terça-feira, 29 de março de 2011

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

Recebi um email da professora doutoranda Irene Brzezinski Dianin sobre uma grande novidade que reproduzo na íntegra o email recebido:

Com grata satisfação repasso a informação que é UM PRESENTE DA UNESCO PARA TODA A HUMANIDADE: foi lançada na internet a WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL.

Já está disponível na Internet, através do site www.wdl.org

Repasso abaixo o texto por mim recebido:

O acervo reune mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos explicados em SETE IDIOMAS (incluindo o portugues), trazendo as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.


Segundo Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições, o acervo é patrimônio, que permite apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), havendo documentos também em mais de 50 idiomas.

Segundo Abid, existem códices precolombianos e os primeiros mapas da mérica, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562, sendo que os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

Cada conteúdo é explicado em 7 linguas e é preservado também o conteudo original; a biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web , sem necessidade de registro.

A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa.

Lá estão a Declaração de Independência dos Estados Unidos, Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de La Fontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.

Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à activa participação
da Biblioteca Nacional do Brasil, à biblioteca de Alexandria no Egipto e à Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.

O sítio se destina a investigadores, professores e alunos e às novas gerações que vivem num mundo audio-visual.


*"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso*

*fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a*

*fazer o pouco que posso" **Edward Everett Hale*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.