sexta-feira, 17 de novembro de 2017

LANÇAMENTO DO LIVRO - HISTÓRIAS QUE EU NÃO HAVIA CONTADO









O Blog do Maybuk é parceiro da Biblioteca Municipal Egydio  Martello e mesmo quando seu editor não tem agenda para assistir algumas cerimônias naquele local, quando recebe as informações publica.

A seguir um relato com olhar atento de alguém que participou do evento de lançamento da obra “Histórias que eu não havia contado” do escritor e ex-prefeito de Goioerê-Pr Antonio Bernardino de Sena Neto:

 “A noite de segunda-feira, 13/11/17, estava esplendorosa com a presença do escritor Antonio Bernardino de Sena Neto. Natural da Bahia e residente em Goioerê há muitos anos. Sena, como é chamado carinhosamente pelos amigos, também tem grande amor pela cidade Campo Mourão. Trata-se do terceiro lançamento do escritor nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Egydio Martello.

Sena fez questão de ressaltar a importância da Biblioteca como mediadora do saber e também por ser o palco principal de eventos literários contundentes à sociedade. Aproximadamente, sessenta e cinco pessoas estiveram presentes no lançamento da obra literária de Sena.

A plateia composta por autoridades políticas, pela Academia Mourãoense de Letras - AML, representada por Ester de Abreu Piacentini (presidente da AML), Gilson Mendes de Góis, Cristina Sherinner, Giselta Veiga, Silvania Maria Costa Carvalho, Dirce Bortotti Salvadori, pela Associação Mourãoense de Escritores representada por sua presidente Fátima Saraiva, bem como várias funcionárias do Colégio Estadual Dr. Osvaldo Cruz – CEDOC e por pessoas ligadas ao escritor por laços de amizade e familiar.

Os convidados foram recepcionados pela filha do escritor a professora do CEDOC Juliana Martins Sena Vieira da Rosa.

O Cerimonial não poderia ser mais especial. A voz grave de Gerson Maciel parecia mais uma melodia aos ouvidos atentos de cada um dos presentes. O quadro de autoridades foi composto por: Cristiano Calixto – (Representando o prefeito Tauilo Tezelli) Maximiliano Deitos – Juiz de Direito do Estado de Rondônia, Edoel Rocha – Vereador, Olivino Custódio – Vereador, Cícero Pereira de Souza – Vereador, Ester de Abreu Piacentini – Presidente da AML, Marley Formentini – Secretária da Cultura, Major Julio Cesar Vieira da Rosa – Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Ana Paula Monteiro – Professora de Língua Portuguesa. Ainda marcou presença no evento o ex-prefeito de Campo Mourão-Pr Nelson Tureck.

Discursaram Ester de Abreu Piacentini, presidente da Academia de Letras – AML; Marley Formentini, Secretária da Cultura; Ana Paula Monteiro, professora de Língua Portuguesa e que realizou a revisão ortográfica do livro do anfitrião da noite. Todas enfatizaram a importância do momento e parabenizaram o escritor por sua instigante obra.
O discurso peculiar do Dr. Maximiliano Deitos (Dr. Max), Juiz de Direito do estado de Rondônia e filho do ex Deputado Federal, o saudoso Darci Deitos, retrocedeu à época muito especial. Numa das visitas à casa de Sena, Max conheceu a música sertaneja “Se Deus me ouvisse”, na voz de Chitãozinho e Xororó. É claro que o Dr. Max não cantou, mas declamou a parte mais intensa da música: “Ah! Se Deus me ouvisse e mandasse pra mim, aquela que eu amo e um dia partiu, deixando a tristeza junto de mim. Ah! Voltaria pra mim toda a felicidade”.Momento que a imaginação fluiu junto com a doce lembrança do Dr. Max ao homenagear o amigo, Sena.

O livro ‘Histórias que eu não havia contado’, traz em sua narrativa contos e crônicas. Difícil para o leitor não se tornar a personagem principal de pelo menos um conto. Quem é essa tal ‘Maria boca de pão’? Mas afinal, do que se trata? Terá que ler o livro. Depois da leitura, provavelmente passar ou ir à cidade de Goioerê-Pr, as percepções serão mais aguçadas e com gostinho de ‘eu também estive aqui de alguma maneira’.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio, tem sido palco de eventos relevantes às pessoas de pensares diferentes, mas que tem em comum, o fascínio pelos livros. Eventos que não seriam possíveis sem o comprometimento da equipe que trabalha em prol desse espaço. Espaço esse, tão importante ao município, quanto aos municípios vizinhos. Importância evidente na noite de 13/11/17, quando Antonio Sena, morador de Goioerê, veio a Campo Mourão e utilizando o espaço físico da Biblioteca, tornou pública mais uma de suas contundentes obras e enriqueceu o acervo literário do munícipio.

É claro que o evento contou com o empenho da Luciana Demetke, cuja dedicação, as palavras são insuficientes para descrever (de grande sensibilidade em suas falas, possivelmente, motivada pelo ambiente).

E como deixar passar despercebido o olhar atento de alguém muito especial à Biblioteca? Não se atentar é um erro grave. Mara Cristina de Oliveira visualizou cenas a olhos nus e também atrás de uma lente. Gravou em seus pensamentos imagens que escapam às câmeras de mais elevadas resoluções e com uma câmera digital registrou momentos históricos. E a nossa Mara, que não se sente poetisa, certamente, escreveu muitos poemas observando as falas do escritor de contos que também mostrou o seu lado poeta, declamando um poema de amor”.


Eu, Sérgio Luiz Maybuk, editor do Blog do Maybuk que não pude ir ao evento fico aqui pensando no que perdi. Para tentar compensar, desejo adquirir e ler o livro e com certeza me deliciar com as “histórias que eu não havia contato” do escritor Antonio Sena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.