sábado, 14 de julho de 2018

LANÇAMENTO DA "COLEÇÃO SAS - SENTINDO APRENDO A SENTIR" DA AUTORA RENATA BRITO




































Ontem, 13 de julho de 2018, aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal professor Egydio Martello uma bela cerimônia de lançamento da "Coleção SAS - Sentindo aprendo a sentir" contendo os livros "Mariana e a Palavra Proibida", "Miguel, o Menino que queria Voar" e "Renato, o Menino Sanduiche" da autora Renata Brito. Os três livros publicados pela Editora Multifoco do Rio de Janeiro-RJ   são inspirados nos próprios filhos da autora.   

A autora é pedagoga formada pela UEM, tem pós-graduação em gestão, administração e orientação educacional  e trabalha nas Escolas Manoel Bandeira e Florestam Fernandes (CAIC) em Campo Mourão-Pr.

A abertura dos trabalhos foi feita pela Coordenadora da Biblioteca Luciana Demetke Rocha, depois assumiu o cerimonial o filho da autora Renato e a partir dali a emoção correu solta.

O grupo de teatro do Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Mourão-Pr, sob a direção do ator e diretor Carlos Soares apresentou uma bela encenação baseada em um dos três livros.

Na sequência a mãe da autora, professora aposentada sra. Maria Rosa,  muito emocionada, contou um pouco da trajetória da escritora que desde pequenininha gostava de ouvir histórias, gostava de escrever, depois passou a contar histórias para os filhos. Provando que cada criança tendo a oportunidade de sonhar e recebendo o incentivo de alguém da sua família, naturalmente pode trilhar o mundo das viagens maravilhosas da escrita, da poesia, da criatividade.

Depois o sempre talentoso e envolvente ator, professor e agora vereador do município Cícero de Souza também fez uma apresentação baseada no outro livro da autora. Pelas fotos na publicação pode-se perceber a atenção que ele atrai do público. E no final da sua apresentação, teve uma intervenção curta porém muito significativa do ator Carlos Soares, que pediu para o público estalar os dedos simbolizando que no mundo em poucos minutos sempre tem mais uma criança no mundo indo para a rua e de lá dificilmente sair. Tais crianças deveriam estar envoltas de brincadeiras e das leituras de obras tal qual apresentadas aqui nesta matéria.

Depois tivemos as falas do representante do poder legislativo já mencionado, da presidente da AME - Associação Mourãoense de Escritores - Fátima Saraiva e finalmente da autora Renata Brito que estava muito emocionada e que desejou que seus livros não fiquem nas prateleiras das bibliotecas e sim nas mãos das crianças.

Uma cena linda foi a entrega dos livros à Secretária da Cultura Marley Formentini feita pelos três filhos da autora.

A Secretária aproveitando o momento poético no ar, aproveitou a ocasião, pedindo licença a autora Renata Brito para fazer o lançamento do Concurso de Poesias de Campo Mourão ano 2018, salientando que no ano passado teve 192 inscritos.  

Nas fotos aparecem alguns representantes da AME que se fizeram presentes, além do editor do Blog Sérgio Luiz Maybuk, estavam a presidente Fátima Saraiva, a vice Fátima Braga,  Araceles Aragão e Maurício Carneiro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.