domingo, 19 de agosto de 2018

31ª ROMARIA DA TERRA ACONTECEU EM BARBOSA FERRAZ-PR























Hoje foi um dia emocionante para mim em Barbosa Ferraz-Pr na 31ª Romaria da Terra com o título “Com direito, justiça e paz, supera-se a violência no campo”. A última em que eu havia participado foi em 2008 em Querência do Norte-Pr.

O Bispo da Diocese de Campo Mourão Dom Bruno Versari estava lá, recepcionando o Arcebispo de Londrina Dom Geremias Steinmetz que fez a abertura oficial e em sua fala foi duro, ao afirmar que os brasileiros não aceitam que o Brasil tenha voltado ao mapa da fome.

A encenação teatral arrancou lágrimas de muita gente, ao simular a polícia militar fazendo uma desocupação e na sequência uma máquina de prefeitura veio e destruiu os barracos de lona.

Na Romaria da Terra, é costume alguns parlamentares ligados aos trabalhadores rurais sem terras e assentados aparecerem todos os anos. Por coincidência, estamos em ano eleitoral e compareceram o nosso candidato a Governador Doutor Rosinha, a nossa candidata a Senadora Mirian Gonçalves, os candidatos a deputado/a federal Enio Verri, Professora Josete e Zeca Dirceu e os candidatos a deputado estadual professor Lemos e professor Cícero todos do PT. Estava por lá também, o candidato a deputado estadual pelo Podemos Ricardo Maia.

Foi uma bela caminhada com cânticos religiosos e outros ligados à terra e muita gente participou. Muitos padres e freiras participaram em especial a irmã Lia  que aparece na sétima foto da publicação, embora bem idosa sempre apareceu no evento. De Campo Mourão, a mãe do companheiro professor Gilberto Santana de Alencar (Gilbertinho), a Dona Antonio Esmeraldina de Alencar aos 77 anos, também estava lá naquele sol e enfrentando aquela subida. No final, além de mais celebrações e reflexões, o evento terminou com a partilha dos alimentos dos assentados, como pode ser visto nas fotos.

Eu fui acompanhado das companheiras do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e região Leonice Cazarin e Nivalda Sguissardi e o jovem Matheus Gabriel Teixeira Paes. Encontramos lá muitos companheiros e companheiras. Pelo que me lembro, Antonio Carlos Aleixo reitor da Unespar, professor Elias Brandão professor da Unespar e grande pesquisador da Reforma Agrária e do MST, as professoras, Eva de Peabiru,  Nair Sutil e Silvana Loch, os companheiros de Luta, Mário de Lima, professor Gilberto Santana de Alencar, seu irmão Osmar e a mãe, o companheiro Ivo Bossak (Padre Ivo), o companheiro Sincero Pascoal Rola, o companheiro professor Emílio Gonzales da UTFPR, o companheiro Paulo assessor do vereador Cícero.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.