domingo, 22 de maio de 2016

PROFESSORES AGENOR KRUL E ANTONIO CARLOS ALEIXO SÃO HOMENAGEADOS NA AML































FOTOS FACEBOOK DA PROFESSORA E ACADÊMICA DALVA HELENA DE MEDEIROS 

No sábado 21 de maio de 2016 eu tive o prazer de assistir uma noite de homenagens na Academia Mourãoense de Letras, que ficará na minha memória para sempre.

Eu assisti atentamente o discurso dos homenageados, discurso de encerramento de mandato, discurso de início de mandato e uma belíssima apresentação com graça e talento do grupo mourãoense Espaço Sou Arte, com dança, acrobacia e a belíssima declamação de o Menestrel de Shakespeare.

A mesa de autoridades foi composta pela homenageada Vanuza Eloiza diretora do espetáculo Auto da Paixão (destaque na atividade cultural) , o presidente de honra da Academia Mourãoense de Letras ex-prefeito Tauillo Tezelli, a acadêmica que assumiu a presidência da AML Ester de Abreu Piacentini, o acadêmico que deixou a presidência da AML Jair Elias dos Santos Junior, a secretária da cultura de Campo Mourão Sonia Castro Singer, a vereadora Vilma Terezinha representando o legislativo municipal , o professor João Marcos Borges Avelar, representando o diretor da Unespar campus de Campo Mourão professor Eder Rogério Stela, o homenageado professor Agenor Krul que recebeu a Comenda Vida e Liberdade e finalmente o professor Antonio Carlos Aleixo, reitor da Unespar que também recebeu a Comenda  Vida e Liberdade.   

O mestre de cerimônias foi o talentoso acadêmico  Ilivaldo Duarte.

A noite foi emocionante porque eu tenho um carinho e admiração pelos dois professores homenageados com a Comenda Vida e Liberdade.Trabalhei junto com o professor Agenor Krul quando ele era o presidente da Fundação Horário Amaral e o seu discurso foi curto, mas emocionante falando um pouco da trajetória profissional e fazendo destaque à sua família (esposa, filhos e netos ali presentes). Trabalhei com o professor Antonio Carlos Aleixo quando foi diretor da então Fecilcam e trabalho atualmente em que ele exerce o cargo de reitor da Unespar. Seu discurso foi mais longo, quebrou o protocolo destacando o trabalho da gestão do Jair Elias dos Santos Junior e depois no discurso, falou de pessoas importantes que contribuíram com sua trajetória, sua mãe, seu pai que também foi seu professor e outros professores que ajudaram na sua formação, destacou os companheiros de luta da APPSindicato, colegas professores da rede e colegas da Unespar e fez questão de ressaltar que tem um lado em favor dos oprimidos.

A secretária da cultura destacou o trabalho da fundação cultural que dá suporte ao Auto da Paixão homenageada como destaque na cultura e a vereadora Vilma Terezinha também ressaltou a importância da cultura no município.

O presidente que encerrou o mandato Jair Elias dos Santos Junior fez um belo discurso dando destaque a algumas conquistas do seu mandato e também fazendo um apelo aos futuros mandatários do município para que sigam o exemplo dos ex-prefeitos Milton Luiz Pereira e Horácio Amaral na honestidade, ousadia e trato decente com os adversários.

A presidente que assumiu a Academia Mourãoense de Letras Ester de Abreu Piacentini ressaltou que vai fazer o possível para seguir o belo trabalho do presidente que deixou o cargo.

Talvez de tudo que tive o prazer de assistir, foi a declamação  por um dos artistas do Espaço Sou Arte do maravilhoso "O Menestrel" de William Shakespeare. Pena que não tem a gravação mas o texto faço questão de publicar:

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança.
Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.
Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la...
E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam...
Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa... por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo... mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.
Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão... e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens...
Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém...
Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.