quinta-feira, 24 de maio de 2018

SARAU DA AME - MAIO DE 2018






















No  dia, 19 de maio de 2018, a AME, Associação Mourãoense de Escritores (Coordenação  Fátima Saraiva e Fátima Braga)  em conjunto com a Biblioteca Pública Biblioteca Municipal Egydio Martello, (Coordenação Luciana Demetke)  promoveu um Sarau Literário, com expressões em forma de poesias, poemas, prosas e músicas. Foram horas agradáveis com bons textos de autoria dos próprios participantes ou de autoria de grandes autores.
 
Infelizmente não pude participar, mas como sempre, o Blog do Maybuk registra o evento e aqui por meio das fotos e do texto da escritora Fátima Saraiva:  



Como sempre, os encontros da AME é inovador. Algumas pessoas estiveram pela primeira vez conhecendo um pouco da associação. Pessoas com afinidades poéticas e sensíveis mazelas cotidianas. 

Pessoas presentes no Encontro: Antonio Barros de Moura Filho, João Maria de Lara, Otmar Soares, Prescila Alves Pereira, Francioli ,Max Moreno, José Carlos Barboni, Silvestre Duarte, Ana Aparecida Ceola Ribeiro, Maria de Fátima Saraiva Ferreira, Sônia Ubelina de Oliveira Silveira, Luciana Demetke de Oliveira, Cícero Pereira de Souza, Reinaldo Remígio, Isabelle Caldas Carneiro, Mauricio Caldas Carneiro, Doroty Baçon Carneiro, Marlene Paposki, Cristina Gláucia Schreiner Mota, Dalva Helena de Medeiros, Maria Aparecida Gastaldo e Ester de Abreu Peacentini.

Dos nomes acima mencionados, estiveram pela primeira vez: Cícero Pereira de Souza, já esteve em outros encontros da AME, mas nessa gestão é a primeira vez que ele nos deu o privilégio de sua instigante presença. E como não falar sobre política quando o assunto é educação... É a literatura sendo ‘pisoteada’, sucateada por interesses ‘ditos’ prioritários. Acrescentadora a presença e a fala do nosso amigo Cícero, que tem tanta habilidade com as palavras, sobretudo, com as ações.

José Carlos Barboni, Gerente Regional da Sanepar. Já escreveu cerca de dez poesias, (não publicadas). Presenteou-nos com duas poesias autorais. Como um poeta de grande sensibilidade, sabe escrever a dor, assim como o amor. E se despediu com uma linda poesia romântica que nos fez viajar nos confins dos tempos. – O mediador da primeira experiência do Barboni, na AME é o Sergio Maybuk, membro da AME.  Atitude exemplar de divulgar a associação. 

Marlene Poposki é uma apaixonada pela literatura no mais variados gêneros. Ama fotografias e música ao vivo. – Marlene é prima de João Lara e de Silvestre Duarte.

Silvestre Duarte, mourãoense, mas residente em Curitiba. É escritor e jornalista. Falou de uma de suas publicações, “Datação do Carbono 14” e também do seu lançamento em dezembro de 2017, na Biblioteca Professor Egydio Martello. Acrescentou as demais falas à problemática que a literatura vem passando. 

O Encontro AME, além das intervenções dos que vieram pela primeira vez, tivemos nossos veteranos falando um pouco sobre si. Poetizando o sentir... . A paixão anda de mãos dadas com o poeta. E como não ficar muda diante de um momento peculiar... 

Na voz da nossa Aninha, nostalgias de um escrito tão contemporâneo. Com certeza, o Sr. Medeiros sabia escrever a paixão... – Deveria ter nas pontas dos dedos, corações. É claro que a filha, Dalva de Medeiros, não poderia ser diferente. Além de ser escritora, professora, sabemos que ela trabalha arduamente para que o índice de analfabetos políticos não seja uma crescente. 

O Encontro foi tomado por momentos para viajar ao infinito das abstrações, mas também para fincarem os pés no chão... Prescila Francioli leu um lindo poema que está inserido nas páginas de seu livro “Fogo e Chuva”. Também posou para foto ao lado de Mauricio Carneiro que em outro momento a presenteou com um livro de Paulo Leminsk. 

Ester Piacentini, falou que seu mandato enquanto Presidente da Academia Mourãoense de Letras – AML está prestes a ser concluído. Próximo mês – Nova Diretoria. 

Max Moreno veio ao evento com seu jeito eloquente e presenteou Ana Ceola e a mim com seu espetacular livro “A Outra Sombra”. Concluo aqui, com uma palavra que está no meu dia-a-dia: F-A-S-C-I-N-A-Ç-Ã-O... Fascinação é o que sinto quando fico pertinho de pessoas que tem habilidade com a escrita... Que são modestas e que nem se dão conta do quanto mexem com corações e do quanto que são capazes de mudarem vidas. Essas pessoas são tão fascinantes que mesmo distantes sempre ESTÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.