quarta-feira, 25 de maio de 2016

LANÇAMENTO DO LIVRO "O MENINO DA GARRAFINHA DE LEITE" ESCRITO POR JADER LIBÓRIO DE ÁVILA

Ontem na Casa da Cultura de Campo Mourão-Pr (local de minha formatura em economia no ano de 1994), ao lado dos professores do colegiado de geografia da Unespar Campo Mourão Fábio Costa e Edson Noriyuki Yokoo assisti a uma bela cerimônia do lançamento do livro "O menino da garrafinha de leite" escrito pelo querido professor já aposentado Jáder Libório de Ávila.
Foi tudo muito lindo, a começar pelas apresentações musicais do nosso talentoso Fausto Jacques com sua voz potente e estilo diferente daquele que eu já conhecia quando faz show cantando Elvis. Cantou músicas em outras línguas, muito bom.
A mestre de cerimônia foi a esposa do escritor professora Vera Lúcia de Ávila que além de apresentar vários convidados também leu poesias.
Teve fala de componentes da mesa de autoridades/convidados.
Falou com muito carinho sobre o escritor, o diretor da Unespar campus de Campo Mourão professor Eder Rogerio Stela que também foi colega de trabalho.
Palavras carinhosas também foram ditas pela prefeita Regina Dubay e a presidente da Academia Mourãoense de Letras Ester Piacentini.
O Pastor João Francisco dos Anjos que na minha formatura naquele mesmo local, ao lado da Padre Ademar de Oliveira Lins, havia celebrado um culto ecumênico, falou belas palavras direcionadas ao professor Jader, citando que seus filhos todos foram seus alunos, depois o abençoou e ressaltou o que é ser um escritor.
O psicólogo da Coamo e ex-professor da antiga Fecilcam Antonio Cesar Marini emocionou a todos ao emocionar-se falando da amizade dele com o casal Jader e Vera e dos filhos dele e do referindo casal que cresceram juntos. Disse que uma filha dele tem um livro na cabeceira da cama que ganhou do casal Ávila e que significou muito para a educação dela.
Finalizando as falas, o professor Jader com muito bom humor, agradeceu a presença dos convidados ecléticos, colegas da antiga Fecilcam, colegas de jogos, de sauna etc. Afirmou que escreveu o livro por três motivos. O primeiro por ter sido paraninfo há alguns anos das turmas de licenciaturas do nosso campus e após seu discurso, foi incentivado por vários professores a escrever um livro sobre sua vida, o segundo para afastar um alemão indesejável de sua vida, um tal de alzheimer e finalmente em homenagem a seu bisavô que saiu de outro Estado e se estabeleceu em Minas Gerais.
Na mesa de autoridades/convidados ainda destaco a querida professora Leonor de Mattos (que deu a minha primeira aula na faculdade) e o querido professor Joani Teixeira o qual encontrei no sábado ao lado da professora Dircélia no anfi-teatro da Unespar. Lembrei do livro dele cheio de boas histórias e me atiçou a curiosidade de ler o livro do professor Jader que é da mesma geração.
Na fila de autógrafos conversei bastante com os professores Jair Grasso e Dirce Wanderbrook e no momento da assinatura no livro que adquiri o professor Jader ele afirmou que eu sou um dos incentivadores dele a escrever a obra. Fiquei muito feliz e estou aguardando a foto que tiramos no local para recordação.
Quando eu ler o livro farei uma matéria a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.