quinta-feira, 16 de agosto de 2018

MINHA PARTICIPAÇÃO NO II ENDER DA UNESPAR







Ontem, 15 de agosto de 2018 foi um dia importante para mim.

No período da tarde trabalhei na condição de monitor no II ENDER - Encontro Interdisciplinar de Desenvolvimento Regional.

O evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Gera do qual faço parte, sediado na UNESPAR, campus de Campo Mourão  é compreendido de palestras e comunicações orais de trabalhos científicos oriundos de pesquisa e/ou extensão. O II Ender se encerra hoje e começou no dia 14 de agosto de 2018, no campus da Unespar em parceria com a Unicampo, com o tema “Políticas públicas para o desenvolvimento Territorial”.

Vale destacar o exaustivo trabalho de organização do evento, da líder do Grupo Gera, professora dra Aurea Andrade Viana de Andrade, da Jocimara Maciel Correia e do Joab Jacometti de Oliveira, que ontem foi meu auxiliar e aparece na quinta foto da publicação.

 Foram várias apresentações e um belo debate envolvendo profissionais graduados e graduandos nas áreas de  arquitetura, economia, geografia e história. As áreas misturadas deram um grande resultado.

Os trabalhos da tarde foram:

Análise morfométrica: Bacia hidrográfica do Ribeirão Água Branca no município de Janiópolis - Pr . Autores:  Carla Munique de Lima e Paulo Henrique Loterio.

A Praça de uma pequena cidade: a estrutura, processo, forma e função.  Autores: Carla Munique de Lima e Marcos Clair Bovo. 

A mobilidade urbana e seus desafios contemporâneos para o desenvolvimento da sociedade. Autores: Anderson Franciscon, Paulo Sérgio Gusmão, Fábio Costa Rodrigues e Maria Izabel Rodrigues Tognato.

A pequena cidade de Terra Boa (PR): reflexões sobre os vazios urbanos na área central. Autores: Marcos Clair Bovo e Paulo Sérgio Gusmão.

Mobilidade urbana na pequena cidade de Terra Boa (PR) - uma análise da área central. Autores: Marcos Clair Bovo e Paulo Sérgio Gusmão.

Um olhar sobre os espaços públicos  de Terra Boa (PR): o caso das praças. Autores: Marcos Clair Bovo e Paulo Sérgio Gusmão.

No período da noite (ver as duas últimas fotos)  meu orientando de Iniciação Científica  Rodrigo Lucas Hort apresentou o artigo que escreveu comigo intitulado "Análise Nacional  do Programa Nacional  de Alimentação Escolar (PNAE) - Perído 2013 a 2015. Sendo necessário registrar que a primeira parte  da orientação do trabalho foi conduzida pelo professor dr. João Carlos Leonello que infelizmente nos deixou nesse ano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.