domingo, 24 de março de 2019

SILVIA NOVAES FERNANDES É A NOVA IMORTAL DA AML












Ontem 23 de março de 2019, foi um dia histórico e muito agradável para Campo Mourão-Pr. Realizou-se na Câmara Municipal de Vereadores a posse da mais nova imortal da AML - Academia Mourãoense de Letras - professora e escritora Silvia Novaes Fernandes.

Na recepção estavam a Acadêmica Cristina Schneider Motta sempre muito atenciosa e a própria Silvia carregada de felicidade.

Encontrei as colegas de Unespar professora Sonia Okido Rodrigues e a agente universitária Janina Isabel Krul, esposa do antigo ocupante da cadeira que seria ocupada novamente naquela noite.

Sentei-me ao lado da querida tesoureira da Associação Mourãoense de Escritores  - Ana Aparecida Ceola Ribeiro.

O Mestre de Cerimônias foi o Acadêmico Ilivaldo Duarte conduziu os trabalhos da noite. 

O Orador foi o Acadêmico José Eugenio Maciel.

A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente da AML Fábio Sexugi, a Vice-presidente Dirce Bortotti Salvadori, a Secretária Nelci Vieira Mello,   a Primeira dama Hosana Tezelli (que fez pronunciamento) no ato representando o Prefeito Municipal Tauillo Tezelli, o Vereador professor Cícero de Souza (PT) representando o legislativo municipal e a Diretora da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello Luciana Demetke Rocha.

Fátima Braga Vice-presidente da Associação Mourãoense de Escritores - AME,  teve presença registrada, pela importância da entidade que inclusive tem nos quadros vários imortais da AML. Salienta-se que vários membros da AME estavam presentes, alguns inclusive aparecem nas fotos da publicação.

A noite foi deliciosa  ao som da dupla Larrisa Guimarães e Diego Salvetti.

A nova imortal que assumiu a Cadeira número 2, já ocupada pelo advogado e escritor Francisco Irineu Brzezinski e meu grande amigo professor Agenor Krul, foi encaminhada ao Centro pelos Acadêmicos Robervani Prado e Giselta Silva. Recebeu o diploma da Acadêmica Ester de Abreu Piacentini e a investidura do Pelerini por um de seus filhos.    
 
O currículo da nova imortal foi lido pelo Mestre de Cerimônias e mostrou uma bela e produtiva vida daquela senhora que disseram ter 70 anos (o que causou espanto pois aparenta muito menos). Nasceu em Minas Gerais, morou em Campo Mourão tempos passados, mudou para Curitiba e há poucos anos retornou definitivamente para Campo Mourão, para nossa felicidade. Foi professora, escreveu livros, ganhou prêmios de literatura e é uma cozinheira de mão cheia, não é a toa que possui um delicioso Blog chamado prosapoemapastel (com essa mistura só poderia ter a quantidade enorme de acesso no Brasil e em vários outros países).

A Silvia é o tipo de pessoa que encanta todo mundo, pela inteligência, sabedoria, simpatia, capacidade de se expressar e também pela beleza (vejam as fotos, não é fake, embora esteja na moda).

Eu disse a ela depois da cerimônia, que queria mais da sua fala, porque ninguém se cansa de ouvi-la,  ela se expressa com o coração e a alma leve e é muito verdadeira no que diz. 

Ela falou bonito, agradeceu aos membros presentes da AML, da AME, familiares e o público em geral. Contou que é filha de Pastor e uma professora de música, que sempre teve contato com livros e leitura e por ser mineira adora cozinhar (fez referência ao blog já citado). 
Disse que um bom professor deve ser igual a um bom cozinheiro e trabalhar com as formas. Da mesma maneira que o bom cozinheiro, deixa a porta da cozinha  aberta para envolver com os aromas e atrair os estômagos vazios, também os professores devem deixar a porta aberta do conhecimento para quem tem fome desse saber.   
Disse que ao voltar para Campo Mourão-Pr ficou meio perdida, onde estão as andorinhas? Mas em pouco tempo foi sendo bem recebida pelos mourãoenses, afinal de contas, como não receber bem uma mineira misturada com paranaense?
Ela encerrou seu pronunciamento declamando uma linda poesia sobre Campo Mourão-Pr que foi premiada em primeiro lugar em Concurso realizado pela Biblioteca Municipal .

Parabéns Silvia, faça bonito também na AML do jeitinho que fez em todos os espaços que já atuou até agora.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.