sexta-feira, 29 de junho de 2012

CONHECENDO O MÉTODO MARXISTA

Conhecendo o método marxista com José Paulo Netto em dez vídeos. CLIQUE AQUI para assistir.

Um comentário:

  1. Com certeza um minicurso muito interessante em que o José Paulo Netto conta um pouco da história do Marx e seu método que se divide em duas partes: investigação e exposição. Sem contar uma série de fatos e contextos históricos que contribuíram para a formação do pensamento de Marx. Uma das partes que me chamou a atenção foi o fato de Marx se juntar à social democracia para lutar pela diminuição da carga horária nas fábricas, e o José Paulo disse que as transformações dependem de um contexto histórico, ou seja, Marx vendo que a única possibilidade de mudança no momento era essa, não hesita. Porém, Marx não abandona seu pensamento e a necessidade de uma transformação radical, e ser radical, nesse caso, não é ser irracional, mas sim é conhecer o problema na raiz e a partir dela fazer as transformações. Pensando dessa forma e remetendo à aula passada, penso que “comer pelas beiradas” pode ser uma solução no contexto histórico dado, todavia, não pode ser um fim em si mesmo e a teoria precisa ser pensada rigorosamente para além do capital, senão cairemos num sincretismo hipócrita de que é possível humanizar o capital.

    João Paulo Pereira de Azevedo Liss - 2º ano de econimia

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.