quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ABERTURA DO CBE 2011 EM BONITO MS

No dia 7 de setembro de 2011, mais de 700 pessoas (economistas e estudantes de economia) participaram da abertura do XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA em Bonito-Ms.

Eu estava presente no evento que aconteceu no Centro de Convenções de Bonito, uma obra maravilhosa, com cobertura de um material que me parcecu vassoura, digna de uma cidade ecológica.

Encontrei professores conhecidos da UEM e UEPG; do CORECON de Curitiba e fiz amizade com outros, em função do deslocamento das Vans que nos levam dos hoteis para o Centro de Convenções.

Quero destacar uma jovem professora de economia da Bahia - Ana Elísia de Freitas Merelles - que faz parte de um dos 14 trabalhos escolhidos do Brasil inteiro, para apresentação no Congresso, não só pela competência da mesma, mas porque trouxe uma novidade gratificante para os professores do Curso de economia da Fecilcam e que servirá de exemplo para os demais acadêmicos que desejam crescer e tornarem-se bons profissionais e que revelarei em outra matéria depois do término do evento.

No dia de ontem aconteceram as entregas dos premiados pelo COFECON dos melhores trabalhos em várias categorias e personalidades que se destacaram no ano e ou pelas suas carreiras. Dentre eles estava o economista João Paulo de Almeida Magalhaes que fez uma bela explanação sobre crescimento econômico X inflação, que deve ter assustado muito monetarista, afirmando que as pesquisas no mundo atestam que pode haver crescimento com um pouco de inflação. Ele usou uma frase muito interessante que vou tentar reproduzir pelo menos o sentido: atualmente procura-se no Brasil alcançar o crescimento desde que não afete as metas de inflação e ele propõe o contrário, ou seja, deve cuidar da inflação desde que não afete as metas de crescimento, o julga ser ideal média de 7% ao ano para que em 40 anos o Brasil saia do atraso econômico e torne-se desenvolvido.

Hoje começam as palestras, os paineis, os mini-cursos e as apresentações dos 14 trabalhos escolhidos no Brasil inteiro. Amanhã eu apresento os dois da Fecilcam que estão entre eles.

Um comentário:

  1. Sou apenas um estudante do 2 ano de economia, mas pelo pouco que sei, concordo com o trabalho de João Paulo Almeida de Magalhãos Desde que a inflação esteja decontrolada em baixo nivel, isso estimula o crescimento pois pequenas altas de valores estimula o investimento em produção e consumo imediatos para garantir preço. Juros medios para controlar a inflação, gera também incentivo a poupança e credito.
    Parabem professor por estes trabalhos de sucesso que abrem as portas para o futuro.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.