e incentiva continuar a escrita para futura publicação. 6 - a poetisa termina os textos. 7 - o professor trabalha para cumprir a primeira fase da promessa. 8 - voluntários ajudam com capacidade técnica ou recursos financeiros. 9 - o livro fica pronto. 10 - A Diretora de Cultura e a responsável da cultura no campus propõem uma linda ação para o lançamento. 11 - a Direção do campus e Chefia da Divisão abraçam a ideia. 12 - os responsáveis da primeira fase comparecem ao lançamento. 13 - o campus com docentes, discentes e agentes universitários participam e recebem a escritora com carinho. 14 - a estudante do caderno de poesias publica seu primeiro livro.

Viva a Duda e todos e todas que participaram do projeto.             

Um comentário:

  1. Parabéns Prof. Sérgio Maybuk pelo apoio e incentivo para que o sonho de publicação de um livro se tornasse realidade! Parabenizo também os demais envolvidos cirados no texto. Congratulações pelo belo rwgistro também!

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.