sábado, 9 de junho de 2018

COLETA DE DADOS DE PESQUISA EM ASSOCIAÇÕES DE RECICLÁVEIS DE GOIOERÊ E UBIRATÃ










Nos dias 06 e 07 de junho de 2018, eu os estudantes do curso de ciências econômicas da Unespar campus de Campo Mourão-Pr - Jackson Andrade (Goioere-Pr) e Géssica Soares (Ubiratã-Pr), tivemos uma riquíssima experiência. Fomos coletar dados junto à duas associações de recicláveis da região da COMCAM, ATA e RECITÃ para cumprimento de meu projeto de pesquisa atual do TIDE ( Tempo Integral e Dedicação Exclusiva).

Tanto em Goioerê quanto em Ubiratâ, além dos dirigentes que mencionarei a seguir, entrevistamos individualmente todos e todas associados e associadas  (grande maioria). Cada contato ali foi marcante e cada um e cada uma com sua sabedoria, parte deles e delas com até o ensino médio completo e vários semi analfabetos, mas que têm muito a nos ensinar, especialmente porque dão um destino mais adequado ao material reciclável oriundo dos resíduos produzidos pela população. E tal qual como invariavelmente já pude receber relatos de outros municípios, inclusive Campo Mourão-Pr , apesar de todas as campanhas de conscientização promovidas pelo poder público, eles e elas ainda precisam enfrentar a situação desagradável e perigosa de encontrar entre os materiais separados pela população, algumas sandices como alimentos, fraldas usadas, papel higiênico, vidros quebrados, lâmpadas quebradas, seringas usadas e até animais mortos. Talvez só as crianças agora possam salvar nosso futuro com referência a tais situações.         
Em Goioerê o trabalho só possível pelo valoroso contato com a Diretora de Meio Ambiente do município Leila Izabel. Fizemos entrevista com a presidente da Associação ATA - Aparecida Oliveira da Silva que é coletora de materiais recicláveis, mas muito dinâmica e que já palestrou sobre o tema na UEM e com a Secretária da cooperativa Andreia S. S. Munuera da Costa. A prefeitura de Goioerê faz um repasse mensal de R$ 25.000,00.

Em Ubiratã o trabalho só possível pelo valoroso contato com a responsável pelo Meio Ambiente do município Cleide Carvalho e que passou informações valiosas sobre a associação do município, que por meio do trabalho realizado, conquistou o apoio a Itaipu binacional que doará 3 milhões de reais para construção do novo barracão e a compra de equipamentos que facilitará em muito a vida dos trabalhos no local.  Ela ainda fez questão de por meio do Assessor de Comunicação Valdir Silva, de nos levar ao gabinete do prefeito municipal Haroldo Fernandes Duarte (Baco), que foi muito atencioso conosco e inclusive nos relatou algumas experiências que testemunhou sobre meio ambiente no Japão.

Além do trabalho que foi gratificante, tive o privilégio de reencontrar o sr. Antonio Hideraldo Magron que já foi responsável pelo DRS - Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil e que no ano passado contribuiu para minha pesquisa sobre a coleta seletiva do município juntamente com outras pessoas. Reencontrei também um querido casal , funcionários da prefeitura de Ubiratã -  Gerson Pelegatti e sua esposa Sandra, foram meus alunos da turma de ciências econômicas de 1999.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.